É de Lei

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 09h06min de 3 de fevereiro de 2014 por Siliamoan (discussão | contribs) (→‎Contatos & Visitas)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre o Ponto

É de Lei

O Centro de Convivência É de Lei é uma Organização da Sociedade Civil sem fins econômicos que atua desde 1998 na promoção da Redução de Danos sociais e Danos à saúde associados ao uso de drogas.

Desenvolve estratégias para a construção da cidadania e para a defesa dos Direitos Humanos de pessoas que usam drogas sobretudo em contextos de vulnerabilidade frente às DST/HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais.

Nestes anos de funcionamento também colaborou na constituição, capacitação e gestão de diversas instituições de Redução de Danos, DST/HIV/Aids e Drogas, e testou e desenvolveu insumos e estratégias de intervenção para usuários de diferentes drogas.


site http://edelei.org/

Contatos & Visitas

1° contato
Em Abril - Alinhamento do É de Lei como Projeto Especial e definição de parceria com o Pontão Nós Digitais

2° contato
Em Abril - Produção de vídeo para evento que o É de Lei participou, com o Instituto Pólis. O vídeo foi produzido durante oficina ministrada por Sília Moan, com a participação de um dos integrantes da equipe do É lei e dois participantes do espaço. O vídeo trata sobre a questão da paz na cidade e foram os próprios participantes que fizeram a captura das imagens. Resultado da oficina: http://www.youtube.com/watch?v=OhVCnoyMKDg

3° contato
Em Maio - Apresentação do sistema operacional livre Ubuntu e definição de planejamento com equipe do Ponto de Cultura É de Lei que participará de todos os encontros do Ponto como Projeto Especial.

4° contato
Em Junho - Encontro de estruturação de projetos que serão trabalhados nos próximos dois meses, que serão baseados em softwares livres de edição de vídeo. O primeiro momento será voltado para um documentário sobre a relação entre classes e iniciamos a formação de software com o programa kdenlive. Foi apresentado o monitor de clipe (decupagem), monitor de projeto(visualização), árvore de projeto, linha de tempo e como inserir clipes.

5° contato
Em Julho - O ponto principal do encontro de Julho foi a edição de vídeo com o Software Livre Kdenlive. Como o projeto que está sendo desenvolvido pelos participantes é um documentário sobre o preconceito que enfrentam no dia a dia. Foi produzido o seguinte vídeo durante o encontro: http://www.youtube.com/watch?v=KKTjow3yA8I Decupamos cenas gravadas pelos participantes e cenas de outros vídeos. Primeiro os participantes decuparam as cenas para criar a narrativa do víde. Em seguida fizeram os ajutes de quadro. Depois finalizaram com a tela de abertura e as transições. O último passo foi a renderização. Esse vídeo será trabalhado pelos participantes durante o intervalo de encontros, e eles irão apresentar o andamento na próxima visita ao É de Lei.

6° contato
Em Agosto - Continuidade do encontro anterior com a produção de vídeos com materiais já gravados previamente pelos participantes. Utilizamos as ferramentas do kdenlive para fazer a decupagem e criar a narrativa na linha de tempo, assim como ajustes de quadros. Também foram utilizadas transições e feitos na abertura do vídeo. Os participantes escolheram a trilha sonora que foi produzida por um dos conviventes do É de Lei. Vídeo produzido: http://www.youtube.com/watch?v=cofR3IhTRwc

7° contato
Em Setembro - Definição de uma nova fase da parceria do pontão: iremos começar a trabalhar com o software livre de manipulação de imagens chamado GIMP. Para isso foi apresentada a interface do software e suas principais ferramentas, que estão na caixa de ferramentas, como as ferramentas de seleção, ferramentas de redimensionamento e rotação de imagens e ferramentas de tratamento de fotos. Também discutimos a estrutura de uma imagem que é tratada em camadas e os participantes puderam manipular o software. Outra parte do tempo do encontro foi reservada para que a oficineira pudesse olhar máquinas que tiveram a instalação de ubuntu mal sucedida.

8° contato
Em Outubro - A formação teve como principal objetivo a manipulação de fotografias no GIMP. Os participantes aplicaram as ferramentas de seleção e efeitos de tratamento de cor nas fotos. Também aplicaram a ferramenta de carimbo, que está presente na caixa de ferramentas para correção de imperfeições nas fotos. Também utilizaram o plugin GMI´C e entenderam como podem instalar esse plugin em outros computadores.

9° contato
Em Novembro - O encontro foi voltado para boa parte da equipe do É de Lei, com intuito de mostrar a importância da migração das máquinas para sistemas livres. Foi apresentando o que é software livre, sistemas operacionais, textos de referências e utilização prática do sistema Junta Dados.

10° contato
Em Dezembro - O encontro foi sobre o software Dark Table, que é um gerenciador de fotografias. O ponto de cultura tem a necessidade de organizar, junto com os participantes restantes, o material de registro fotográfico do projeto, portanto as ferramentas do Dark Table foram uteis par essa organização. Os participantes trabalham como abrir arquivos, como abrir e gerenciar pastas e como editar fotografias para melhorar tonalidade, brilho/contrastes e outros efeitos.

11° contato
Em Janeiro - Encontro de fechamento com a instalação do sistema operacional junta dados em duas máquinas novas e formação sobre o compartilhamento do conteúdo trabalhado ao longo dos encontros com conviventes. Foi desenvolvido material de formação para encaminhamento da equipe do É de Lei dentro das tecnologias livres.

Cultura Digital e Arquitetura de Rede

O ponto possui um laboratório composto por 04 máquinas sob seguinte configuração: - Mac - Ubuntu 12.04 - Windows 7 - Windows 7

O objetivo é migrar todas as máquinas para Software Livre

Arquitetura de Conteúdo

  • Editor de Apresentação
  • Web
  • Softwares Gráficos
  • Edição de vídeo

A principal base para a parceria do É de Lei com o Pontão Nós Digitais é o desenvolvimento de projetos que serão pensados pelos participantes. Esses projetos serão hospedados em um Tumblr, que cada participante criará durante oficinas com a equipe de educadores do É de Lei, que terá uma formação prévia ministrada pela oficina Sília Moan.

Estrutura:

1 - Apresentação de ideias pelos participantes;

2 - Definifição de projetos que serão trabalhados ao longo do ano. Essa definição será feita pelos próprios participantes, pois o objetivo é que as ideias sejam trabalhadas por ordem para possibilitar a colaboração, interação e integração de todos os participantes nos diversos projetos propostos;

3 - Formação da equipe do É de Lei em Design Gráfico Livre, Edição de Vídeo livre e Áudio livre. Essas formações perpassam e costuram a didática que será utilizada com os participates do projeto É de Lei.

4 - Todo conteúdo produzido em oficina será publicado no Tumblr individual de cada participantes, pois dessa maneira eles poderão apresentar para qualquer um e em qualquer espaço os projetos que estão desenvolvendo.


Projetos propostos:

Cronograma de Projetos:


Localização

É de Lei
Rua 24 de Maio, 116. 4º andar – sala 37 República – São Paulo, SP. Tel. (11) 3337.6049 Site: [1]