Cyberiun

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Este texto é por natureza uma colagem do imaginário humano e de plenitudes psicóticas ou divinas. Observa um momento crítico do processo de unificação da humanidade para contribuição na Revista CyberiuN, uma TranZ-Revista > Plataforma colaborativa.

Nuvens cognitivas e a unificação da humanidade

Rederf .png

O momento presente apresenta-se crítico para unificação da humanidade: a formação de redes de coleta e difusão de informação e bens aponta para complexos cognitivos e uma dissolução do indivíduo. A fragmentação dos discursos e a percolação informacional das estruturas sociais confluem com paradigmas integracionistas e a pulverização dos poderes. Neste contexto, está proposto o levantamento civil de um arcabouço para usufruto destes avanço, principalmente através de ontologias, redes complexas,

processamento de linguagem natural e outras áreas de interesse. Há apoio acadêmico, governamental e civil para estes avanços. Este documento relata a conjuntura, os propósitos, o experimento aberto realizado para criar o cenário propício, andamentos até aqui e projeções para um futuro próximo.

Introdução

Thata19022013 .png

Em 2011 é comprado por crowdfunding um laptop para um menino de Arraial d'Ajuda. No mesmo ano a Microsoft contribui com o kernel Linux, com um número massivo de commits. No mesmo ano, o rei (Steve) dos empregos (Jobs) morre. 2012 como um suspiro firma a transição. Em 2013 desponta uma consciência generalizada sobre processos cognitivos de entidades coletivas e virtuais. Contribuições das passeatas, dos .. e da vaca do fim do mundo. Talvez a previsão maia do fim do mundo para o final de dezembro de 2012 tenha incitado a ideação de algum tipo de transmutação, o que facilitou a incorporação destes elementos de organização social até tão pouco restrito ao incosciênte.


Na busca por propriedades naturais das estruturas sociais

CoolmeiaInteracoes .png

Com a virtualização da interação e os rastros digitais, um novo patamar de objetividade pode ser alcançado no estudo

das estruturas sociais. As interações e relacionamentos são bem representados por grafos. As atuações em si, além de interações, é acompanhada da produção de texto e outras mídias.

Redes complexas

PedroRochaRede3.jpg

Na virada do milênio foram publicados

os artigos seminais sobre as propriedades de pequeno mundo e livre de escala encontrada em diversos grafos inspirados na realidade. Com isso, estabelecia-se dentro da física a área de redes complexas. Dito de outra forma, houve um reconhecimento notório dos aspectos naturais dos grafos de grandes dimensões que representam sistemas reais. Estes sistemas incluem pessoas (vértices) relacionadas por amizades (arestas), genes (vértices) relacionados por intereções (arestas), aeroportos (vértices) relacionados pela existência de linha entre eles (arestas), etc.

Processamento de linguagem natural

CienciasComFronteiras.png

O texto - produzido pelos setores da rede, pelas comunidades e pelos indivíduos - pode ser tratado de forma eficiente como dados a serem minerados, sem grandes deferências ao legado linguístico. Já observações mais especializadas podem usufruir das teorias linguísticas para as técnicas de processamento do texto. A multidisciplinar área de PLN tange uma gama generosa de assuntos, que vai deste a boa formação das palavras e frases até aspectos cognitivos e filosóficos da comunicação verbal.

Experimento aberto de difusão de informação

Especifição

Resultados

Situação atual

Conhecimentos e ferramentas

Civis, academia, governo

Próximos passos

Redes complexas => processamento de linguagem natural => tipologias

Vocabulário, ontologia

Visualização de redes em evolução

Megaredes

Confluência de interesses, implementações e adoções, melhoras sociais

Bots

Conclusão