Jeca Tatu

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre o Ponto

O ponto de cultura trata das questões socioambientais e da cultura local da cidade de Suzano, a partir de um processo coletivo de investigação e disseminação de valores por meio de tecnologias digitais. A idéia de atrelar a temática socioambiental com o resgate dos saberes populares da cultura local provém da relação intrínseca entre estes elementos, que historicamente se articulam no território em questão. O principal projeto do espaço é relacionado a disseminação de software livre nas escolas locais, por meio da abordagem teoria e prática de softwares de tecnologia aberta. O Pontão Nós Digitais será responsavél por potencializar a formação dos mutiplicadores do ponto de cultura. O espaço tem 4 máquinas com Ubuntu e as oficinas serão direcionadas a meta-formação, em audiovisual, imagem e texto.

Oficinajeca.png


Contatos & Visitas

  • 1° contato - 09.02.2011: Apresentação de oficineiro (Sília Moan) à supervisora do Jeca Tatu e vice-versa, da proposta dos Projetos Especiais.
  • 2° contato - 19.03.2011: A oficineira (Sília Moan) definiu com a equipe do Jeca Tatu os dois eixos iniciais do conteúdo: gráfico e vídeo.
  • 3° contato - 26.03.2011: Oficina de instrumentalização em software livre
  • 4° contato - 04.04.2012: Oficina de edição de imagem com o Software GIMP
  • 5° contato - 02.02.2012: Oficina de edição de vídeo com o Software Livre Kdenlive
  • 6° contato - 29.02.2012: Oficina de edição de vídeo com o Software Livre Kdenlive
  • 7° contato - 01.03.2012: Oficina de edição de vídeo e tratamento de imagem com o Softwares Kdenlive e GIMP
  • 8° contato - 25.04.2012: Oficina de edição de vídeo com o Software Livre Kdenlive
  • 9° contato - 31.05.2012: Oficina de edição de vídeo com o Software Livre Kdenlive
  • 10° contato- 04.06.2012: Oficina de edição de vídeo com o Software Livre Kdenlive

Cultura Digital e Arquitetura de Rede

Responsável pelo acompanhamento: Sília Moan

A intervenção dos Projetos Especiais serão:

Editor de Apresentação

Softwares Gráficos

Gestão de conteúdo Digital

Web

Edição de vídeo

Animação

Trabalho Desenvolvido

Aconteceram 15 encontros com a equipe do Ponto de Jeca Tatu, em Suzano. A partir das oficinas desenvolvidas pela Equipe do Pontão Nós Digitais a equipe do Jeca Tatu ministrou várias oficinas em escolas da rede pública de Suzano, mutiplicando o conteúdo desenvolvido em oficinas do Pontão.

As atividades consistiram em filosofia livre, utilização prática de sistemas operacionais e demais softwares, como KDEnlive e Inkscape.

Os encontros estavam estruturados em diálogos sobre o processo de formação nas escolas e como a equipe do Jeca Tatu incorporou o conteúdo e mutiplicou a partir de sua leitura. A parte prática de uso de software também estava presente em cada encontro, assim como o desenvolvimento do conteúdo que seria compartilhado nas escolas. Para isso foi desenvolvido material de referência e apresentações.

Localização