Esporodifusores - rivendell

De Pontão Nós Digitais
Esporodifusores

A Iniciativa

O Esporodifusores é uma iniciativa do Pontão Nós Digitais, que já vem atuando com formação e disseminação de tecnologias livres dentro da rede de pontos de cultura desde 2009. O Prêmio Cultura Digital permitiu o maior aprofundamento de uma ramificação que já estava em desenvolvimento dentro das ações do Pontão, qual seja: focar a disseminação de ferramentas livres ligados à comunicação.

O Problema

Na atuação junto a rede de pontos identificamos um gargalo que é parte de uma situação mais ampla, que é a necessidade de apropriação de ferramentas livres de comunicação por parte dos pontos de cultura. Entendemos que o Pontão Nós Digitais, assim como diversos outros agentes da rede, tem como parte de sua função trabalhar para melhorar esta realidade.

A partir desta leitura nos entendemos em uma situação privilegiada para contribuir com a resolução de uma situação específica, mas muito potente, que é a apropriação do Software Livre de automação de rádio Rivendell. Duas condições nos colocaram nesta situação privilegiada, sendo elas: 1 - nossa proximidade com a experiência mais bem sucedida no Brasil, pelo menos no que se tem notícia, de implementação do Rivendell - que ocorreu na rádio UFSCar, onde o software é responsável por manter a programação 24 horas no ar, rodando 100% em software livre já há alguns anos; 2 - fazermos parte ativa da rede de pontos com o papel de disseminar o uso de softwares livres.

Essa sequência de raciocínio nos faz focar a disseminação do Rivendell com a formação de 3 esporos, espalhados no território, que usem e disseminem este software e outras ferramentas de rádio e webradio dentro da rede de pontos de cultura. Essa proposta não surgiu de um vontade do Pontão Nós Digitais, mas sim da demanda que pontos e pontões da rede nos apresentaram em encontros presenciais e virtuais, portanto, estamos sistematizado uma resposta à demanda que nos chegou, tentando construir outras referências na rede para facilitar a apropriação de ferramentas livres de comunicação.

O trabalho do Pontão, que tem origem no gerenciamento e administração de redes GNU-Linux, já há algum tempo tem se bifurcado em ações voltadas ao áudio, gráfico e vídeo, isso porque na realidade dos pontos a demanda aponta claramente essa necessidade, em função disso, entendemos que é o Prêmio é um bom mote para consolidarmos esse foco.

A proposta apresentada aqui foca uma das vertentes de ação do Pontão Nós Digitais, para com isso trabalhar com mais profundidade o assunto. Pretendemos nos concentrar na disseminação de softwares livres de rádio e webrádio, porque consideramos que essas ferramentas são de fundamental importância para as experiências de comunicação comunitária, mídias alternativas, mídias livres entre outras.

A Proposta

Para tanto pretendemos estruturar três frentes de ação, sendo elas:

1 – Tradução e disponibilização via web do tutorial do software livre de automação de rádio Rivendell;

2 – Imersão de formação sobre o uso do Rivendell em três diferentes regiões do país, destinadas a grupos e coletivos que já tenham experiência em produção de rádio e ou webrádio, a intenção destas imersões é consolidar diferentes núcleos de uso e disseminação do Rivendell espalhados no território entendendo que eles atuarão como esporos;

3 – Realização de um encontro presencial que reúna as experiências de pontos de cultura e de pontos de mídia livre no estado de São Paulo que trabalham ou se interessam pela produção de rádio e webrádio, no qual deverão participar representantes dos esporos formados pelas imersões descritas no item 2.

O Rivendell

Rivendell é um gerenciador e gererenciador de conteúdo de áudio digital, destinado para o uso em ambientes de Rádios profissionais. Nele, estão incluídas ferramentas robustas para aquisição, organização, gerenciamento e execução de material em áudio de e para diversos tipos de destinos e fontes. O Sistema dá suporte a uma grande variedade de dispositivos de hardwares e softwares de terceiros , comumente usados na indústria do Rádio - intefaces como:

Roteadores:“Switchers” de Áudio Receptores de Enlace de Satélite Mesas de Áudio Sistemas de Tráfego comercial e de “Scheduling” Musical

O Rivendell é disponibilizado sob os termos da licença GNU General Public License version 2 (GPLv2), da qual uma cópia pode ser encontrada no Apêndice A. Assim sendo, não existe absolutamente nenhuma garantia sob ele, nem mesmo garantias subentendidas de comerciabilidade ou adequação a um propósito particular. Veja o texto completo da GPLv2 (em inglês) para maiores detalhes.

Rivendell foi desenhado e desenvolvido desde o início com o intuito de ser executado no popular e altamente estável Sistema Operacional GNU/Linux1 . Ferramentas selecionadas (A maioria relacionadas a geração de listas) também foram “portadas” para serem executadas no ambiente Mocrosoft Windows2 também. O código fonte completo , assim como pacotes binários de instalação para Windows e para Distribuições Linux selecionadas estão disponíveis na Internet. “omitido por ainda não existir”

O Rivendell foi concebido para desempenhar seu papel em situações variadas, indo de instalações com uma única e simples estação de trabalho, que exerça todas as tarefas, até instalações que operem múltiplas estações de trabalho e servidores centralizados. Também encontra-se no Sistema, opções de redundância e capacidade de máquinas reservas quentes (“hot standby”), permitindo operações confiáveis até em casos de problemas com “hardwares”.

O Rivendell é composto por várias ferramentas interativas ou “módulos” que coletivamente provém o funcionamento completo do Sistema. Brevemente, este módulos e suas funções são:

RDAdmin – Configuração Geral do Sistema
RDLibrary – Gerenciamento da Biblioteca/Acervo
RDCaptura – Agendador automatizado de Eventos
RaDar – Aplicação para executar conteúdos sonoros
RDListas – Ferramenta para Edição de Listas
RDGerente – Geração de Listas automatizadas e ferramenta de interface
RDLogin –  Define Usuários nos Clientes do Sistema

+ Rivendell

Wiki Rivendell em português

Wiki Rivendell em inglês

Lista nacional de usuários: rivendell-br@googlegroups.com

Lista Gringa de Usuários: rivendell-dev@lists.rivendellaudio.org Para se inscrever

Atividades em andamento

Formações - Esporodifusores

Vídeo-aulas de Rivendell

Meta-curso de Rivendell

Manual sendo traduzido Rivendell

Encontro de usuários e desenvolvedores de Rivendell


Banner esporos.png
"Licenciado sob a CC-By-NC-SA"