Daemon: mudanças entre as edições

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Sem resumo de edição
m (colocando categoria)
Linha 12: Linha 12:
[http://pt.wikipedia.org/wiki/Daemon_(aplicativo_para_computadores) Wikipédia - Daemon]<br>
[http://pt.wikipedia.org/wiki/Daemon_(aplicativo_para_computadores) Wikipédia - Daemon]<br>
[http://focalinux.cipsga.org.br/guia/intermediario/ch-log.htm Foca Linux - Daemons de log]<br>
[http://focalinux.cipsga.org.br/guia/intermediario/ch-log.htm Foca Linux - Daemons de log]<br>
[[Categoria:Linux]]

Edição das 00h09min de 14 de setembro de 2009

Nos Sistemas Operacionais Unix, e por consequência nos sistemas GNU/Linux, Deamons são programas que rodam sem que necessariamente o usuário veja, ou seja, são programas que funcionam em background, ao invés de serem controlado diretamente pela interação gráfica com um usuário. Tipicamente, daemons têm nomes que terminam com a letra "d"; por exemplo, syslogd é o daemon que gerencia o log do sistema ("system log"), mas seu nome vem do acrônimo de Disk And Execution MONitor (Monitor de Execução e de Disco).

Muitos sistemas iniciam daemons durante a inicialização do sistema. Você pode notar isso ao observar as mensagens do log de inicialização do sistema quando o mesmo é iniciado. Os daemons muitas vezes têm o propósito de responder a requisições de rede, atividades de hardware, ou outros programas. Daemons também podem executar muitas outras tarefas, como executar tarefas em horários pré-determinados (como o cron).

Em outras palavras um Daemon nada mais é do que um serviço de uma determinada aplicação que esteja aguardando solicitações para então processá-las e enviar os dados processados. Por exemplo, o ssh, seu Daemon se chama sshd (SSH Daemon).

No sistema operacional Windows todos os esses processos são chamados de "Serviços" enquanto que nos sistemas GNU/Linux são chamados de Daemons.


Referências:
Dicionário Informático
Wikipédia - Daemon
Foca Linux - Daemons de log