Kdenlive + Blender

De Pontão Nós Digitais
(Redirecionado de Kdenlive vs Blender)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Esta pagina contem comparacoes formais e informais entre os dois softwares livres de edicao de video eleitos para desenvolvimento a partir de 2012 pela comunidade do Lab Macambira e por parte da sociedade maior de software livre brasileira com a qual temos contato direto. O Kdenlive e o Blender foram selecionados depois de uma ampla discussao em uma thread de emails, involvendo a elaboracao de tutoriais comparativos escritos por usuarios experientes. Ao Kdenlive sera dado prioridade maxima, ao menos no inicio.

Outros aplicativos, tais como o Cinelerra, que possuem uma ampla base instalada de usuarios, tambem serao considerados porem com menor enfase (em uma primeira instancia), devido a diversos fatores que incluem a abertura da sua comunidade de desenvolvimento e interesses do Lab Macambira e coletivos associados.

Videos Comparativos

<video type="youtube" id="s2xnhZZmKe8" width="560" height="315" allowfullscreen="true" position="right" desc="Tutorial panoramico do Kdenlive para edicao de video"/> <video type="youtube" id="eEcT-BA3h8w" width="560" height="315" allowfullscreen="true" position="right" desc="Tutorial panoramico do Blender para edicao de video"/> Tutoriais comparativos e panoramicos do Ricolandia: os videos ao lado demonstram funcionalidade similar entre os dois softwares para edicao de video e fornecem uma visao geral das suas caracteristicas.

Facilidade de Instalacao

O Blender e' sem duvida mais facil de instalar. Diversos colegas afirmam isso, porem isto tambem ficou muito claro em experimentos reais no Lab Macambira, em que devs foram capazes de trabalhar prontamente com o Blender mas demoraram demais para iniciar no Kdenlives devido `a instalacao nao so' do programa em si, mas tambem da compilacao do codigo fonte, o que e' crucial em nossa empreitada.

Facilidade e Adequacao de Uso

Como avaliado por tutoriais do Ricolandia, o Kdenlives tem uma interface dedicada, aparentemente mais intuitiva e solida para edicao de video que o Blender. A grande vantagem do Blender e' que a interface e' consistente com o resto do programa, de forma que e' possivel reaproveitar a experiencia de uso para tambem fazer modelagens e animacoes 3D.

Funcionalidade

Pelo que vimos na Wikipedia a funcionalidade de edicao de video e' similar entre os 2 programas. No entanto o Blender obviamente permite maior funcionalidade no que tange a animacoes e modelagem mixa 3D com video (pixels).

Documentacao para Usuarios

Codigo Fonte

Comunidade de desenvolvimento

Design

Ambos os programas possuem um codigo altamente util para diversas outras aplicacoes. O codigo do Blender e' reaproveitavel para outros aplicativos tais como softwares de arquitetura livre, autocad livre, etc.

Ja o codigo do Kdenlives tem como nucleo o MLT (media lovin' toolkit), que e' um tipo de Webkit para edicao de video. O MLT pode ser usado para implementar diversos outros programas de interesse ao Lab Macambira, tais como um Rivendell Video, por exemplo.

Repositorios

O Kdenlive esta em uma mistura de Git e subversion, e posteriormente sera migrado 100% para Git. O codigo base do kdenlives, o MLT (media lovin' tookit), esta' em Git, ja o codigo especifico ao Kdenlive esta' em subversion.

O Blender esta em subversion.


Documentacao de desenvolvimento

Historia

Historia do Kdenlive

De onde consegue financiamento?

Historia do Blender

O Blender era um software fechado e foi aberto posteriormente. De onde consegue financiamento?