Moodle - Política de acesso de usuários: papeis e grupos: mudanças entre as edições

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 6: Linha 6:


* Um ambiente moodle pode ter nenhum, 1 ou mais cursos;
* Um ambiente moodle pode ter nenhum, 1 ou mais cursos;
* Todo curso pode ter usuários com 0, 1 ou mais papéis. E por padrão os papéis são '''Admin Geral, Admin de curso, Professor, Moderador e Estudante'''. Estes papéis podem ainda ser transformados, mudados, acrescidos de outras tarefas e permissões. Veja mais informações em [[Moodle - Criando e alterando papéis]].  
* Todo curso pode ter usuários com nenhum, 1 ou mais papéis. E por padrão os papéis são '''Admin Geral, Admin de curso, Professor, Moderador e Estudante'''. Estes papéis podem ainda ser transformados, mudados, acrescidos de outras tarefas e permissões. Veja mais informações em [[Moodle - Criando e alterando papéis]].  
* Cada curso pode ter 0, 1 ou mais agrupamentos (grupos). Estes servem para organizar acessos de determinadas ferramentas, tais como fóruns, chats, etc. Veja mais informações sobre o tema em [[Moodle - Criação de Grupos]].  
* Cada curso pode ter nenhum, 1 ou mais agrupamentos (grupos). Estes servem para organizar acessos de determinadas ferramentas, tais como fóruns, chats, etc. Veja mais informações sobre o tema em [[Moodle - Criação de Grupos]].  
* Cada curso pode ter, também, usuários em 0, 1 ou mais grupos. Isto serve para delimitar determinadas permissões de acesso dentro de uma estrutura de curso com vários atores interagindo em torno de conteúdos e ferramentas.  
* Cada curso pode ter, também, usuários em nenhum, 1 ou mais grupos. Isto serve para delimitar determinadas permissões de acesso dentro de uma estrutura de curso com vários atores interagindo em torno de conteúdos e ferramentas.  


'''Alguns Exemplos:'''  
'''Alguns Exemplos:'''  

Edição das 15h24min de 18 de março de 2015

 Essas orientações foram escritas para moodle 2.7. 
 Se você está usando outra versão TALVEZ os caminhos sejam diferentes. 
 Faça um teste antes. 

Uma vez que um usuário estiver cadastrado em uma determinada plataforma Moodle é necessário, para fins usuais dentro de uma estrutura de cursos, papeis e grupos, cadastrá-lo em determinado curso, com determinado papel, em determinado grupo. É importante lembrar que:

  • Um ambiente moodle pode ter nenhum, 1 ou mais cursos;
  • Todo curso pode ter usuários com nenhum, 1 ou mais papéis. E por padrão os papéis são Admin Geral, Admin de curso, Professor, Moderador e Estudante. Estes papéis podem ainda ser transformados, mudados, acrescidos de outras tarefas e permissões. Veja mais informações em Moodle - Criando e alterando papéis.
  • Cada curso pode ter nenhum, 1 ou mais agrupamentos (grupos). Estes servem para organizar acessos de determinadas ferramentas, tais como fóruns, chats, etc. Veja mais informações sobre o tema em Moodle - Criação de Grupos.
  • Cada curso pode ter, também, usuários em nenhum, 1 ou mais grupos. Isto serve para delimitar determinadas permissões de acesso dentro de uma estrutura de curso com vários atores interagindo em torno de conteúdos e ferramentas.

Alguns Exemplos:

  • Um usuário pode estar cadastrado no moodle, mas não estar inscrito em nenhum curso. Este usuário não conseguirá ver nenhuma atividade ou conteúdo de um determinado curso do ambiente.
  • Um usuário de um ambiente de EAD de uma Universidade pode estar cadastrado no curso de Física como estudante e no de Algebra como moderador. Neste caso o usuário conseguirá ter acesso a todos os conteúdos abertos do curso de Física, mas não poderá ver ferramentas/conteúdos ocultos e nem apagar ou editar publicações de outros usuários. Já no curso de Algebra da mesma plataforma, este usuário poderá fazer estas coisas.

Como verificar status de um usuário em determinado curso?

  • 1 - Logado a partir de um perfil que tenha privilégios de Admin Geral, Admin de curso ou Professor (vale lembrar que as nomenclaturas mudam de acordo com a customização que é feita em determinada plataforma), a partir do painel inicial, vá em "Navegação" > "Meus cursos" > "Nome do curso" > "Bloco Administração" > "Usuários" > "Usuários inscritos". Seguindo esse caminho, a url de acesso será: http://ava.paralapraca.org.br/enrol/users.php?id=numero onde a variável numero representa o número do curso em questão. Você verá uma painel como esse:
Moodle - usuario21.png


  • Neste painel, é possível:
  • Inscrever usuários no curso em questão (lembre-se de que você teve de escolher um curso no painel de navegação antes de chegar até aqui. As mudanças feitas se rementem a esse curso e não a eventuais outros);
Moodle - usuario22.png
  • Fazer buscas por um determinado usuário por email ou nome:
Moodle - usuario23.png
  • Verificar qual foi o último acesso de um determinado usuário:
Moodle - usuario24.png
  • Retirar ou acrescentar papeis a um determinado usuário:
Moodle - usuario25.png
  • Incluir ou retirar um usuário de determinados grupos:
  • Verificar qual foi o método de inscrição de um determinado usuário, isto é, saber se o usuário foi inscrito manualmente ou em lote;
  • Mudar o status "ativo/inativo" de um determinado usuário: