Nos Caminhos de São Paulo - Campinas

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Ponto localizado na região Noroeste de Campinas no Bairro Residencial Cosmos desenvolve projetos com cultura popular, resgatando manifestações tradicionais existentes ainda em algumas regiões do Estado de São Paulo, como samba de lenço, samba de roda e samba de bumbo esse ultimo fruto de pesquisa de um dos cordenadores do ponto; Alceu Estevam. O ponto de Cultura surgiu a partir da atuação do Grupo Urucungos, Puítas e Quinjengues potencializando seus projetos e pesquisas desenvolvidos com Danças Populares.


 Para saber mais sobre o Ponto de Cultura:  Nos Caminhos de São Paulo


Em relação a estrutura que existe hoje no ponto conta-se com um lab. multimidia e um pequeno estudio onde são produzidas e remixadas as musicas desenvolvidas em oficinas e em pesquisas, assim como as que são feitas pelos grupos/compositores da propria comunidade.


Ainda se usa o windão nas edições de audio (ponto forte do ponto), a migração esta sendo feita de maneira relativamente rapida na medida que o os softwares livres são apresentados, como é o caso do Ardour, Hydrogen, LMMS e Audacity. E migração do sistema atraves de Dual Boot utilizando Arch LInux.


Pensando video oficinas esta sendo feita no uso, instalação e configuração com Cinelerra, substituindo o Vegas e o estudo do Muan software de animação em Stop Motion.


O ponto não possue um Tele Centro, ja que ele funciona em uma residencia o que inviabiliza a antena do Gesac, para suprir essa "deficiencia" pode se dizer assim, criou-se uma articulação com a Associação de Moradores, Escola Estadual do Bairro e Ponto de Cultura, onde se utiliza o Laboratorio de Informatica da Escola para as oficinas, numa rede que conta com 30 Maquinas(Terminais Burros)e um servidor, com um Debian e Ltsp rodando.


O aspecto positivo disso é que existe uma relação maior entre Ponto de Cultura e comunidade, o que potencializa as ações do ponto e estreitam laços Comunidade/Ponto de Cultura.


Na parte administrativa usa o Arch Linux como sistema operacional.


Ponto tambem entende a demanda e nescessidade da formação em algumas areas o que proporcionaria um aumento nas atividades e facilitaria as já existentes; é o caso por exemplo de formação no lidar com redes e um aprofundamento no uso do sistema operacional.