Ecologia de Domínios

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 13h36min de 16 de setembro de 2015 por Banto Palmarino (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Ao invés de obter seu próprio domínio, considere compartilhar com outros projetos um domínio que já existe.

Essa pode ser a melhor opção para grupos que são parte de uma organização maior ou então para uma rede de grupos que realizam trabalhos políticos semelhantes. Por exemplo, o projeto Indymedia utiliza o mesmo domínio para mais de 120 sítios (argentina.indymedia.org, paris.indymedia.org, chicago.indymedia.org, etc). Cada sítio do Indymedia é diferente em vários aspectos e muitas vezes hospedados em servidores diferentes, mas todos possuem uma URL comum.

Ecologia de Domínios: é uma forma de pensar nomes de domínios como sendo espaços públicos, onde pessoas podem compartilhar recursos. Uma analogia possível é um grande parque sendo compartilhado por diferentes grupos ao invés de cada grupo comprar ou criar seu próprio parque.

Outra analogia é pensar num domínio como um grande edifício de ativistas onde ocorrem todas as reuniões, onde pessoas procurando por uma coisa encontram outras. Pode ser difícil para pessoas guardarem diferentes endereços de ruas quando os encontros são realizados em diferentes locais, assim como pode ser difícil para pessoas guardarem um número sempre crescente de endereços de sítios na internet.

Antes de registrar um domínio, pensem bem se ele realmente é necessário. Lembre-se que registrar um domínio pouco utilizado significa enviar desnecessariamente dinheiro para uma estrutura burocrática.

__________

Esse texto foi extraído do site do coletivo Saravá e escrito originalmente em inglês pelo coletivo Riseup