AirHackTable

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Airhacktable-flying-tsuru-smaller.jpg

right230px A AirHackTable é um instrumento musical eletrônico controlado por origamis

(dobraduras de papel),

<video type="youtube" id="nFRQp5-MOrw" width="552" height="470" allowfullscreen="true" desc="AirHackTable performance at AVAV 6. São Paulo, Brazil."/>

construída na forma de uma mesa. Nela, uma rede de coolers reciclados faz flutuar origamis de geometria e cores variadas. Os movimentos dos origamis são captados por webcam e interpretados em tempo real por software de processamento de imagens, gerando padrões que controlam a transformação sonora da música. Dessa forma, pode-se dizer que os sons gerados refletem o voo dos origamis de acordo com suas geometrias (que geram trajetórias de voo caracteristicas).

Na versão atual da AirHackTable, cada cor (vermelho, amarelo, azul, verde, preto, ou branco) controla uma voz, e a posição do origami na mesa modula aspectos do som. Em outras palavras, se o origami está flutuando mais à esquerda, o som sai no canal à esquerda da mesa, e se o origami está mais próximo da câmera, o volume aumenta, e se está mais afastado do operador, o som se torna mais agudo.

Ver Origami e pet para instrumentos eletrônicos para alguns detalhes da tecnologia utilizada.


[Fisl13 - 2012 - click here for workshop material]


Demonstrações

Videos: veja videos ao lado e ao final

Fotos/Photos

<video type="vimeo" id="35328025" width="552" height="470" allowfullscreen="true" desc="Biting the AirHackTable / Mordendo a AHT - an informal video showing children vibrating on the AirHackTable. Additional videos below."/>

Proposta Social

A AirHackTable tem como uma de susas propostas a desmistificacao e difusao de tecnologia para o publico leigo, visando um empoderamento da tecnologia computacional de ponta (video e audio digital). Brincando-se com a mesa, um jovem ou pessoa de regioes de periferia com pouca experiencia com computadores pode passar a interagir de maneira ludica com o computador. Alem da instalacao fisica em si, o codigo fonte aberto permite que, num estagio avancado dessa interacao, uma pessoa possa se interessar pela tecnologia utilizada em um nivel mais avancado. O software livre tambem permite uma democratizacao do acesso `a tecnologia de processamento de imagens e som, a qual pode ser utilizada pela populacao em seu trabalho ou empresa, ou mesmo para desenvolver novos produtos baseados na deteccao de cores, analise de movimento, geracao de audio em tempo real, etc.

Como Montar sua Propria AirHacktable

Materiais Necessários

  • 6 placas de papelão ou um papel mais rígido (papel parana de 3mm de espessura ou papel cartão) as dimensões variam de acordo com tipo, mas oscilam em torno de 1m x 1m, resultando em:
    • 4 Retângulos de 60cm x100cm.
    • 4 Retângulos compridos do material do papel para servir de suporte para a câmera, geralmente da sobra do corte dos 4 retângulos
  • Fita crepe ou fita gomada
  • Papeis de seda para o origami (sendo possível, mais uns 2 papéis de pesos diferentes)
  • Webcam. Recomendamos a PS3 Eye.
  • 25 Coolers (reciclados pode conseguir barato ou de graça, comprados saem 2 reais cada)
  • Lacres para juntar os coolers (de preferência hellerman, mas pode ser arame, barbante...)
  • Fios elétricos
  • Fonte de computador (pode ser usada, mas funcionando!) ou outra fonte de 12V - 1A.
  • 4 lâmpadas frias de 16w
  • 2 reatores para estas lâmpadas
  • Solda para os fios, fita isolante
  • Fio com tomada para a linha de força (para ligar as lampadas à força elétrica)

Leia abaixo como montar e anote o que mais for usar/precisar: régua, algum outro tipo de fita, presilha de encadernação, etc.. Com tudo, tudo, pode-se gastar de 40-50 conto (até menos) ou 80-120 reais (é o que gastamos geralmente, rachando os gastos e com propósito de deixar no lugar uma AirHackTable ou levar conosco). Veja mais abaixo onde estão essas AHTs já espalhadas.

ver tambem: lista_sesc_belenzinho

Instrucoes

Clique nas figuras para imagens de alta resolucao.

Estrutura da Base



Grade de Coolers ou Core

  • Desencape e teste os coolers previamente
  • Os coolers serão montados em grupos de 4, cada grupo utiliza 1 cabo de rede para fazer suas ligações, isto facilitará na identificação deles na montagem da grade.
  • Conecte os cabos dos coolers sendo o negativo (preto) em um dos pares do cabo de rede, de preferencia o que contem branco, e o positivo (vermelho) no par correspondente por exemplo, o negativo no branco-azul e o positivo no azul.


Suporte da Camera

The Software

Installing Pd-Extended, Patches, Utils

Instrucoes completas para instalar o cerebro visual-auditivo da AirHackTable em pd-macambira-install.txt


Video Tutorials

<video type="vimeo" id="36182295" width="552" height="470" position="left" allowfullscreen="true" desc="Operating the AirHackTable with Pd - HiDef: vimeo.com/rfabbri/operando-aht"/> <video type="vimeo" id="46290990" width="552" height="470" position="left" allowfullscreen="true" desc="Installing Pd patches and Pd extended for the AirHackTable (quick version) - HiDef: vimeo.com/rfabbri/installing-aht"/> <video type="vimeo" id="46022166" width="552" height="470" position="left" allowfullscreen="true" desc="Installing Pd extended from source for the AirHackTable (longer version) - HiDef: vimeo.com/rfabbri/installing-aht"/> <video type="vimeo" id="36275028" width="552" height="470" position="left" allowfullscreen="true" desc="Improving color detection for the AirHackTable - HiDef: vimeo.com/rfabbri/color-balance-aht"/>



Ver Tambem

Credits

  • Chico Simoes, Fabio Simoes, Renato Fabbri, Ricardo Fabbri, Vilson Vieira - original project conception
  • Ricardo Fabbri, Fefo Gorodscy, Nivaldo Bondanca, GT-Video - color detection technology and sound modulation (mainly)
  • Fabio Simoes and Renato Fabbri - origami craftsmanship
  • Chico Simoes - table craftsmanship
  • Gilson Beck - sound modulation with color detection (mainly sound composition and technique)
  • Lab Macambira team - piracao (tripping), tecnologias variadas

P1.jpg P2.png P3.jpg P4.png P5.png P6.png

Market Neutral | Income Funds