Oficina 22 - Ibaô

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre o Ponto

Ponto de Cultura e Memória Ibaô

Os integrantes do Pontos de Cultura e Memória Ibaô se definem como um coletivo que vivencia a preservação e memória da Capoeira e do Patrimônio Cultural de Matriz Africana, difundidos e pertencentes pela comunidade, há mais de 30 anos.

O objetivo é fortalecer, dar continuidade e disseminar as raízes da nossa cultura, por meio de práticas educativas e artísticas que visam à formação da cidadania, das relações étnicas e da identidade cultural brasileira na sociedade contemporânea. Lá são oferecidas atividades abertas ao público que interagem múltiplas linguagens, formas e expressões: oficinas culturais; rodas de Capoeira e de danças tradicionais; grupos de leitura e estudos; encontros, palestras, workshops e seminários; produção artística e ensaios; visitas monitoradas; produção audiovisual e cultura digital; exposição, conservação e manutenção de acervo.

Em síntese o IBAÔ se propõe a criar, unir e multiplicar as ações em rede, por meio de parcerias com outras comunidades, grupos e instituições que compartilham da diversidade cultural, colaborando com o desenvolvimento pessoal e coletivo, por meio de propostas e iniciativas de salvaguarda e memória

Cronograma

08/03/2013

15h - Chegada no Ponto de Cultura e Memória Ibaô

15:30h - Apresentação do ponto e ações de Instalação do Ubuntu 12.04 em 7 máquinas no espaço


09/03/2013

10h - Início oficina vídeo (Abordagem sobre Software Livre e desenvolvimento do Software Kdenlive)

12h - Almoço

14h - Oficina vídeo (Questões práticas do funcionamento do Software Livre Kdenlive, definição de equipes de edição e decupagem). Também aconteceu a apresentação das cenas que editamos, que são relacionadas a ações de Capoeira do Ponto de Cultura e Memória Ibaô


23/10/2012

10h - Início oficina vídeo (Apresentação de Referências para que os participantes possam integrar novos espaços, como Estúdio Livre e Metareciclagem, após o termino da oficina)

10:30h - Todos utilizaram os computadores escolhidos no dia anterior para continuar o processo de edição enquanto a oficineira instalou ubuntu 12.04 em mais 7 computadores pessoais

12h - Almoço

14h - Oficina vídeo (Finalização dos vídeos)

Descrição da Oficina

Oficineira: Sília Moan da Silva

Apoio e registro:Sília Moan, Alessandra Ribeiro e David Rosa

Conteúdos:

08/03/2013

- Apresentação do Ponto de Cultura e Memória Ibaô. A equipe do Ponto relatou os caminhos que foram percorridos nas produções do Ponto e como é importante a questão da formação livre na área audiovisual, pois eles muitas imagens capturadas que necessitam de edição. O espaço já teve momentos com Software Livre no passado, mas até a oficina estavam utilizando software proprietário nos computadores administrativos e fedora nos computadores do laboratório do Ponto.

- Instalação do Ubuntu 12.04 em sete computadores do Ibaô. Apresentação de recursos básicos como o Gerenciador de programas, Gerenciador de Pacotes e Terminal. Instalação do Kdenlive, Gimp, Krita e Inkscape Explicação sobre o Terminal, linguagem e comandos básicos para instalação para Alessandra Ribeiro.

09/03/2013

- Introdução a formatos de documentação livre, e apresentação da Wiki do Pontão Nós Digitais; - Roda de conversa sobre Software Livre e apresentação do documentário Revolution OS; - Apresentação das ferramentas de comunicação do Kdenlive, como Fórum e lista; - Definição de Equipes de edição e processo de decupagem, contemplando a apresentação das seguintes ferramentas do Software Kdenlive: Árvore de projetos, Monitor de projeto, clipes e gravação; Clipes de título, cor, áudio e vídeo; Decoupagem dos clipes; Timeline; Efeitos de transição, de vídeo e de áudio; Captura via cabo firewire direto no kdenlive; Captura de Tela para elaborar tutoriais; Renderização. Dicas gerais: sempre salvar, não carregar muito para não travar, etc.


10/03/2013

- Apresentação de listas de discussão e sites com tutoriais para que os participantes pudessem tirar dúvidas e se inserir nas comunidades livres após a oficina. Foi feita uma fala sobre a Metareciclagem e o Estúdio Livre.

- Finalização dos víeos e conversa sobre como utilizar a trilha sonora, efeitos de trilha e finalização do vídeo.

Fotos

Ibao.jpg Ibao2.jpg


Lista de Participantes:

Alessandra Gama

Victor Gratti Bertho

Marcos Lourenço Ohabes

Mariana Rampazzo

Silvia Regina da Fonseca

Michael Gustavo Ferreira

Marcela Adão Alberti

Adriana Gama

Michael Gustavo

Marcia Adão Alberti

Sandra Bastos

Bruna Gama

David Souza Rosa

Localização do Ponto Sede

Rua Ema, nº 170 - Vila Padre Manoel da Nóbrega Campinas, SP CEP 13061-350 Fones: (19) 3342-5911 / 3342-5912 E-mail: pculturaibao@gmail.com

  • Ponto sede: Ibaô Ponto de Cultura e Memória


Produtos