Instalação Mediawiki - Debian Lenny

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 03h50min de 26 de janeiro de 2010 por Ikebanto (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre o MediaWiki

Logotipo do MediaWiki

MediaWiki é um software wiki voltado a construção de plataformas colaborativas assim como esta página Wiki.nosdigitais escrito em PHP utilizando sistemas de gestão de Banco de dados ou base de dados e MySQL, é licenciado sob GNU General Public License a popular GPL. O projecto é desenvolvido através de CVS da SourceForge. Esta tecnologia é utilizada principalmente nos projectos da Wikimedia, Wikipedia, Wikisource, Wikiquote, etc. Sua utilização é cada vez mais frequente também por comunidades livres que desejam construir seus conteúdos colaborativamente pela Internet.

História

O MediaWiki foi originalmente escrito para a Wikipédia pelo estudante e programador alemão Magnus Manske. O [website anterior utilizava UseModWiki (conhecido por "Fase I"), no qual utilizava-se Perl, e em seguida foi alterado para PHP com uma nova versão ("Fase II") em 25 de Janeiro de 2002. O dia é conhecido entre a comunidade Wikipedista como o Dia Magnus.

Em meados de 2002 o software foi reescrito e melhorado ("Fase III"), e desde aí foi desenvolvido a partir do código base.

A partir de 2003, o programa anterior, sem nome, adotou o nome "MediaWiki" e novas versões públicas começaram a ser criadas tendo em mente utilização externa, além dos projectos da Wikimedia.

Páginas relacionadas

Instalação

Vamos instalar uma wiki? Em poucos passos você poderá instalar e configurar sua própria Wiki utilizando um servidor Debian Lenny.

1° - Verifique se o sistema operacional está atualizado e funcionando corretamente, sem instabilidades. Você poderá adicionar a lista de repositórios padrão e dar um update e depois um upgrade em seu sistema. Neste caso estamos nos baseando em Debian Lenny, mas você poderá proceder da mesma forma para outra distribuições.

2° - Instale os softwares requeridos para o funcionamento da wiki:

  • Apache
  • Mysql ou Postgres
  • PHP5

3° - Faça o download do software


4° - Extraia o arquivo e copie para a pasta adequada

5 - Verifique o estatus de funcionamento

Tela de apresentação da Wikimedia

Configurando sua Wiki

Referências

http://www.mediawiki.org/

http://www.mediawiki.org/wiki/How_to_Install_MediaWiki_on_Ubuntu

https://help.ubuntu.com/community/MediaWiki


Extensões do MidiaWiki

Aqui listo algumas das extensões do MidiaWiki que são interessantes e potencializa ainda mais seu Wiki.