Estudos em websig e geoprocessamento

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 15h20min de 17 de junho de 2014 por Tais Gomes (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Atividades desenvolvidas no Quantum Gis 1.8.0 Lisboa

Definição do Sistema de Referência de Coordenadas (SRC) no menu configurações opção propriedade do projeto.

Georreferenciamento de arquivos raster: Na barra de ferramenta clica na opção adicionar camada vetorial, após carregar o raster vá no menu raster e escolha a ferramenta georreferenciador, adiciona o pontos desejados....

Importar pontos de uma planilha

Converter arquivo kml em shape - Adiciona o arquivo e com o BD selecionar a opção salvar como arquivo shp

Adicionar campos na tabela - na tabela de conteúdo seleciona o shp desejado com o botão direito vá na propriedade e na opção campos faz a nova edição.

BrOffice Calc: Tratamento dos dados obtidos por meio de um arquivo pdf, feito inicialmente pela separação de células a partir de espaçamento entre os caracteres.Junção de dados existentes em duas colunas e reproduzido nas demais linhas pela função =a1&" "&b1

Gerar mapa temático: Na tabela de conteúdos seleciona o shape desejado com o bd e clica na opção propriedades e acessa a aba estilo.

Criação de um shape a partir de uma seleção: Seleciona os dados da tabela, depois seleciona o shape com o bd e escola a opção salvar a seleção como... nela digita o nome do novo layer e selecionar o sistema de referência espacial.

Importar dados de uma planilha com formato dbf em um shape: Para realizar esse procedimento a planilha importada deverá ter um coluna comum ao atributo contido no shape, necessário a uma correlação entre os dois arquivos. Para inserir os dados basta selecionar o shape e com o bd selecionar a opção propriedades e clicar na aba uniões, depois adiciona a planilha e escolha os atributos comuns ao shape e a tabela.

Fazer mapa temático baseados em regras: com bd selecione a opção propriedade do shape, clique na aba estilo e selecione o mapa baseado em regra e clique no botão editar, clique no botão ... e nele construa a sua operação lógica.

Importar dados do OpenStreetMap para o Qgis: Para realizar esse procedimento é necessário habilitar no Qgis o complemento OSM no menu complemento, opção gerenciar complemento. No OSM é necessário delimitar a área desejada e exportá-la, depois é só carregar esse arquivo no Qgis através da ferramenta carregar OSM do arquivo. Para visualizar as informações de cada geometria foi necessário salva-las como arquivo shape.

OpenStreetMap Inserção de pontos e áreas no mapa colaborativo OSM referentes aos estabelecimentos comerciais e de serviços nos bairros San Martins Campinas-SP e Matão Sumaré-SP feito comumente após trabalho de campo