Tecnologia na Escola

De Pontão Nós Digitais

Esta página pretende reunir informações, reflexões, experiências de apropriação de tecnologia nas escolas.


Como parte do resultado deste trabalho serão produzidos relatórios que serão encaminhados ao Ministério das Comunicações no sentido de propor integrações entre as políticas de inclusão digital do Minicom e de inserção de tecnologia na escola do MEC. Estes relatórios serão construídos em cinco etapas, que irão abordando o tema em diferentes escalas, sendo elas:

Produto 1

O que é? Documento técnico analítico sobre perspectivas de qualificação da educação a partir da apropriação da tecnologia por parte da direção das escolas da rede pública de ensino. Possibilidades de compartilhamento e apropriação da gestão pela comunidade escolar como um todo.

Para o desenvolvimento do Produto 1 espera-se:
Levantamento e sistematização de informações referentes à apropriação de tecnologia no que se refere à gestão da unidade escolar, a partir de estudos de caso, levando em conta o modo como a direção da escola utiliza a tecnologia para encaminhar suas demandas. Apontamentos sobre a apropriação tecnológica por parte da direção da escola.

Caracterização da relação da gestão escolar com Tecnologias da Informação e Comunicação. Levar em conta dois aspectos da gestão:

1º as relações de dentro pra fora da escola, inserção de dados, atualizações, manuseios e interações com plataformas do sistema de ensino, ligados às escalas municipais, estaduais e federais.

2º a relações de gestão interna a unidade escolar, atribuições, acompanhamentos, sistemas de avaliação, formações, disponibilidade de equipamentos ...

É importante ressaltar os aspectos ligados às perspectivas de dinamização, coletivização e compartilhamento da gestão que se consolidam a partir do uso TIC`s.

Aqui seria importante construir um info gráfico sobre as demandas da direção da escola, listando afazeres, rotinas, fluxos de informação, hierarquia, gestão, relação com APM, relação direta com pais, alunos, professores e funcionários. Planejamento escolar, plano político pedagógico...

Estudar o Ieducar - software de gestão escolar [1] [2]
Pensar multiplicação para tic's, apontar perspectivas nesse sentido para escolas municipais e estaduais, tais como: cursos de formação para
docentes, disciplinas dentro do currículo...

Proposta de estrutura para o documento 1
1 - Introdução

Apresentação das intenções e dos caminhos da pesquisa

2 - Opções Metodológicas

Apontamentos sobre as escolhas metodológicas, os recortes e o campo de análise

3 - Caracterização da Função da direção

Descrição das funções da direção e suas relações com os demais setores da escola

4 - Relação com TIC's e Direção

Apresentação de experiências e análises

Veja aqui o Produto 1

Produto 2

O que é Documento técnico analítico sobre perspectivas de qualificação da educação a partir da apropriação da tecnologia por parte de educadores da rede pública de ensino. Possibilidades de produção e apropriação de material didático, a partir de experiências de uso da tecnologia dentro do ambiente escolar.

Para o desenvolvimento do produto 2 espera-se:

Levantamento e sistematização de informações referentes à apropriação de tecnologia no que se refere à atividade docente, a partir de estudos de caso, levando em conta a disponibilidade de equipamentos de informática, espaço físico e de conteúdos à disposição dos educadores. Observação e análise do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no espaço pedagógico, envolvendo material pedagógico, dinâmicas em sala e no laboratório de informática, assim como demanda de atividades extra classe e o planejamento letivo. Apontamentos sobre a apropriação tecnológica por parte dos educadores.

Caracterizar o uso de tecnologia em duas frentes:

1º Uso de tecnologia por parte dos docentes para planejar e preparar as atividades didáticas;

2º Uso de tecnologia por parte dos docentes na execução das atividades didáticas;

Proposta de estrutura para o documento 2

Parte 1 - Introdução

Apresentação do Produto
Resumo do Produto 1
Sequência de Produtos
Abordagem Metodológica

Parte 2 - Relação entre TIC's e Docentes

Contextualização da relação entre apropriação tecnológica e a atividade docente
Apresentação de casos de apropriação tecnológica por docentes no desenvolvimento de suas atividades
EMEB Moruzzi, EMEB Derigge, UAB, Puraqué - Santarém

Roteiro de entrevista semi-estruturada

Parte 3 - Análises

Relação entre as Políticas Públicas e as práticas docentes
Análises e apontamentos sobre as experiências relatadas

Veja aqui o Produto 2

Produto 3

Documento técnico analítico sobre perspectivas de qualificação da educação a partir da apropriação da tecnologia por parte de educandos da rede pública de ensino. Possibilidades de atividades didáticas e da ampliação do envolvimento dos educandos na construção de um ambiente escolar mais democrático.

A Abordagem nesse produto irá levar em conta o material bruto das entrevistas dos professores, que foram base para o produto 2. Deste material iremos destacar aquilo que mais interessa enquanto apropriação de tecnologia pelos educandos. A partir destes destaques poderemos focalizar questões específicas para serem desenvolvidas, inclusive com novas entrevistas caso seja necessário.

O enfoque deverá se deter sobre a "construção de um ambiente escolar mais democrático"

Proposta de estrutura para o documento 3

Parte 1 - Introdução

Apresentação do Produto
Resumo dos Produtos 1 e 2
Sequência de Produtos
Abordagem Metodológica

Parte 2 - Apropriação de TIC's por Educandos

As TIC's na vida dos educandos
Apropriação tecnológica por parte educandos.
Democratização do ambiente escolar e as TIC's

Parte 3 - Apontamentos sobre a relação entre TIC's e educandos

Apontamento sobre as experiências relatadas
Aferindo relações entre as Políticas Públicas existentes e o uso de TIC's por educandos
Considerações Finais

Produto 4

Documento técnico analítico com indicações para a construção de um ambiente virtual de base educativa, em que a convergência dos três vetores descritos nos documentos anteriores, sendo eles: direção, educadores e educandos indique os rumos para a apropriação tecnológica por parte da escola.

Práticas que valem ser analisadas:
Análise do uso de robótica
A prática de passeio, observação e tecnologia
Lista de Softwares e Sistemas analisados:
Ieducar
Amadeus
Karoshi Server
Linux Educacional
Moodle
GCompris
ITalc
WordPress
MediaWiki



Focos Análise:
Descrição de funcionalidades educativas
Vantagens
Desvantagens

Produto 5

Documento técnico analítico com proposição de aproximação e integração entre a política de inclusão digital e educação básica, com indicação de práticas adequadas à apropriação tecnológica por parte das escolas públicas, levando em conta a diversidade regional e as atribuições dos dois Ministérios, que subsidie a construção de ações nesses espaços no âmbito do Programa Cidades Digitais.

Referências

Experiências:

Políticas Públicas

Sistemas e plataformas digitais voltados para a educação