IBAÔ

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

Sobre o Ponto

Os integrantes do Pontos de Cultura e Memória Ibaô se definem como um coletivo que vivencia a preservação e memória da Capoeira e do Patrimônio Cultural de Matriz Africana, difundidos e pertencentes pela comunidade, há mais de 30 anos. O objetivo é fortalecer, dar continuidade e disseminar as raízes da nossa cultura, por meio de práticas educativas e artísticas que visam à formação da cidadania, das relações étnicas e da identidade cultural brasileira na sociedade contemporânea. Lá são oferecidas atividades abertas ao público que interagem múltiplas linguagens, formas e expressões: oficinas culturais; rodas de Capoeira e de danças tradicionais; grupos de leitura e estudos; encontros, palestras, workshops e seminários; produção artística e ensaios; visitas monitoradas; produção audiovisual e cultura digital; exposição, conservação e manutenção de acervo. Em síntese o IBAÔ se propõe a criar, unir e multiplicar as ações em rede, por meio de parcerias com outras comunidades, grupos e instituições que compartilham da diversidade cultural, colaborando com o desenvolvimento pessoal e coletivo, por meio de propostas e iniciativas de salvaguarda e memória.

site http://institutobaoba.blogspot.com.br/2010/02/ponto-de-cultura-ibao-trabalho-e.html

Contatos & Visitas

1° contato
Em Março - Oficina de Vídeo com Software Livre. Integrantes: Sília Moan pessoal do Ibaô. Objetivo: Editar documentário sobre a relação entre Brasil e Itália na Capoeira.

2° contato
Em Abril - Oficina de desenvolvimento de apresentações com Software Livre. Integrantes: Sília Moan pessoal do Ibaô. Objetivo: Desenvolver apresentação para o Ponto de Cultura a partir da utilização de programas livres, como o Inkscape (para o tratamento das ilustrações utilizadas na apresentação) e o Openoffice (para montagem da apresentação). Também fizemos estudo de cores, pesquisa de referências relacionadas a modelos de apresentação e pesquisa tipográfica.

3° contato
Em Maio - Oficina de desenvolvimento de cartazes com Software Livre. Integrantes: Sília Moan pessoal do Ibaô. Objetivo: Desenvolver cartazes para a divulgação do II Seminário de Patrimônio e Cultura Imaterial com utilização do Inkscape .


4° contato
Em Junho - Desenvolvimento de material para apresentar no Arrail do Jongo, em Julho. Foi trabalho os seguintes softwares: inkscape, gimp e scribus. Iniciamos projeto gráfico do portfólio impresso, estamparia para lençol, etiquetas e banner.

Banner ibao.png

5° contato
Em Julho - Produção do portfólio do Ibaô para apresentação em editais, instituições e outros espaços. Foi utilizado o software Inkscape para produzir cada página, e trabalhamos a caneta bézies para produzir vetores que ilustram a apresentação, a ferramenta de texto para digramar e alguns detalhes como contorno também foram abordados. Em seguida foi apresentado como exportar documentos em png, como salvar em pdf com 300 dpi e como salvar o arquivo aberto para alterações posteriores. Todas as páginas foram montadas e fechadas em pdf no Broffice Impress.

Portifolio0.png

6° contato
Em Agosto - Produção do portfólio do Ibaô para apresentação em editais, instituições e outros espaços. Foi utilizado o software Inkscape para produzir cada página, e trabalhamos a caneta bézies para produzir vetores que ilustram a apresentação, a ferramenta de texto para digramar e alguns detalhes como contorno também foram abordados. Em seguida foi apresentado como exportar documentos em png, como salvar em pdf com 300 dpi e como salvar o arquivo aberto para alterações posteriores. Todas as páginas foram montadas e fechadas em pdf no Broffice Impress.

7° contato
Em Setembro - Produção de cartaz para a oficina "Casa do Patrimônio Ibaô", baseada no conceito de Educação Patrimonial e na política do IPHAN de "Casas do Patrimônio". O cartaz foi desenvolvido no Software Inkscape, pelos participantes, que utilizarão as ferramentas trabalhdas no encontro anterior.

8° contato
Em Outubro - Continuidade do vídeo iniciado Março, sobre a relação da capoeira entre Brasil e Itália. Ao final do dia também foi traçado o conteúdo do próximo encontro que será: especificações para enviar arquivo para gráfica, como sangria e apresentação do software DarkTable.

9° contato
Em Outubro - Apresentação do software livre Dark Table com objetivo de facilitar o tratamento coletivo de fotografias de eventos produzidos pelo ponto de cultura Ibaô. Também foi trabalhado, dentro do software livre, as especificações de brilho/contraste, colorização, curvas e estudo de cores.

10° contato
Em Novembro - Instalação do software lirve Lightworks e apresentação do tutoriais sobre ele. O software está mais estavel que o kdenlive, portanto será mais fácil terminar o vídeo relato sobre a experiência do Ibaô na itália. Foi apresentado o quadro de decupagem, monitor de vídeo, transições e como renderizar.

11° contato
Em Dezembro - Finalização do vídeo do encontro do Ibaô na Itália para prestação de contas no MINC. Software utilizado: kdenlive. Nesse encontro foi produzida a abertura, ajuste de quadros, fechamento e legendas.

12° contato
Em Janeiro - Desenvolvimento de material do terceiro seminário de patrimônio cultural do Ibaô. Foi utilizado o software Inkscape e trabalhamos o processo de identidade do seminário, com naming, cores, ilustrações e diagramação.

13° contato
Em Fevereiro - Continuidade do desenvolvimento de material do terceiro seminário de patrimônio cultural do Ibaô com a finalização das páginas do projeto para captação de recurso para o evento. Foi utilizado o software Inkscape. Também foi abordado novos processos de edição de vídeo, que facilitam a decupagem, como a inserção de proxy nos clipes de vídeo e outros detalhes de finalização que podem tornar a exibição de créditos mais dinâmica, como a utilização da transição slide e a transição composer. Utilizamos o Kdenlive para apresentar esses processos.

14° contato
Em Março - Desenvolvimento do site do seminário de patrimônio cultural do Ibaô, com estruturação da arquitetura da navegação, wireframe e implementação de layout durante o oficina. No próximo encontro iremos desenhar os elementos gráficos e colocar o site no ar.

Cultura Digital e Arquitetura de Rede

O ponto possui um laboratório composto por 7 máquinas sob seguinte configuração:

  • HD 80 GB
  • Memória Ram 512 MB / 1GB
  • Processador Pentium 4HT 3.0 Ghz
  • Sistema operacional: Ubuntu 12.04

Arquitetura de Conteúdo

  • Editor de Apresentação
  • Web
  • Softwares Gráficos:
  • Áudio
  • Edição de vídeo
  • 1 Documentário sobre a memória social da capoeira e da matriz africana produzido com o Software Livre Kdenlive
  • 1 Vídeo Institucional sobre o Ponto de Cultura e Memória Ibaô produzido com o Software Livre Kdenlive
  • 1 Documentário do Ponto a partir de inventário participativo construído colaborativamente com a comunidade
  • 1 Documentário de Atividades do Ponto de Cultura e Memória Ibaô
  • 6 Cartazes (incluso o do Arraial do Jongo)
  • 7 Folder's
  • 15 Postais
  • 1 jornal
  • 1 Apresentação Institucional
  • 1 logotipo do Afoxé
  • 1 Site

Localização

Ibaô - Ponto de Cultura e Memória Ibaô
Rua Ema, nº 170 - Vila Padre Manoel da Nóbrega Campinas, SP CEP 13061-350 Fones: (19) 3342-5911 / 3342-5912 Coordenação: Alessandra Gama e David Rosa | E-mail: pculturaibao@gmail.com Site: [1]