ARS

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

página dedicada ao trabalho de Análise de Redes Sociais em andamento pelo labMacambira.sourceforge.net, IFSC/USP, IFT/UNESP, IPRJ/UERJ e outras instâncias civis e acadêmicas.

Rede de amizades de Renato Fabbri (facebook), ~820 amigos na época da coleta destas informações

1-amigos da igreja da esposa <video allowfullscreen="true" size="full" position="right" frame="true" desc="Obtendo visualizações informativas de redes complexas através de aplicação de forças" height="345" width="420" id="hk-cI1WmY1Q" type="youtube" /> 2-amigos da graduação e relacionados

3-família por parte de pai e mãe

4-conhecidos do IFSC

5-conhecidos através do trabalho engajado em tecnologias sociais.

Em ’a’ está esposa, em ’b’ o irmão.


Rede de amizades de Thaís Teixeira Fabbri

Página Principal

Depois que ela carregar, aperte Ctrl+Shift+R para ter os videos atuais: Página da 'vaca do fim do mundo', acabou por se tornar uma referência social para a pesquisa e uma forma de arrecadar fundos. O blog do Lab Macambira fornece atualizacoes dos desenvolvimentos, naturalmente ordenadas no tempo, segundo o arquivo do Blog. (ultima 14/03/2013 - @Blog/Wiki)

Galerias de imagens (NOVIDADE!!)

Redes de emails

Redes de emails das primeiras 12 mil mensagens da lista de emails de desenvolvimento da Stdlib do c++. São redes direcionais e com peso: cada vértice é uma pessoa ativa na lista, cada mensagem respondida adiciona peso na ligação que vai de quem escreveu a mensagem primeira para quem respondeu. Cada grafo é fruto de 1000 mensagens.

Redes de emails das primeiras 12 mil mensagens da lista emails da Rede Metareciclagem. São redes direcionais e com peso, cada vértice é uma pessoa ativa na lista e cada aresta tem o peso do número de mensagens que uma pessoa respondeu da outra. Cada grafo é fruto de 1000 mensagens.

Redes do face

Redes de amizade do Facebook. São redes não direcionais e sem peso, cada rede é feita com as amizades de uma só pessoa. Nela, cada vértice é um amigo, estes amigos estão ligados caso sejam amigos entre si.

  • Economia Criativa Digital, 1727 membros (grupo do face). Imagem da rede formada. É a maior rede de grupo do face analisada até agora.
  • Ativistas da Inclusão Digital, 305 membros, 5417 amizades, Imagem da rede formada. É a menor rede de grupo analisada até agora. Rede de interações de 198 posts, 80 participantes e 280 interacoes.
  • Página da Lei Cultura Viva, rede bipartida com postagens e pessoas que curtiram. Aqui uma post do face tem as imagens todas: sem e com textos dos posts. Outro sem texto. Uma variação sem e com texto. Por último, uma variação desta última com texto.

Redes Sociais e Redes Complexas: Nas redes acima, os nós (vértices) são pessoas, as ligações (arestas) são relaçẽs de amizade no Facebook. A figura da rede proporciona uma noção intuitiva de coletivo e proximidade que não pode ser obtida facilmente se centradas no individuo. A mesma estrutura de dados que possibilita a representação da figura abre possibilidade de análises da rede que aponta funções dos individuos, comunidades, etc.

Relatório 1 - do começo até 24/02/2013 (NOVIDADE!!)

Muitas outras consequências e resultados já foram atingidos, mas ficará para o segundo relatório.

Recursos computacionais

As tecnologias computacionais livres disponiveis exploradas até aqui(03/03/2013):

Python:

Outras linguagens:

  • Netlogo, ambiente de modelagem programável, roda em browsers comuns se precisar.

Programas:

Outros, talvez já testados mas ainda não aprofundados:

Repositório dos códigos utilizados:

   Scripts/Artigo/Figuras/Textos

Comparativo dos recursos computacionais disponíveis

Algumas das partes interessadas estão reunindo comparativos feitos por usos/testes. Disponível no pad:

Comparativos de tecnologias implementadas

Repositórios de recursos produzidos

Neste respositório de códigos (git) estão os scripts já feitos e utilizados neste trabalho, um artigo, figuras e ainda outros textos.

   repositório de códigos deste trabalho

Outras documentações produzidas


Outros espaços de documentação e discussão

Discussões relacionadas às redes

Espaco ainda mais aberto do que esta página de wiki, para rascunhos, pensamentos imprecisos, notas soltas, discussões de conceitos abordados nas pesquisas, etc:

   Conceitos/Rascunhos/Pensamentos/ETC

Fale com o Lab no IRC

  • Caso queira falar de redes direto com alguém da comunidade do Lab pelo IRC veja: IRC
  • Também há a lista de e-mail Google Groups: listamacambira@groups.google.com - [1]

Bibliografia Básica Adicional


Rede de interacoes da Coolmeia (facebook)