Oficina 13 - Kinoforum

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre o Ponto

Kinoforum Ponto de Cultura

O Ponto de Cultura Audiovisual Kinoforum é uma atividade da Associação Cultural Kinoforum contemplado na última seleção de projetos realizada pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo para implementação da ação Pontos de Cultura, do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura. As atividades se iniciam em 2010.

Tendo como ponto de partida uma versão piloto realizada pela Kinoforum, o Ponto de Cultura Kinoforum oferecerá uma Oficina de Exibição e Programação Audiovisual em cada um dos três anos de duração do projeto. Com o objetivo principal de viabilizar e apoiar a formação de coletivos de atuação na área audiovisual, a oficina promoverá ações de continuidade ao longo de 2010.

O projeto segue a linha conceitual do projeto Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, que a instituição desenvolve desde 2001 e que já levou 54 oficinas de vídeo a diversas comunidades de São Paulo, nas quais 196 curtas digitais foram realizados pelos mais de 1000 participantes.

  • Kinoforum site: [1]

Cronograma

21/10/2012

15h - Chegada no Ponto de Cultura Kinoforum

15:30h - Apresentação do ponto e ações e Instalação do Ubuntu


22/10/2012

10h - Início oficina vídeo (Abordagem sobre Software Livre e desenvolvimento do Software Kdenlive)

12h - Almoço

14h - Oficina vídeo (Questões práticas do funcionamento do Software Livre Kdenlive, definição de equipes de edição e decupagem)


23/10/2012

10h - Início oficina vídeo (Apresentação de Referências)

12h - Almoço

14h - Oficina vídeo (Finalização dos vídeos)

Descrição da Oficina

Oficineira: Sília Moan da Silva

Apoio e registro:Teddy Paçoca

Conteúdos:

21/10/2012

- Apresentação da lista de inscrito e perfil dos participantes selecionados. A equipe do Ponto de Cultura Kinoforum relatou os caminhos que percorridos nas produções do Ponto e como é importante a questão da formação livre na área audiovisual. O espaço sempre trabalhou com softwares proprietários. O trabalho na área já capacitou jovens da comunidade e gerou produtos audiovisuais, e esse é o principal objetivo.

- Instalação do Ubuntu 12.04 em dois computadores do KinoForum. Apresentação de recursos básicos como o Gerenciador de programas, Gerenciador de Pacotes e Terminal. Instalação do Kdenlive, Gimp, Krita e Inkscape Explicação sobre o Terminal, linguagem e comandos básicos para instalação para a equipe do Ponto de Cultura.

22/10/2012

- Introdução a formatos de documentação livre, e apresentação da Wiki do Pontão Nós Digitais; - Roda de conversa sobre Software Livre e apresentação do documentário Revolution OS; - Apresentação das ferramentas de comunicação do Kdenlive, como Fórum e lista; - Definição de Equipes de edição e processo de decupagem, contemplando a apresentação das seguintes ferramentas do Software Kdenlive: Árvore de projetos, Monitor de projeto, clipes e gravação; Clipes de título, cor, áudio e vídeo; Decoupagem dos clipes; Timeline; Efeitos de transição, de vídeo e de áudio; Captura via cabo firewire direto no kdenlive; Captura de Tela para elaborar tutoriais; Renderização. Dicas gerais: sempre salvar, não carregar muito para não travar, etc.


23/10/2012

- Apresentação de referências para edição de vídeo, relacionadas a tipografia e instalação de tipos no sitema operacional Ubuntu, paleta de cores e introdução do Gimp para desenvolver paletas a partir de frames do vídeo; - Como utilizar a trilha sonora, efeitos de trilha e finalização do vídeo.

Fotos

Image 1.jpg Image 2.jpg

Image 3.jpg Image 4.jpg

Lista de Participantes:

  • Débora Fernandes
  • Francesco Stopani
  • Renata Almeida
  • Juliana Carvalho
  • Camila Souza Lima
  • Luan Stevem Moura
  • Gabriela Malaia
  • Alecssandra Santos Bressani

Localização do Ponto Sede

  • Local: rua Simão Álvares, 784, Pinheiros, São Paulo - SP.
  • Ponto sede: Kinoforum Ponto de Cultura

Mapa das oficinas abertas 2012

Produtos