Oficina 20 - Midias Literarias

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre o Ponto

Mídias Literárias

O Mídias Literárias é uma ação de difusão e formação cultural desenvolvida pelo Núcleo Le Hasard na rede de bibliotecas em Diadema, com sede na Biblioteca Central. Como Ponto de Cultura ampliar as ações que já acontecia nesses espaço e torna esses encontros mais frequentes por meio do aumento de número de oficinas para a comunidade.

Boa parte dos encontros são realizados com escritores e pensadores, que que tem a oportunidade de se aproximarem da comunidade e trocar experiências. Outro eixo do Ponto é a a Tv Web, onde eles desejam veicular conteúdo desenvolvido pelos participantes do Núcleo de Incentivo à Leitura. Por isso a formação em produção de vídeo com Software Livre se faz relevante nesse espaço. Além disso existem demandas relacionadas a produção de vídeo, gráfico e filosofia livre.

Site: [1]

Cronograma

21/02/2013 09:30 - Chegada no ponto de Midias Literárias 10:00h - Apresentação do ponto e ações de Instalação do Ubuntu nos dois computadores do ponto e discussão sobre Software Livre 12:30 - Almoço 13:30 - Abordagem das questões práticas do funcionamento do Software Livre Kdenlive 16:00 - Fechamento com instalação de ubuntu em dois computadores de participantes e finalização com referências audiovisuais

22/02/2013 10:00 - Oficina de Vídeo (cada participante começou a editar a partir do conteúdo definido em grupo) 12:00 - Almoço 14:00 - Finalização dos vídeos (efeitos, transições, tipografia) 17:30 - Fechamento da oficina

Descrição da Oficina

Oficineira: Sília Moan da Silva


Conteúdos:

Oficineira: Sília Moan da Silva

Conteúdos: 21/02/2013 - Apresentação do ponto, relatos sobre a experiência com Softwares Livres e expectativas em relação a oficina. A equipe do Ponto de Cultura Midias Literárias relatou como os encontros acontecem lá e como está o convênio. Discutimos sobre a importância da rede de pontos e autonomia desses espaços. O espaço desenvolve trabalhos na área a gráfico, mas com softwares proprietários.

- Introdução a formatos de documentação livre, e apresentação da Wiki do Pontão Nós Digitais;

- Instalação do Ubuntu 12.04 em dois computadores do Midias Literarias. Apresentação de recursos básicos como o Gerenciador de programas, Gerenciador de Pacotes e Terminal. O software Kdenlive não pode ser instalado, pois no ponto a internet é muito precária. Por isso no dia 04 de Março a oficineira irá retornar ao ponto.

22/02/2013 - Roda de conversa sobre Software Livre e apresentação do documentário Revolution OS; - Apresentação das ferramentas de comunicação do Kdenlive, como Fórum e lista;

- Processo de edição e processo de decupagem, contemplando a apresentação das seguintes ferramentas do Software Kdenlive: Árvore de projetos, Monitor de projeto, clipes e gravação; Clipes de título, cor, áudio e vídeo; Decoupagem dos clipes; Timeline; Efeitos de transição, de vídeo e de áudio; Captura via cabo firewire direto no kdenlive; Captura de Tela para elaborar tutoriais; Renderização. Dicas gerais: sempre salvar, não carregar muito para não travar, etc.

- Apresentação de referências para edição de vídeo, relacionadas a tipografia e instalação de tipos no sitema operacional Ubuntu, paleta de cores e introdução do Gimp para desenvolver paletas a partir de frames do vídeo; - Como utilizar a trilha sonora, efeitos de trilha e finalização do vídeo.

- Apresentação dos vídeos e fechamento da oficina com contato contínuado após termino da oficina, além de mais um encontro marcardo para o dia 04/03/2013.


Fotos

Fotos

Midias2.jpg Midias3.jpg


Lista de Participantes:

William Figuereido

José Carlos Salvgni

Paulo Vinícius Lordhóric

Lucas Silva

Vivian Fonseca

Localização do Ponto Sede

Avenida Sete de Setembro, 486, Diadema, SP

Tel. 11- 3426-1674


Produtos

Serão finalizados no encontro do dia 04/03/2013