Oficina 26 - Escuna Hacker

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre o Ponto

Escuna Hacker

A Escuna Hacker é um projeto do Ponto de Cultura Caiçaras. A proposta consiste em um programa de intercâmbio e formação técnica em arte digital fundamentada no uso de software livre e na prática de criação, produção e difusão midiática livre. A viagem aconteceu de escuna pela Bahia Largamar, que conecta a cidade de Cananéia (ponto de partida) a Ilha dos Valadares (ponto final).

As atividades acontecerão dentro e fora da escuna, durante o trajeto e/ou nas comunidades pelas quais passaremos durante esses dias. Serão oficinas e vivências nas seguintes áreas: áudio, vídeo, gráfico, web e rádio.


Cronograma

30/05/2013

11h - Embarque na escuna

11:30h - Rodada de apresentação d@s tripulantes, que eram oficineir@s, ponteir@s e interessad@s

14:00h - Chegada na Ilha do Marujá

17:00h -Apresentação da proposta de publicação livre e definição da temática. Cada participante ficou responsável por no dia seguinte levar para oficina um texto, ou poesia, fotografia ou algo que acha interessante tratar, vetorizar e diagramar.

31/05/2013

06:00 - Ida para Guaraqueçaba

14:30 - Chegada em Guaraqueçaba

18:00 - Inicio das atividades de Gráfico com apresentação dos Softwares e de referências para o desenvolvimento de publicações que utilizem o Scribus

01/06/2013

08:00 - Ida para Paranaguá

09:00 - Oficina de tratamento de imagem com o GIMP (as fotos tiradas durante a viagem foram tratadas pelos participantes)

11:00 - Oficina de vetorização com Inkscape

14:30 - Chegada em Paranaguá

15:00 - Chegada na Ilha dos Valadares, no Ponto de Cultura Mandicuera

17:00 - Desenvolvimento das publicações

22:00 - Fechamento da oficina de Publicação Livre

02/06/2013

06:00 - Retorno para Cananéia

10:00 - Oficina na escuna sobre Scribus

Conteúdos:

30/05/2013

- Apresentação do Pontão Nós Digitais e dos projetos que abrange. O que são os Projetos Especiais? Como posso fazer parte deles? O que são as Oficina Abertas? Como posso me inscrever? - Apresentação da proposta de Publicação Livre. - Introdução a formatos de documentação livre, e mostra de publicações desenvolvidas com Software Livre; - Roda de conversa sobre Software Livre e ecologia de sistemas gráficos; - Apresentação das ferramentas de produção da publicação livre: gimp, inkscape e sribus; - Cada ferramenta foi explorada para que @s participantes pudessem visualizar as potencialidades de cada uma.

31/05/2013

- Oficina de Tratamento de imagem com o gimp: Como instalar Pincéis e tipografias? caixa de ferramentas: seleção, recorte, guilhotina, redimensionamento, carimbo, Pinceis.. Barra de ferramentas superior: Como tratar cores? Brilho/contraste, saturação, luminosidade, posterização, niveis, luz, curvas. Barra de ferramentas superior: Filtros de tratamento de imagens diversos. Camadas: O que são camadas? Elas são utilizadas com qual objetivo? Como trabalhar com modos de camadas?

- Oficina de Vetorização com Inkscape: Como vetorizar, colorir e inserir efeitos. Como desenvolver um zine como o Inkscape? Formatos, traçar para bitmap, cores, elementos gráficos e formatos de exportação.

01/06/2013

- Oficina de diagramação com Scribus: ao idealiazar o arquivo: formatos, sangria. Como trabalhar com páginas modelo? paginação e inserção de textos. Como inserir uma imagem? quadro de imagem e opções de redimensionamento, efeitos e posicionamento. Texto: como inserir um quadro de texto, editar e posicionar na página? Modelos de exportação para gráfica.


Fotos

Cananeia1.jpg Cananeia2.jpg

Cananeia3.jpg

Lista de Participantes:

Felipe Anderson

Daniel José Dutra

Maria Titi Rubio

Diana Cristina

Joselia Amirah

Ricardo Santos Duran

Wladimir Monio


Localização do Ponto Sede

Avenida Beira Mar, 20, Centro Cananéia, SP Fones: (13) 3351.3959 E-mail: pontodeculturaedelei@gmail.com

  • Ponto sede: Caiçaras


Produtos