AirHackTable

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 14h23min de 21 de julho de 2012 por V1z (discussão | contribs) (→‎Video Tutorials: color balance vid)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Airhacktable-flying-tsuru-smaller.jpg

A AirHackTable é um instrumento musical eletrônico controlado por origamis (dobraduras de papel), construída na forma de uma mesa. Nela, uma rede de coolers reciclados faz flutuar origamis de geometria e cores variadas. Os movimentos dos origamis são captados por webcam e interpretados em tempo real por software de processamento de imagens, gerando padrões que controlam a transformação sonora da música. Dessa forma, pode-se dizer que os sons gerados refletem o voo dos origamis de acordo com suas geometrias (que geram trajetórias de voo caracteristicas).

Na versão atual da AirHacktable, cada cor (vermelho, amarelo, azul, verde, preto, ou branco) controla uma voz, e a posição do origami na mesa modula aspectos do som. Em outras palavras, se o origami está flutuando mais à esquerda, o som sai no canal à esquerda da mesa, e se o origami está mais próximo da câmera, o volume aumenta, e se está mais afastado do operador, o som se torna mais agudo.

Ver Origami e pet para instrumentos eletrônicos para alguns detalhes da tecnologia utilizada.

Demonstrações

Fotos/Photos

Videos

Proposta Social

A AirHackTable tem como uma de susas propostas a desmistificacao e difusao de tecnologia para o publico leigo, visando um empoderamento da tecnologia computacional de ponta (video e audio digital). Brincando-se com a mesa, um jovem ou pessoa de regioes de periferia com pouca experiencia com computadores pode passar a interagir de maneira ludica com o computador. Alem da instalacao fisica em si, o codigo fonte aberto permite que, num estagio avancado dessa interacao, uma pessoa possa se interessar pela tecnologia utilizada em um nivel mais avancado. O software livre tambem permite uma democratizacao do acesso `a tecnologia de processamento de imagens e som, a qual pode ser utilizada pela populacao em seu trabalho ou empresa, ou mesmo para desenvolver novos produtos baseados na deteccao de cores, analise de movimento, geracao de audio em tempo real, etc.

Como Montar sua Propria AirHacktable

Materiais Necessarios

  • 4 Retangulos de 80cmx100cm de um papel mais rigido, como papel cartao ou papelao.
  • 4 Retangulos compridos do material do papel para servir de suporte para a camera, geralmente da sobra do corte dos 4 retangulos
  • 1 Triangulo de 80cmx100cmx128cm
  • Fita crepe ou fita gomada
  • Papeis de Seda para o origami
  • Webcam. Recomendamos a PS3 Eye.
  • 25 Coolers
  • Lacres para juntar os coolers
  • fios eletricos

Instrucoes

Clique nas figuras para imagens de alta resolucao.

Estrutura da Base



Coolers

  • Prepare os coolers em uma disposicao 5x5
  • Conecte os cabos dos coolers em paralelo

Suporte da Camera

The Software

Installing Pd-Extended, Patches, Utils

Instrucoes completas para instalar o cerebro visual-auditivo da AirHackTable em pd-macambira-install.txt


Video Tutorials

<video type="vimeo" id="36182295" width="552" height="470" position="left" allowfullscreen="true" desc="Operating the AirHackTable with Pd - HiDef: vimeo.com/rfabbri/operando-aht"/> <video type="vimeo" id="46022166" width="552" height="470" position="left" allowfullscreen="true" desc="Installing Pd extended from source for the AirHackTable - HiDef: vimeo.com/rfabbri/installing-aht"/> <video type="vimeo" id="36275028" width="552" height="470" position="left" allowfullscreen="true" desc="Improving color detection for the AirHackTable - HiDef: vimeo.com/rfabbri/color-balance-aht"/>



Ver Tambem

P1.jpg P2.png P3.jpg P4.png P5.png P6.png