Oficina 1 - Azimuth Pés no Chão

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre os Pontos Participantes

Ponto de Cultura Azimuth Localizado na sede da Colônia dos Pescadores, em Ilhabela-SP, antiga associação criada inicialmente para atender às necessidades dos pescadores da região. O ponto se estabeleceu desde 2009, via convênio pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Sobre o ponto: Azimuth Ponto de Cultura e Sustentabilidade tem como objetivo criar um espaço aberto ao diálogo e reflexão sobre temas de interesse global aliados a um núcleo de aprendizagem, onde a metodologia se fundamenta na arte, cultura, economia e meio ambiente. Propõe-se fomentar o processo da Agenda 21 da cultura, estimulando o diálogo entre identidade local e a diversidade cultural, integrando diferentes formas de representação artística e visões de mundo, consolidadas através de práticas de educação para sociedades sustentáveis. Possibilitar aos participantes que intervenham na realidade local de forma positiva, responsável e empreendedora, orientando ações de cidadania que contribuam para o desenvolvimento de nossa cultura, a preservação do meio ambiente e a valorização da vida.

Site ponto: azimuth.org.br

Perfil facebook

Projeto: Cinema no ponto

Vídeos produzidos: youtube

Os trabalhos são divididos em 3 eixos:

1. Observatório do arquipélago

Objetivo: Capacitação de agentes culturais aptos a elaborar e produzir audiovisuais com a temática socioambiental contemporânea contribuindo para o registro e acervo cultural do Arquipélago de Ilhabela. - Desde o início do ponto ocorreram diversas oficinas de audiovisual. No início ocorreram oficinas com Ike Banto com o software Cinelerra. Porém devido às demandas e ao corpo técnico no momento de capacitação dos agentes culturais, utilizou-se software proprietário, o Adobe premier. A capacitação foi muito produtiva, despertando interesse em muitas pessoas na captura, edição e produção audiovisual. Atualmente há planos de se trabalhar com edição de vídeo em escolas, o que torna muito interessante o uso de softwares livres e que culminou no interesse na oficina com Kdenlive.

2. Arquipélago musical

Objetivo: Arquipélago Musical propõe a valorização das diferentes vertentes musicais da região, atuando como agente transformador da realidade social dos participantes. O programa prevê a realização de cursos, oficinas de confecção de instrumentos e estudo de teoria musical. Será iniciado com o projeto “Linguagem dos Tambores” que objetiva a formação da Orquestra Percussiva de Ilhabela, como a alternativa de profissionalização e inclusão social. - Atualmente esse eixo funciona em parceria e na sede do Projeto Guri, o que contribuiu muito com a infra-estrutura e o diálogo entre as manifestações culturais de ambos projetos.

3. Mãos Caiçaras

Objetivo: O Programa “Mãos Caiçaras” tem como objetivo promover a geração de renda como alternativa às atividades pesqueiras nas comunidades tradicionais caiçaras do arquipélago de Ilhabela. O propósito das Oficinas de artesanato é buscar na comunidade os trabalhos já realizados e que necessitam de aprimoramento e também a criação de produtos com potencial de comercialização. Pretende-se que o aluno não só aprenda as técnicas necessárias, desenvolva seu potencial criativo, mas que também crie relações mais harmoniosas entre ele (indivíduo) e a natureza, utilizando matéria prima de sua comunidade, de maneira consciente e com sensibilidade ecológica. Busca-se com isso, que o participante, desenvolva produtos ecológicamente corretos, com valor agregado para sua maior aceitação no mercado e que possam formar uma cooperativa de trabalho, gerando renda e inclusão social. - Esse eixo está começando agora, com a articulação inicial com as comunidades que realizam artesanatos e a busca de parcerias como a Incubadora de cooperativas da USP, na parte de comércio justo e cooperativismo e o Parque Estadual de Ilhabela, na parte de manejo das espécies para o artesanato.


Ponto de Cultura Pés no Chão Infelizmente não foi possível a participação do ponto, apesar do interesse inicial de pessoas do ponto.

Fotos

Azimuth2.JPG

Cronograma

17/3

12h - Chegada no Ponto Azimuth e almoço
14h - Apresentação do ponto e ações e Instalação do Ubuntu


18/3

10h - Início oficina vídeo
12h - Almoço
14h - Oficina vídeo

Descrição da Oficina

Oficineira: Sília Moan da Silva

Apoio e registro: Renata Utsunomiya

Conteúdos:

17/3

Conversas sobre as demandas do ponto que já trabalha na área de audiovisual, sobre experiências com diferentes softwares proprietários e livres. O trabalho na área já capacitou jovens da comunidade e gerou produtos audiovisuais. Atualmente existem algumas pessoas que trabalham na área de edição de vídeo e programação web, inclusive um deles trabalha com software proprietário mas fará trabalhos com crianças de uma escola, o que torna interessante o uso do Kdenlive por ser livre. Existe também uma demanda de alguém que trabalhe com design gráfico e também muito interesse em Streaming de vídeo.

Instalação do Ubuntu 11.10 em três computadores do Azimuth. Dois laptops e uma ilha de edição de vídeo. Apresentação de recursos básicos como o Gerenciador de programas, Gerenciador de Pacotes e Terminal. Instalação do Kdenlive, Gimp, Krita e Inkscape Explicação sobre o Terminal, linguagem e comandos básicos para instalação.

18/3

Instalação de plugins do Kdenlive na ilha de edição para remover bugs: No pc que é utilizado como ilha de edição ocorreu um bug na instalação do Kdenlive. Moan comentou que já ocorreu esse bug em outras instalações durante oficinas nos Projetos Especiais. Foi utilizado o tutorial da Wiki do Nós Digitais, que explica os pacotes que deverão ser instalados para funcionar corretamente ([http://wiki.nosdigitais.teia.org.br/Kdenlive tutorial instalação Kdenlive). Nesse caso não foi necessário reinstalar o Kdenlive como descreve o tutorial, bastou apenas a instalação dos pacotes indicados pelo Gerenciador de pacotes Synaptic para que o software funcionasse.

Introdução ao Kdenlive: Árvore de projetos, Monitor de projeto, clipes e gravação; Clipes de título, cor, áudio e vídeo; Decoupagem dos clipes; Timeline; Efeitos de transição, de vídeo e de áudio; Captura via cabo firewire direto no kdenlive; Captura de Tela para elaborar tutoriais; Renderização. Dicas gerais: sempre salvar, não carregar muito para não travar, etc.

Vídeo experimental para demonstrar facilidade de renderizar e divulgar vídeos: "Oficina Kdenlive Ilha Bela" Captura de vídeo a partir da câmera filmadora HD para o pc via cabo firewire. Vídeo de oficina do Arquipélago musical e de projeto de saneamento ecológico na comunidade Emaus, em Ubatuba;

Breve explicativo sobre Gimp e Inkcape. Gimp: princípios básicos de recorte, tratamento de imagens e formatos de arquivo; Inkscape: princípios básicos de importação de imagens, caixas de texto, polígonos e seu preenchimento e contorno, ordenamento de camadas, exportação em .png etc.

Produtos: "Oficina Kdenlive Ilha Bela"

Projeto Mãos Caiçaras

Lista de Participantes:

Arturo Justicia

Rafael A. Ohl

Beto Cadilhe

Cristina Catta

Localização do Ponto Sede

Ponto de Cultura Azimuth Local: Rua Doutor Carvalho 150, Centro, Ilha Bela -SP

Mapa das oficinas abertas 2012