Anderson Cordeiro GSoC 2013

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 09h00min de 1 de maio de 2013 por Andersoncordeiro (discussão | contribs) (O)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Por que colaborar?

Como usuário, aluno e cidadão (não necessariamente nessa ordem), colaborar e compartilhar conhecimento é o melhor jeito para utilizar os conhecimentos computacionais que são livres para contribuir com o desenvolvimento da sociedade. Por alguns anos vimos nossa vida ser invadida por softwares e serviços que são simplesmente empurrados, encaixados e distribuidos não gratuitamente. Pagávamos por isso. Mas esse tempo já se foi e de alguns anos pra cá temos a possibilidade de participar comunitariamente com a melhoria de serviços que achamos essenciais. O espirito comunitário é forte no Brasil porém, precisamos cada vez mais que nossos programadores, hackers, geeks, voltem-se para fins não capitalizados, podendo de fato estar em algo que, dia após dia, vem mudando o mundo.

Colaboração:

http://en.wikipedia.org/wiki/Collaboration

LibreOffice

A suite de aplicativos LibreOffice, ao meu ver, tornou-se essencial para diversas entidades governamentais ou empresariais que a anos foram reféns de licensas caras, falta de suporte adequado bem como um canal acessivel para sugestões e pirataria. Além disso, vejo nos aplicativos do LibreOffice a oportunidade para acadêmicos e pequenos empresários estarem servidos de aplicativos para gerenciamento e edição de seus artigos.

Mais sobre LibreOffice:

https://www.libreoffice.org/

Mão na massa

Preparando

Configurando o Linux (Ubuntu 13.04) para programação:

http://wiki.nosdigitais.teia.org.br/Configuring_Ubuntu_For_Programming

Obtendo o código

Passo a passo descrito aqui:

http://wiki.nosdigitais.teia.org.br/LibreOffice

Meu primeiro patch

Em breve!

Sobre Mim

Aluno do Mestrado em Modelagem Computacional do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (Uerj Friburgo), Administrador de Redes Linux por oficio e programador por natureza. Pai da Maria Flor, apaixonado por software livre, programação, música boa, e Flamengo.

Habilidades: Linux, C/C++, Pascal, PHP, HTML5, CSS3, SQL, Javascript, e o que vier. O importante é se divertir :)