Apache - configurando domínios com vhost

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 15h06min de 15 de junho de 2015 por Felipecabral (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

Quando temos um servidor próprio, isto é, um servidor autonomamente configurado ou ainda uma conta do tipo cloud ou VPS, precisaremos configurar manualmente o Apache para resolver diferentes endereços de domínio numa mesma máquina. Em outras palavras, uma vez tendo um servidor que vai hospedar diferente sites com diferentes endereços precisaremos dizer para o apache onde estão as pastas que devem responder aos respectivos endereços.

O Apache divide suas funcionalidades e componentes em unidades individuais que podem ser personalizadas e configuradas independentemente. A unidade básica que descreve um determinado site ou um domínio é chamada virtual host.

Cada domínio que esteja configurado irá direcionar o visitante para um diretório específico que mantém as informações daquele site, nunca indicando que o mesmo servidor também é responsável por outros sites. Este esquema é expansível sem qualquer limite de software desde que seu servidor possa suportar a carga.

Vamos ver como isso funciona.

1 - Estamos tomando como base um servidor linux Debian 8.0 devidamente instalado e com ip fixo configurado

2 - Vamos usar o arquivo de configuração httpd.conf. Faça backup do seu arquivo antes de alterá-lo para que caso de perder a configuração original e precisar voltar ou recuperar algo. O arquivo, no Debian, fica nesse endereço:

 /etc/httpd/conf/httpd.conf

3 - Acrescente também, no endereçamento interno da máquina, os endereços que quiser. No arquivo /etc/hosts coloque as linhas:

 127.0.0.1 testando.teste.com.br testando
 127.0.0.1 dominio.teste1.net dominio

Referências