ARS

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

página dedicada ao trabalho de Análise de Redes Sociais em andamento pelo labMacambira.sourceforge.net, IFSC/USP e outras instâncias civis e acadêmicas.

Rede de amizades de Renato Fabbri (facebook), ~820 amigos na época da coleta destas informações

1-amigos da igreja da esposa

2-amigos da graduação e relacionados

3-família por parte de pai e mãe

4-conhecidos do IFSC

5-conhecidos através do trabalho engajado em tecnologias sociais.

Em ’a’ está esposa, em ’b’ o irmão.


Rede de amizades de Thaís Teixeira Fabbri

Página Principal

Depois que ela carregar, aperte Ctrl+Shift+R para ter os videos atuais: Página da 'vaca do fim do mundo', acabou por se tornar uma referência social para a pesquisa e uma forma de arrecadar fundos. O blog do Lab Macambira fornece atualizacoes dos desenvolvimentos, naturalmente ordenadas no tempo, segundo o arquivo do Blog. (ultima 03/03/2013 - @wiki)

Galerias de imagens (NOVIDADE!!)

Redes de emails das primeiras 12 mil mensagens da lista de emails de desenvolvimento da Stdlib do c++. São redes direcionais e com peso: cada vértice é uma pessoa ativa na lista, cada mensagem respondida adiciona peso na ligação que vai de quem escreveu a mensagem primeira para quem respondeu. Cada grafo é fruto de 1000 mensagens.

Redes de emails das primeiras 12 mil mensagens da lista emails da Rede Metareciclagem. São redes direcionais e com peso, cada vértice é uma pessoa ativa na lista e cada aresta tem o peso do número de mensagens que uma pessoa respondeu da outra. Cada grafo é fruto de 1000 mensagens.

Redes de amizade do Facebook. São redes não direcionais e sem peso, cada rede é feita com as amizades de uma só pessoa. Nela, cada vértice é um amigo, estes amigos estão ligados caso sejam amigos entre si.

Economia Criativa Digital, 1727 membros (grupo do face). Imagem da rede formada. É a maior rede de grupo do face analisada até agora.

Ativistas da Inclusão Digital, 305 membros, 5417 amizades, Imagem da rede formada. É a menor rede de grupo analisada até agora. Rede de interações de 198 posts, 80 participantes e 280 interacoes.


Redes Sociais e Análise de Rede: Nas redes acima, os nós (vértices) são pessoas, as ligações (arestas) são relaçẽs de amizade no Facebook. A figura da rede proporciona uma noção intuitiva de coletivo e proximidade que não pode ser obtida facilmente se centradas no individuo. A mesma estrutura de dados que possibilita a representação da figura abre possibilidade de análises da rede que aponta funções dos individuos, comunidades, etc.

Discussões relacionadas às redes

Espaco ainda mais aberto do que esta página de wiki, para rascunhos, pensamentos imprecisos, notas soltas, discussões de conceitos abordados nas pesquisas, etc:

   Conceitos/Rascunhos/Pensamentos/ETC

Relatório 1 (NOVIDADE!! e atualizado!)


Recursos computacionais

As tecnologias computacionais livres disponiveis exploradas até aqui(03/03/2013):

Python:

Outras linguagens:

  • Netlogo, ambiente de modelagem programável, roda em browsers comuns se precisar.

Programas:

Outros, talvez já testados mas ainda não aprofundados:

Repositório dos códigos utilizados:

   Scripts/Artigo/Figuras/Textos

Comparativo dos recursos computacionais disponíveis

Algumas das partes interessadas estão reunindo comparativos feitos por usos/testes. Disponível no pad:

Comparativos de tecnologias implementadas

Repositórios de recursos produzidos

Neste respositório de códigos (git) estão os scripts já feitos e utilizados neste trabalho, um artigo, figuras e ainda outros textos.

   repositório de códigos deste trabalho

Outras documentações produzidas