Ilé Edé Dùdú

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 08h28min de 11 de junho de 2013 por Daniel (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre o Ponto

Foto: Robinho

O Orunmila é uma forte referência dentro da rede de pontos no que se refere às manifestações de matriz africana, com a religião sem o ponto estruturante de suas ações que vão desde o campo político - movimento negro - até práticas culturais - hip hop, dança afro e demais.

http://www.orunmila.org.br/blog/index.php

Contatos & Visitas

  • 1° contato - 26.09.2011: Apresentação de oficineiro (banto palmarino) à equipe Camará e vice-versa, da proposta dos Projetos Especiais, visita o espaço físico do Orúmilá.
  • 2° contato - 18 a 20.10.2011: Instalação do juntaDados, Ambientação em GNU/Linux, Suite escritório, GIMP, Inkscape, Scribus e Kdenlive
  • 3° contato - 31.01.2012 e 01.02.2012: oficina de criação de projeto gráfico e diagramação do jornal Soro Dudu
  • 4° contato - 17.04.2012: finalização do jornal Soro Dudu
  • 5° contato - 30 a 31.05.2012: inicio do desenvolvimento do site da instituição ( http://www.orunmila.org.br/site/ )
  • 6° contato - 16 a 17.10.2012: apresentação de aplicativos para edição de áudio (Qjackctl, Hydrogen, Ardour) e criação do Blog Familia Pedra Negra (http://familiapedranegra.wordpress.com/)

Cultura Digital e Arquitetura de Rede

Responsável pelo acompanhamento: Rafael Gomes (banto palmarino)

Trabalho Desenvolvido

Durante as ações do Nós Digitais junto ao Ponto de Cultura Ilé Edé Dùdú – Orùnmilá, as atividades de formação foram mais focadas no trabalho de Diagramação com Scribus e Desenvolvimento de site em Wordpress, embora também tenha sido exercitado a parte de instalação do sistema juntaDados GNU/Linux e aplicações para Edição de áudio, por conta da demanda do estúdio que o Ponto de Cultura tem e também da Rádio Comunitária e online.

Na parte da diagramação o produto final dos encontros resultou num jornal, até então o Ponto de Cultura tinha um parceiro que cuidava disso e sempre foi um desafio ter a diagramação realizada pelas próprias pessoas do espaço. Foi incluído na parte de diagramação o editor de texto LibreOffice Writer e o editor de imagem GIMP, importantes aplicações livres para o processo das etapas de criação dos conteúdos que precede a parte da diagramação em si.

Trabalhamos no atualização do blog do Ponto de Cultura, deixando com uma cara mais institucional, para tanto foi realizada coletivamente uma pesquisa de temas, e depois a customização da aparência e instalação de novos recursos a partir do sistema de plugin. Na oficina de imagem também finalizamos um cartaz, usado para o lançamento do livro de um integrante do grupo.

Localização

  • Endereço: Rua Rafael Defina 43, Parque Ind. Tanquinho