Mediawiki - histórico de usos Pontão Nós Digitais: mudanças entre as edições

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
(Criou página com 'Usamos a plataforma [http://www.mediawiki.org/wiki/MediaWiki MediaWiki] como solução de wiki. Até o começo do mês usávamos a versão de 1.13.1 (de 2009) e atualizei pa...')
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 15h38min de 9 de abril de 2015

Usamos a plataforma MediaWiki como solução de wiki.

Até o começo do mês usávamos a versão de 1.13.1 (de 2009) e atualizei para a versão 1.19.7 (legacy lts). A versão escolhida não é a mais recente, atualmente o MediaWiki está na versão 1.21.1, não usei ela porque exige a versão 5.3 do PHP ou superior e usamos no Locaweb a versão 5.2.17, atualizar poderia significar o não funcionamento de outras aplicações que estão rodando no servidor.

Para atualizar o MediaWiki renomeei o diretório wiki para velho-wiki e descompactei o pacote .tar.bz em public_html, depois renomeando para wiki. Dessa forma não mantem arquivos php que cairá em desuso, extensões com versões incompativeis com o nova versão do sistema e sem o arquivo LocalSettings.php ao acessar a parte pública do wiki na web a aplicação enterá que queremos instalar o wiki ou atualizar.

Quando inserimos os mesmos valores do banco de dados o MediaWiki idenfica uma instalação e pergunta se queremos atualizar. Por conta da grande quantidade de artigos esse processo será bem demorado.

Após a atualização eu acabei recompondo alguns ajustes de configurações da antiga atualização, assim como restauração das extensões.

Criei um grupo com o nome human e adicionei todos os usuários que identifiquei como humano nesse grupo, de forma que todos os outros não possam editar ele sem se autenticar. Por sua vez é necessário criar uma conta para editar, além de preencher as informações será necessário validar a operação preenchendo o captcha e confirmando a mensagem enviado para o email indicado no formulário, assim espero que reduza a zero os ataques dos rôbos.