Rede Brasil Rural

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Rede brasil rural.jpg

A Rede Brasil Rural é, ao mesmo tempo, uma rede de pessoas em torno do tema da sustentabilidade agrária no Brasil e um portal com um sistema de indexação de produtos e serviços rurais.

Tanto a plataforma como a rede tem como objetivos fortalecer arranjos produtivos da agricultura familiar brasileira. Por meio do portal, agricultores familiares de todo o Brasil, através de suas associações e cooperativas, negociam diretamente com fornecedores e empresas de transporte a compra e a entrega de insumos necessários para qualificar sua produção.

Esse sistema está baseado na idéia da eficiencia por intermédio de compras coletivas, buscando com isso garantir melhor preço de insumos e matérias-primas e permindo assim à agricultura familiar reduzir os custos dos produtos, de transporte e de estocagem.

Estrutura de sistema

Fluxograma-rede-brasil-rural.png

A Rede Brasil Rural conta com dois ambientes. O primeiro é direcionado a produtores familiares, associações e cooperativas da agricultura familiar, transportadores e fornecedores de insumos, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. O acesso a este ambiente de pesquisa e negócios exige cadastro no portal.

O segundo ambiente da Rede Brasil Rural é público. Ele permite o acesso a editais do Programa Nacional de Alimentação Escolar, ao catálogo de insumos, do catálogo de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas financiados pelo Pronaf Mais Alimentos e ao mapa de produção da agricultura familiar em todo o País.

Este ambiente público também possibilita contato direto das agroindústrias da agricultura familiar com os consumidores. A oferta de produtos é feita por meio de uma plataformade e-commerce criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e operada pelos Correios.

O sistema desenvolvido foi baseado na plataforma Drupal e conta com, além de um banco de dados auto-alimentado por produtores e fornecedores, um sistema de georreferenciamento que permite visualisar no mapa onde estão esses atores.

A demanda sob a qual foi contruído tal sistema é muito semelhante a demanda que se perfaz sobre os Pontos de Cultura. Considerando-se que na plataforma da Rede Brasil Rural temos essêncialmente 4 eixos de demanda, sendo eles:

  • Cadastro (Banco de Dados) de iniciativas em torno da temática da rede
  • Cadastro (Banco de Dados) de produtos, serviços, espaços e equipamentos gerados e disponíveis por e para esta rede
  • Georreferênciamento das iniciativas; e por fim
  • Informações sobre editais públicos de interesse desta rede.

Então é possível traçar um paralelo com as demandas que se levantam para Pontos de Cultura, considerando em suma medida que estes 4 eixos são fundamentais numa plataforma online para esta rede. Sendo assim a plataforma Rede Brasil Rural é não só uma plataforma de interesse de estudo como uma ferramenta a ser analisada sob este olhar de similaridade na busca pela aplicabilidade das soluções encontradas.


Galeria de Imagens