Caiçaras

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Foto: Ivan Neves
Cj caicara.png
IMG 8015.JPG

Sobre o Ponto

O trabalho com software livre no Ponto de Cultura "Caiçaras" caracteriza-se primeiramente pela realização de oficinas direcionadas ao pessoal que participa do Coletivo Jovem Caiçara e Coletivo Educador do Lagamar e posteriormente também para pontos de cultura do Vale do Ribeira.

Por lá, a gurizada do Coletivo Jovem já publicou um livro e um DVD sobre a cultura caiçara local. Segundo seus coordenadores, o desafio futuro é gerar novas produções (livros, cartilhas, histórias em quadrinho, clipes, documentários, curtas, entre outras) com produção 100% de software livre.

No momento se encontra em produção uma revista em quadrinhos, um CD de Fandango e um Vídeo Documentário sobre a cultura caiçara e o Fandango. Que vem sendo realizado com a premissa de que a produção desses materiais ocorra em Software Livre.


http://lagamar.batemacumba.net - Oficina realizada em 2009

Oficina no Ponto de Cultura Caiçaras - Habib - Oficina realizada em 2007


Contatos & Visitas

  • 1° contato - 26.09.2011: Apresentação de oficineiro (banto palmarino) à equipe Caiçaras e vice-versa, da proposta dos Projetos Especiais, visita o espaço físico do Ponto de Cultura.
  • 2° contato - 08 a 10.10.2011: oficina de customização de template
  • 3° contato - 12 a 14.12.2011: diagramação eletrônica com Scribus e gráfica livre
  • 4° contato - 11 a 13.04.2012: oficina de customização de template 2 - Oficina SPIP
  • 5° contato - 06 a 07.05.2012: recursos avançados para restauração de sistema linux e dados (ver Manutenção em Linux, Dúvidas e problemas - Linux, WindowsDualBoot)
  • 6° contato - 12 a 14.06.2012:dúvidas em CSS/SPIP e oficina de streaming

Cultura Digital e Arquitetura de Rede

O ponto possui estrutura para captação e edição de Vídeo, captação e edição de áudio e computadores para acesso à internet.

Compreendendo:
6 computadores
2 cãmeras filmadoras
1 cãmera fotográfica
microfones
mesa de som
caixas de som


Oficinas

Responsável pelo acompanhamento: Rafael Gomes (banto palmarino)

Trabalho Desenvolvido

Durante as ações do Nós Digitais junto ao Ponto de Cultura Caiçaras, ocorreram vários encontros de formação que serviram como reforço para as atividades que eles já desenvolviam e para as que ainda iriam desenvolver. O que impactou tanto a utilização diária nas produção audiovisual, na impressão e administração de rede, quanto na formação com pessoas ligadas à cultura caiçara na cidade de Cananéia e os de Pontos de Cultura na região do Vale do Ribeira, de forma que as ações de formação realizadas junto ao ponto acabaram sendo multiplicadas por eles na cidade em que estão inseridos e na região.

A cada encontro a formação se aprofundou na utilização de ferramentas como a suite escritório LibreOffice, editor de vídeo Kdenlive, diagramador Scribus, editor de imagem GIMP, editor de imagem vetorial Inkscape, streaming de vídeo com Landell e desenvolvimento de website com CMS WordPress e SPIP. A formação também passou pela solução de problemas que apareciam nas instalações e configurações dos aplicativos, assim como no sistema GNU/Linux em si, seja na recuperação de dados em sistema danificado, ou ajustes para melhor desempenho, por exemplo.

As ações junto ao ponto tiveram contribuição direta nos seguintes produtos:

  • revista de história em quadrinhos;
  • transmissões de eventos pela internet;
  • CD com gravações de músicas tradicionais caiçaras;
  • um website sobre fandango de cananéia.

Localização