Instalando softwares com o Laptop Positivo - MOBO

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 22h35min de 19 de março de 2013 por Chicosimoes (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Para se instalar um pacote (softwares no linux são formados por um ou mais pacotes interligados) em um sistema Linux existem basicamente existem três maneiras de o fazê-lo:

  • 1- Via Instalador de Programas:

Você primeiro precisa certificar-se de que os repositórios estão habilitados (no caso do mandriva-MOBO os repositórios se chama "Mídias". Feito isso, atualize a base de dados para o programa verificar se as versões mais novas, e em seguida faça a busca pelo software que você quer com a ferramenta de busca. Selecione os itens desejados e clique em "Aplicar" provavelmente surgira um box mostrando que outros pacotes são necessários para que o pacote que você escolheu funcione corretamente. Ok siga em frente e o programa irá baixar e instalar os pacotes para você;

  • 2- Baixando os pacotes pela internet:

você também pode baixar os pacotes instaláveis direto do sitio dos softwares de interesse e depois mandar instalar em seu computados, mas este processo pode apresentar problema com as dependências, uma vez que você deve baixar e instalar cada uma delas ANTES de instalar o software que você quer. (nível avançado) Neste caso, poderá usar o comando "rpm -ivh nome_pacote1 nome_pacote2" para instalar depois de baixado.

  • 3- Compilando a partir do Fonte

Este processo é um diferencial do software livre ou aberto. Você pode baixar o código-fonte de um programa e (com ferramentas adequadas em seu computador) adequá-lo às necessidades e características de sua máquina/sistema e depois instalá-lo. (nível avançadíssimo).

  • 4- Instalando via terminal

O comando que instala nos Mandrivas é o urpmi, rodando como root basta colocar urpmi nome_do_pacote (certifique-se que já adicionou as midias) ver: http://www2.savant.com.br/index.php/artigos/tutoriais/25)