Mudanças entre as edições de "Ffmpeg"

De Pontão Nós Digitais
(Nova página: Imagem do comando '''man ffmpeg''' no terminal. <P CLASS="western" STYLE="margin-bottom: 0cm">Usuários de sistemas <B>GNU/Linux</B>, especialmen...)
 
Linha 139: Linha 139:
 
para .mp4 com audio em acc, possibilitando a leitura do arquivo de
 
para .mp4 com audio em acc, possibilitando a leitura do arquivo de
 
vídeo em mp4 players e ipods/iphones.</FONT></FONT></P>
 
vídeo em mp4 players e ipods/iphones.</FONT></FONT></P>
 +
 +
 +
 +
==Referências em vídeo:==
 +
 +
<div align=center>
 +
 +
<video type="youtube" id="gCCWucsvr_A" width="270" height="203" desc="[http://www.youtube.com/watch?v=gCCWucsvr_A Convertendo videos com ffmpeg ]" frame="true" position="right" size="full" allowfullscreen="true"/>
 +
 +
<video type="youtube" id="WFHYV7N2nxU" width="270" height="203" desc="[http://www.youtube.com/watch?v=WFHYV7N2nxU Tutorial: Usando o FFmpeg para gravar um screencast no Linux]" frame="true" position="right" size="full" allowfullscreen="true"/>
 +
 +
<video type="youtube" id="a8gqOiiMC5s" width="270" height="203" desc="[http://www.youtube.com/watch?v=a8gqOiiMC5s Software Livre - Palestra: Video com softwares livres]" frame="true" position="right" size="full" allowfullscreen="true"/>
 +
 +
</div>

Edição das 16h36min de 21 de maio de 2010

Imagem do comando man ffmpeg no terminal.

Usuários de sistemas GNU/Linux, especialmente os que trabalham com edição e reprodução de vídeo, certamente conhecem ou já ouviram falar do programa de linha de comandos ffmpeg. </FONT></FONT>


O que nem todos conhecem é a maneira de melhor usá-lo. Essa página pretende dar um panorama geral da sintaxe e do uso do ffmpeg,bem como, indicar boas referências para quem quer se aprofundar no seu uso. Mas sem maiores papos, vamos lá!


Usando o ffmpeg


Com este programa você pode cortar, converter, equalizar, juntar e até mudar o brilho e o contraste de um vídeo, entre outras coisas. É sem dúvida, a melhor e mais rápida opção para, por exemplo, quem quer converter um vídeo bruto pesado, capturado de uma câmera filmadora, para um formato mais leve como .mp4 e/ou .ogg.


Entretanto existem algumas características que no ffmpeg que as vezes afastam o usuário sem prática. Uma desvantagem, especialmente para usuários iniciantes em sistemas Gnu/Linux, é que as opções são inúmeras e requerem um grande conhecimento da terminologia associada à tecnologia de áudio e vídeo. Em casos assim, uma interface gráfica ajuda muito. Mas tem também as receitas prontas, que funcionam muito bem e que podem ser usadas no terminal de comandos, permitindo o processamento de múltiplos arquivos simultaneamente.


Há um excelente artigo chamado 19 Ffmpeg Commands For All Needs (19 comandos de ffmpeg para todas as necessidades) que oferece algumas receitas simples e muito uteis para quem quer usar o ffmpeg. Apresento a seguir, em uma tradução mais ou menos livre deste citado artigo, o passo-a-passo de muitos comandos.


Maiores detalhes sobre o ffmpeg podem ser consultados também diretamente na documentação que vem junto com o programa (man ffmpeg) ou no conjunto de referências no final desta página.



1. Obter informação de um vídeo

ffmpeg -i video.avi


Este comando mostra as informações implícitas de um determinado arquivo de vídeo, tais como codecs de audio e vídeo utilizados em sua composição.


2. Transformar uma sequencia de imagens em um vídeo

ffmpeg -f image2 -i fotos%02d.jpg video.mpg


Este comando irá transformar todas as imagens do diretório corrente ou indicado (no caso fotos01.jpg, fotos02.jpg, fotos03.jpg, etc que estão na próprio diretório onde o usuário executa o comando) em um arquivo de vídeo chamado video.mpg. É importante dizer que no lugar de fotos você deve escrever o nome comum dos arquivos de imagem que estão no diretório em questão, ou seja, se suas imagens tem como nome pinguim001.jpg, pinguim002.jpg, etc, então vc deverá escrever o comando assim: ffmpeg -f image2 -i pinguim%03d.jpg video.mpg, onde pinguim é o nome comum da sequencia de fotos e 03 é o tamanho da casa numérica.


Exemplo de uso do comando de conversão de fotos em vídeo no ffmpeg: <A HREF="http://www.youtube.com/watch#!v=rKhdGZm_zZw">http://www.youtube.com/watch#!v=rKhdGZm_zZw</A>


Você também pode fazer de maneira mais simples, utilizando outros formatos de conversão suportados pelo ffmpeg. Ex: fmpeg -i fotos%03d.jpg video.avi Neste caso não há especificação do codec de conversão a ser utilizado no processo e o vídeo final é convertido para .avi.


3. Transformar um vídeo em uma sequência de imagens

ffmpeg -i video.mpg fotos%02d.jpg


Este comando, ao contrário do anterior, gera imagens a partir de um vídeo, ou seja, transforma um vídeo em imagens. O processo se dá capturando frame a frame, quadro a quadro, as imagens que compõem o vídeo. São suportados os formatos de imagem do tipo PGM, PPM, PAM, PGMYUV, JPEG, GIF, PNG, TIFF, SGI.



4. Codificar um vídeo para mp4 player, iPod/iPhone

ffmpeg -i video.avi -acodec aac -ab 128kb -vcodec mpeg4 -b 1200kb -mbd 2 -cmp 2 -subcmp 2 -s 320x180 video_para_player.mp4


A maior parte dos tocadores de vídeo portátil, os mp4 players, não rodam formatos livres de encapsulamento de vídeo como .ogg e .ogv e nem mesmo codificações bem difundidas como .avi. Estes aparelhos, em sua maioria, rodam apenas arquivos .mp4 com audio codado em acc. Esse comando faz a conversão de qualquer formato (.avi, .mod, .rmvb) para .mp4 com audio em acc, possibilitando a leitura do arquivo de vídeo em mp4 players e ipods/iphones.


Referências em vídeo: