MusicaAmostral: mudanças entre as edições

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Linha 15: Linha 15:
Dado o potencial não conhecimento do universo, as possibilidades explodem. De qualquer forma, segue uma lista preliminar:  
Dado o potencial não conhecimento do universo, as possibilidades explodem. De qualquer forma, segue uma lista preliminar:  


#Livros e artigos diretamente relacionados com a proposta da descrição de elementos musicais no domínio digital.  
====1. Livros e artigos diretamente relacionados com a proposta da descrição de elementos musicais no domínio digital.====
##[http://musicforgeeksandnerds.com/ Music For Geeks And Nerds]: [http://ubuntuone.com/2BYohmKKj9HIWvUXzuHndu Livro do Pedro Kroger] com exemplos em codigo e sonoros. Aborda conceitos de notas, afinações, especificação da nota Midi e conversão entre nomes latino (dó-ré-mi) e anglo-saxão. Operações musicais fundamentais como transposição, inversão e afins. Combinações randômicas, por Fibonacci para acordes e combinações horizontais (melódicas). Básico sobre sons, batimentos, série harmônica, e um aprofundamento sobre as afinações. Por fim, aponta os recursos de ampliação temporal e de tessitura (alturas) de um dado conjunto de notas. Com isso, aponta o dipolo repetição/variação. '''''Vale colocar, na parte 2.3 da dissertacao. sobre estes recursos básicos de variação: ampliação/redução de duração ou tessitura, retrógrado, inverso e retrógrado do inverso, instrumentação/timbre, acompanhamento, transposição e o translado temporal. As afinações podem ser listadas em tabela como os intervalos da última parte. Pode se chamar -Dipolos repetição/variação. relaxamento/tensão, parado/em movimento, igual/diferente, consonante/dissonante, tônica/dominante, -'''''. Até mesmo a dissonância pode ser considerada como fruto da saliência da diferença com relação ao consonante que encaixa nos primeiros harmônicos.  
#[http://musicforgeeksandnerds.com/ Music For Geeks And Nerds]: [http://ubuntuone.com/2BYohmKKj9HIWvUXzuHndu Livro do Pedro Kroger] com exemplos em codigo e sonoros. Aborda conceitos de notas, afinações, especificação da nota Midi e conversão entre nomes latino (dó-ré-mi) e anglo-saxão. Operações musicais fundamentais como transposição, inversão e afins. Combinações randômicas, por Fibonacci para acordes e combinações horizontais (melódicas). Básico sobre sons, batimentos, série harmônica, e um aprofundamento sobre as afinações. Por fim, aponta os recursos de ampliação temporal e de tessitura (alturas) de um dado conjunto de notas. Com isso, aponta o dipolo repetição/variação. '''''Vale colocar, na parte 2.3 da dissertacao. sobre estes recursos básicos de variação: ampliação/redução de duração ou tessitura, retrógrado, inverso e retrógrado do inverso, instrumentação/timbre, acompanhamento, transposição e o translado temporal. As afinações podem ser listadas em tabela como os intervalos da última parte. Pode se chamar -Dipolos repetição/variação. relaxamento/tensão, parado/em movimento, igual/diferente, consonante/dissonante, tônica/dominante, -'''''. Até mesmo a dissonância pode ser considerada como fruto da saliência da diferença com relação ao consonante que encaixa nos primeiros harmônicos.  
##Livro do Puckette [http://crca.ucsd.edu/~msp/techniques/latest/book.pdf The Theory and Technique of Electronic Music]: já não começa pelas notas e suas quatro qualidades básicas+localização espacial (+espacialização). Já na abordagem técnica da música eletrônica, este avança e reconhecidamente complexo livro do Puckette começa já com medições no som. Ele se define, no primeiro Prefácio (Foreword): "The Theory and Technique of Electronic Music is a uniquely complete source of information for the computer synthesis of rich and interesting musical timbres." (Max Mathews). O livro chega a apresentar, de forma menos desenvolvida, algumas equações que descrevem as amostras na duração do som considerado (como na síntese FM). Há menos variáveis substituídas e diretamente relacionadas aos parâmetros físicos do som, veja página 80 da dissertação e apresentação da FM do livro considerado. '''''Vale colocar na dissertação algumas considerações sobre transição de amplitude, como ele considera na página 92 a solução comum da curva "quártica": <math> f'_n = \left ( \frac{n}{N} \right ) ^4 </math>.''''' Talvez valha procurar neste livro sobre espacialização. Rever wavetable synthesis deste livro.
#Livro do Puckette [http://crca.ucsd.edu/~msp/techniques/latest/book.pdf The Theory and Technique of Electronic Music]: já não começa pelas notas e suas quatro qualidades básicas+localização espacial (+espacialização). Já na abordagem técnica da música eletrônica, este avança e reconhecidamente complexo livro do Puckette começa já com medições no som. Ele se define, no primeiro Prefácio (Foreword): "The Theory and Technique of Electronic Music is a uniquely complete source of information for the computer synthesis of rich and interesting musical timbres." (Max Mathews). O livro chega a apresentar, de forma menos desenvolvida, algumas equações que descrevem as amostras na duração do som considerado (como na síntese FM). Há menos variáveis substituídas e diretamente relacionadas aos parâmetros físicos do som, veja página 80 da dissertação e apresentação da FM do livro considerado. '''''Vale colocar na dissertação algumas considerações sobre transição de amplitude, como ele considera na página 92 a solução comum da curva "quártica": <math> f'_n = \left ( \frac{n}{N} \right ) ^4 </math>.''''' Talvez valha procurar neste livro sobre espacialização. Rever wavetable synthesis deste livro.
##Real Sound Synthesis for Interactive Applications, livro do Perry Cook, 2002, focado na SDK e em modelagem física, escapa à descrição das amostras musicais em si e tem preciosas dicas de modelagens de sons reais com características de intrumentos tradicionais e efeitos com origem nos instrumentos analógicos. '''''Para a dissertação, interessam os complementos das técnicas de síntese. O livro trata de uma biblioteca em C para síntese sonora que contempla as MASSA, e, embora não tenha foco em uma descrição psicofísica do som digital, implementa diversos instrumentos musicais e efeitos sonoros.'''''
#Real Sound Synthesis for Interactive Applications, livro do Perry Cook, 2002, focado na SDK e em modelagem física, escapa à descrição das amostras musicais em si e tem preciosas dicas de modelagens de sons reais com características de intrumentos tradicionais e efeitos com origem nos instrumentos analógicos. '''''Para a dissertação, interessam os complementos das técnicas de síntese. O livro trata de uma biblioteca em C para síntese sonora que contempla as MASSA, e, embora não tenha foco em uma descrição psicofísica do som digital, implementa diversos instrumentos musicais e efeitos sonoros.'''''
##[http://ubuntuone.com/6HuMKdPFEFdvNwwcgleZIF Interação Tímbrica na Música Eletroacústica Mista], dissertação de Ignacio de Campos, possui diversas discussões cognitivas e musicais que complementam a dissertação com relação à performance. '''''Em especial, a parte "2.3.2 A Sensação de Identidade Tímbrica" pode completar a exposição sobre timbre em "2.1.4 Timbre" com os apontamentos de envoltória, inarmonicidade, jitter e shimmer.'''''
#[http://ubuntuone.com/6HuMKdPFEFdvNwwcgleZIF Interação Tímbrica na Música Eletroacústica Mista], dissertação de Ignacio de Campos, possui diversas discussões cognitivas e musicais que complementam a dissertação com relação à performance. '''''Em especial, a parte "2.3.2 A Sensação de Identidade Tímbrica" pode completar a exposição sobre timbre em "2.1.4 Timbre" com os apontamentos de envoltória, inarmonicidade, jitter e shimmer.'''''
##[http://ubuntuone.com/5fj9Hh4mKRhYoz54s75B4P Music, Cognition, and Computerized Sound: An Introduction to Psychoacoustics], outro livro do Perry Cook, desta vez são artigos de vários autores, ele cuidou da edição. Um valioso apanhado pertinente para a psicofísica de elementos musicais no áudio digital, com textos focados em aspectos cognitivos e físicos do som além de eventuais descrições de procedimentos elétricos e digitais envolvidos. O foco é qualitativo embora com bastante embasamento quantitativo. '''''Talvez as partes mais interessantes para a dissertação sejam a subseção "23.10 Special Considerations in Psychoacoustic Research" e o capítulo "Appendix A: Suggested Lab Exercises".
#[http://ubuntuone.com/5fj9Hh4mKRhYoz54s75B4P Music, Cognition, and Computerized Sound: An Introduction to Psychoacoustics], outro livro do Perry Cook, desta vez são artigos de vários autores, ele cuidou da edição. Um valioso apanhado pertinente para a psicofísica de elementos musicais no áudio digital, com textos focados em aspectos cognitivos e físicos do som além de eventuais descrições de procedimentos elétricos e digitais envolvidos. O foco é qualitativo embora com bastante embasamento quantitativo. '''''Talvez as partes mais interessantes para a dissertação sejam a subseção "23.10 Special Considerations in Psychoacoustic Research" e o capítulo "Appendix A: Suggested Lab Exercises".
##Trabalhos do Porres: na [http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-22022013-141622/publico/PorresCorrigido.pdf tese de doutorado] estão considerações pertinentes sobre modelos psicoacústicos, dissoancia e aspereza/rugosidade. Seus [ trabalhos em PD] (inclusive um livro sobre computação musical em PD) apresentam, de forma acessível, procedimentos-chave de computação musical junto às implementações em Puredata.
#Trabalhos do Porres: na [http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-22022013-141622/publico/PorresCorrigido.pdf tese de doutorado] estão considerações pertinentes sobre modelos psicoacústicos, dissoancia e aspereza/rugosidade. Seus [ trabalhos em PD] (inclusive um livro sobre computação musical em PD) apresentam, de forma acessível, procedimentos-chave de computação musical junto às implementações em Puredata.
##Trabalhos do Julious O. Smith III: Ele possui diversos escritos, mais de 200 artigos publicados, ao 5 livros de interesse para a dissertação: [https://ccrma.stanford.edu/~jos/mdft/ Mathematics of the Discrete Fourier Transform (DFT)] descreve a DFT minuciosamente, influindo FFT. O livro [https://ccrma.stanford.edu/~jos/filters/ Introduction to Digital Filters (with audio applications)] trata de filtros de diversos tipos e descreve transfomadas, técnicas de design de filtros e análises de frequência e por polos e zeros. Além de abordar filtros não convencionais, o livro termina com implementações em matlab, Faust e PD e possibilidades de confeção de plugins. O livro [ Physical Audio Signal Processing (for virtual musical instruments and audio effects)] trata de modelagem física e '''''a seção "Perceptual Aspects of Reverberation" pode fechar o assunto da espacialização junto à subseção "2.1.7 Localização espacial".''''' As partes de modelagem de voz e de fundamentos físicos podem ser de interesse também como complemento à dissertação. O livro [https://ccrma.stanford.edu/~jos/sasp/ Spectral Audio Signal Processing] adentra STFT em detalhes das janelas utilizadas e aplicações da STFT. Também aborda Wavelets de forma superficial porém consistente. O livro [https://ccrma.stanford.edu/~jos/aspf/ Audio Signal Processing in Faust] trata da liguagem Faust e suas facilidades para o processamento de áudio e música. Pode complementar a dissertação por explicitar uma linguagem de domínio específico para áudio e música e usos integrados com outros programas e linguagens via, por exemplo, o padrão de plugin LADSPA ou o protocolo OSC de comunicação entre programas para manipulação multimídia.
#Trabalhos do Julious O. Smith III: Ele possui diversos escritos, mais de 200 artigos publicados, ao 5 livros de interesse para a dissertação: [https://ccrma.stanford.edu/~jos/mdft/ Mathematics of the Discrete Fourier Transform (DFT)] descreve a DFT minuciosamente, influindo FFT. O livro [https://ccrma.stanford.edu/~jos/filters/ Introduction to Digital Filters (with audio applications)] trata de filtros de diversos tipos e descreve transfomadas, técnicas de design de filtros e análises de frequência e por polos e zeros. Além de abordar filtros não convencionais, o livro termina com implementações em matlab, Faust e PD e possibilidades de confeção de plugins. O livro [ Physical Audio Signal Processing (for virtual musical instruments and audio effects)] trata de modelagem física e '''''a seção "Perceptual Aspects of Reverberation" pode fechar o assunto da espacialização junto à subseção "2.1.7 Localização espacial".''''' As partes de modelagem de voz e de fundamentos físicos podem ser de interesse também como complemento à dissertação. O livro [https://ccrma.stanford.edu/~jos/sasp/ Spectral Audio Signal Processing] adentra STFT em detalhes das janelas utilizadas e aplicações da STFT. Também aborda Wavelets de forma superficial porém consistente. O livro [https://ccrma.stanford.edu/~jos/aspf/ Audio Signal Processing in Faust] trata da liguagem Faust e suas facilidades para o processamento de áudio e música. Pode complementar a dissertação por explicitar uma linguagem de domínio específico para áudio e música e usos integrados com outros programas e linguagens via, por exemplo, o padrão de plugin LADSPA ou o protocolo OSC de comunicação entre programas para manipulação multimídia.
## [http://homepages.abdn.ac.uk/mth192/pages/html/music.pdf Music: A Mathematical Offering], do Dave Benson, é um trabalho muito interessante, que se preocupa com fundamentos matemáticos do fenômeno e tradições musicais. '''''Como contribuição à dissertação algumas afinações e escalas dos capítulos 5 e 6 podem completar o exposto na subseção 2.3. O capítulo "9- Symmetry in Music" pode acrescentar nas escruturas cíclicas do capítulo 2.3, especialmente a parte de grupos, Cayley e orbitas.''''' No capítulo "7 - Digital Music", há uma pequena nota sobre dithering, uma prova do teorema de Nyquist e uma exposição sobre DFT e FFT que são pertinentes. O capítulo 8 fala de modelagem física, bastante interessante e com princípios básicos.
# [http://homepages.abdn.ac.uk/mth192/pages/html/music.pdf Music: A Mathematical Offering], do Dave Benson, é um trabalho muito interessante, que se preocupa com fundamentos matemáticos do fenômeno e tradições musicais. '''''Como contribuição à dissertação algumas afinações e escalas dos capítulos 5 e 6 podem completar o exposto na subseção 2.3. O capítulo "9- Symmetry in Music" pode acrescentar nas escruturas cíclicas do capítulo 2.3, especialmente a parte de grupos, Cayley e orbitas.''''' No capítulo "7 - Digital Music", há uma pequena nota sobre dithering, uma prova do teorema de Nyquist e uma exposição sobre DFT e FFT que são pertinentes. O capítulo 8 fala de modelagem física, bastante interessante e com princípios básicos.
##[http://ubuntuone.com/0GtN0FSCQMLkOD5SxuitXg The Topos of Music: Geometric Logic of Concepts, Theory, and Performance ], de Guerino Mazzola, 2002, explora diversos formalismos matemáticos para estruturas musicais. É um livro fascinante que atinge questões filosóficas. '''''Podem contribuir para o trabalho: a subseções "6.5 Regular and Circular Forms", "22.4 Paradigmatic Groups" e "22.5 Pseudo-metrics on Orbits" e as seções "8 Symmetries and Morphisms" e "11 Orbits" fundamentam e ampliam a parte de estruturas cíclicas de 2.3. A subsubseção "7.2.2 Local Meters and Local Rhythms" e a seção "21 Metrics and Rythmics" podem aprofundar na parte de "2.3.4 Ritmo". A Subsubseção 9.4.2. pode dar uma contribuição na abordagem artística do código computacional. A subseções "9.4 Undestanding Fine and Other Arts" e "10.1 Paradigmata in Musicology, Linguistics, and Mathematics" e as seções "47 Unfolding Geometry and Logic in Time" e "48 Local and Global Strategies in Composition" podem fundamentar melhor a parte 2.3.7. Idioma Musical. Os tomos "VI Harmony" e "VII Counterpoint" podem aprofundar as partes "2.3.2 Rudimentos de harmonia" e "2.3.3 Contraponto". O tomo "XV Appendix: Sound" é bastante interessate, com algumas partes que lembram bastante a dissertação: "A  Common Parameter Spaces", "A.1 Physical Spaces", "A.2.1 Onset and Duration", "A.2.2 Amplitude and Crescendo", "A.2.3 Frequency and Glussando" e "B Auditory Physiology and Psychology". No tomo "XVI Appendix: Mathematical Basics", interessa a parte "C.3 Groups" em que trata de homomorfismos, produtos direto, semidireto e 'Wreath', teoremas de Sylow, classificação, grupons affinos gerais e grupos de permutação, a subseção "E.3 Categories of Modules and Affine Transformations", "F.2 Spectra of Commutative Rings". O tomo "XVII Appendix: Tables" pode ter algumas afinações para constar em "2.3.1 Afinação, intervalos, escalas e acordes".'''''  
#[http://ubuntuone.com/0GtN0FSCQMLkOD5SxuitXg The Topos of Music: Geometric Logic of Concepts, Theory, and Performance ], de Guerino Mazzola, 2002, explora diversos formalismos matemáticos para estruturas musicais. É um livro fascinante que atinge questões filosóficas. '''''Podem contribuir para o trabalho: a subseções "6.5 Regular and Circular Forms", "22.4 Paradigmatic Groups" e "22.5 Pseudo-metrics on Orbits" e as seções "8 Symmetries and Morphisms" e "11 Orbits" fundamentam e ampliam a parte de estruturas cíclicas de 2.3. A subsubseção "7.2.2 Local Meters and Local Rhythms" e a seção "21 Metrics and Rythmics" podem aprofundar na parte de "2.3.4 Ritmo". A Subsubseção 9.4.2. pode dar uma contribuição na abordagem artística do código computacional. A subseções "9.4 Undestanding Fine and Other Arts" e "10.1 Paradigmata in Musicology, Linguistics, and Mathematics" e as seções "47 Unfolding Geometry and Logic in Time" e "48 Local and Global Strategies in Composition" podem fundamentar melhor a parte 2.3.7. Idioma Musical. Os tomos "VI Harmony" e "VII Counterpoint" podem aprofundar as partes "2.3.2 Rudimentos de harmonia" e "2.3.3 Contraponto". O tomo "XV Appendix: Sound" é bastante interessate, com algumas partes que lembram bastante a dissertação: "A  Common Parameter Spaces", "A.1 Physical Spaces", "A.2.1 Onset and Duration", "A.2.2 Amplitude and Crescendo", "A.2.3 Frequency and Glussando" e "B Auditory Physiology and Psychology". No tomo "XVI Appendix: Mathematical Basics", interessa a parte "C.3 Groups" em que trata de homomorfismos, produtos direto, semidireto e 'Wreath', teoremas de Sylow, classificação, grupons affinos gerais e grupos de permutação, a subseção "E.3 Categories of Modules and Affine Transformations", "F.2 Spectra of Commutative Rings". O tomo "XVII Appendix: Tables" pode ter algumas afinações para constar em "2.3.1 Afinação, intervalos, escalas e acordes".'''''  
##[http://solomonsmusic.net/diss.htm Symmetry as a Compositional Determinant], de Larry J. Salomon, de 1973 e revisado em 2002, é uma leitura de procedimentos composicionais tradicionais tendo como base comum a simetria. É um escrito bastante pertinete para toda a seção "2.3 Organização de notas em música", principalmente para a parte "2.3.6 Estruturas cíclicas" com as rotações, reflexões, translados e incidências tradicionais.
#[http://solomonsmusic.net/diss.htm Symmetry as a Compositional Determinant], de Larry J. Salomon, de 1973 e revisado em 2002, é uma leitura de procedimentos composicionais tradicionais tendo como base comum a simetria. É um escrito bastante pertinete para toda a seção "2.3 Organização de notas em música", principalmente para a parte "2.3.6 Estruturas cíclicas" com as rotações, reflexões, translados e incidências tradicionais.
##[http://ubuntuone.com/472n5yWXTncKwMRH9pYXAD The CSound Book], editado por Richard Boulanger, 2000, possui contribuições de diversos autores. Além de abordar pincípios da linguagem, seus funcionamentos internos e paradigmas musicais, é um apanhado de técnicas de síntese musical do som e estruturas de mais alto nivel. É focado no CSound e não se propõe a ser um livro de fundamentos com descrição formal das características do som relacionado às estruturas musicais.
#[http://ubuntuone.com/472n5yWXTncKwMRH9pYXAD The CSound Book], editado por Richard Boulanger, 2000, possui contribuições de diversos autores. Além de abordar pincípios da linguagem, seus funcionamentos internos e paradigmas musicais, é um apanhado de técnicas de síntese musical do som e estruturas de mais alto nivel. É focado no CSound e não se propõe a ser um livro de fundamentos com descrição formal das características do som relacionado às estruturas musicais.
##[http://www.ebook3000.com/Programming/General/The-Audio-Programming-Book_162698.html The Audio Programming Book], de Richard Boulanger e Victor Lazzarini, 2011, um livro interessantíssimo que trata de programação em C/C++ voltado para áudio. Possui várias receitas tradicionais e fundamentais, todas implementadas em código C. Aborda CSound ao final.
#[http://www.ebook3000.com/Programming/General/The-Audio-Programming-Book_162698.html The Audio Programming Book], de Richard Boulanger e Victor Lazzarini, 2011, um livro interessantíssimo que trata de programação em C/C++ voltado para áudio. Possui várias receitas tradicionais e fundamentais, todas implementadas em código C. Aborda CSound ao final.
##[http://ubuntuone.com/7bxxkwq4pv4sKpPL5kvNLc Computer Music Tutorial], do Curtis Roads, 1996, é já um clássico com algumas partes escritas por outros autores, como colaborações. O capítulo "VII - Psychoacoustics" pode ser complementar à dissertação em algum detalhes e para aprofundamento. Os textos do livro são de alto nivel, sem preocupação central com o rigor, mas sim com apontamentos qualitativos e historicos das subáreas da música computacional.
#[http://ubuntuone.com/7bxxkwq4pv4sKpPL5kvNLc Computer Music Tutorial], do Curtis Roads, 1996, é já um clássico com algumas partes escritas por outros autores, como colaborações. O capítulo "VII - Psychoacoustics" pode ser complementar à dissertação em algum detalhes e para aprofundamento. Os textos do livro são de alto nivel, sem preocupação central com o rigor, mas sim com apontamentos qualitativos e historicos das subáreas da música computacional.


#Bibliotecas, linguagens e conjuntos de implementações computacionais de elementos musicais.  
====2. Bibliotecas, linguagens e conjuntos de implementações computacionais de elementos musicais.====
##Palavras sobre o estado das implementações fechadas e uma indicação das mais importantes. Provavelmente não faça sentido discorrer sobre as seguintes implementações, pois fogem ao escopo dada a inexistência de descrição amostral, código que permita estas descrição de forma indireta e funcionalidades reduzidas.  
#Palavras sobre o estado das implementações fechadas e uma indicação das mais importantes. Provavelmente não faça sentido discorrer sobre as seguintes implementações, pois fogem ao escopo dada a inexistência de descrição amostral, código que permita estas descrição de forma indireta e funcionalidades reduzidas.  
###Plugins da waves  
##Plugins da waves  
###Plugins da Steinberg  
##Plugins da Steinberg  
###GRM Tools  
##GRM Tools  
###Synths mais conhecidos  
##Synths mais conhecidos  
##Lida cuidadosa com as implementações compartilhadas  
#Lida cuidadosa com as implementações compartilhadas  
###SndObj  
##SndObj  
###abjad  
##abjad  
###music21  
##music21  
###AthenaCL  
##AthenaCL  
###Outras?  
##Outras?  
###Bibliotecas em outras linguagens (especialmente R)  
##Bibliotecas em outras linguagens (especialmente R)  
###Implementacoes em software de livecoding, como o gweeber...  
##Implementacoes em software de livecoding, como o gweeber...  
#Aprofundamento sobre o que é apresentado no trabalho da dissertação com base nas semelhanças e diferenciais com relação aos itens 1 e 2.  
====Aprofundamento sobre o que é apresentado no trabalho da dissertação com base nas semelhanças e diferenciais com relação aos itens 1 e 2.====
##A descrição analítica dos elementos musicais em termos das amostras do áudio digital parece ser inédita. O livro do Puckette é um livro de técnicas de música eletrônica, não uma descrição psicofísica dos aspectos musicais básicos do som digital em termos de suas amostras. Já o livro do Pedro não trata das amostras sonoras em momento algum, mas sim na representação e manipulação de estruturas musicais.  
#A descrição analítica dos elementos musicais em termos das amostras do áudio digital parece ser inédita. O livro do Puckette é um livro de técnicas de música eletrônica, não uma descrição psicofísica dos aspectos musicais básicos do som digital em termos de suas amostras. Já o livro do Pedro não trata das amostras sonoras em momento algum, mas sim na representação e manipulação de estruturas musicais.  
##Como há também a implementação em código destas relações, abre-se um leque grande para experimentações científicas rigorosas assim como para usos artísticos.  
#Como há também a implementação em código destas relações, abre-se um leque grande para experimentações científicas rigorosas assim como para usos artísticos.  
##Elementos e variações não encontrados nos itens 1 e 2
#Elementos e variações não encontrados nos itens 1 e 2


=== Melhorar precisão, clareza e referenciamento aos códgos na seção de organização de notas em música (2.3)  ===
=== Melhorar precisão, clareza e referenciamento aos códgos na seção de organização de notas em música (2.3)  ===

Edição das 06h33min de 19 de março de 2013

Materiais principais


Planejamento da revisão em andamento

Revisão dos trabalhos relacionados

Um apêndice que elenca e descreve rapidamente com ao menos um parágrafo cada item.

Dado o potencial não conhecimento do universo, as possibilidades explodem. De qualquer forma, segue uma lista preliminar:

1. Livros e artigos diretamente relacionados com a proposta da descrição de elementos musicais no domínio digital.

  1. Music For Geeks And Nerds: Livro do Pedro Kroger com exemplos em codigo e sonoros. Aborda conceitos de notas, afinações, especificação da nota Midi e conversão entre nomes latino (dó-ré-mi) e anglo-saxão. Operações musicais fundamentais como transposição, inversão e afins. Combinações randômicas, por Fibonacci para acordes e combinações horizontais (melódicas). Básico sobre sons, batimentos, série harmônica, e um aprofundamento sobre as afinações. Por fim, aponta os recursos de ampliação temporal e de tessitura (alturas) de um dado conjunto de notas. Com isso, aponta o dipolo repetição/variação. Vale colocar, na parte 2.3 da dissertacao. sobre estes recursos básicos de variação: ampliação/redução de duração ou tessitura, retrógrado, inverso e retrógrado do inverso, instrumentação/timbre, acompanhamento, transposição e o translado temporal. As afinações podem ser listadas em tabela como os intervalos da última parte. Pode se chamar -Dipolos repetição/variação. relaxamento/tensão, parado/em movimento, igual/diferente, consonante/dissonante, tônica/dominante, -. Até mesmo a dissonância pode ser considerada como fruto da saliência da diferença com relação ao consonante que encaixa nos primeiros harmônicos.
  2. Livro do Puckette The Theory and Technique of Electronic Music: já não começa pelas notas e suas quatro qualidades básicas+localização espacial (+espacialização). Já na abordagem técnica da música eletrônica, este avança e reconhecidamente complexo livro do Puckette começa já com medições no som. Ele se define, no primeiro Prefácio (Foreword): "The Theory and Technique of Electronic Music is a uniquely complete source of information for the computer synthesis of rich and interesting musical timbres." (Max Mathews). O livro chega a apresentar, de forma menos desenvolvida, algumas equações que descrevem as amostras na duração do som considerado (como na síntese FM). Há menos variáveis substituídas e diretamente relacionadas aos parâmetros físicos do som, veja página 80 da dissertação e apresentação da FM do livro considerado. Vale colocar na dissertação algumas considerações sobre transição de amplitude, como ele considera na página 92 a solução comum da curva "quártica": <math> f'_n = \left ( \frac{n}{N} \right ) ^4 </math>. Talvez valha procurar neste livro sobre espacialização. Rever wavetable synthesis deste livro.
  3. Real Sound Synthesis for Interactive Applications, livro do Perry Cook, 2002, focado na SDK e em modelagem física, escapa à descrição das amostras musicais em si e tem preciosas dicas de modelagens de sons reais com características de intrumentos tradicionais e efeitos com origem nos instrumentos analógicos. Para a dissertação, interessam os complementos das técnicas de síntese. O livro trata de uma biblioteca em C para síntese sonora que contempla as MASSA, e, embora não tenha foco em uma descrição psicofísica do som digital, implementa diversos instrumentos musicais e efeitos sonoros.
  4. Interação Tímbrica na Música Eletroacústica Mista, dissertação de Ignacio de Campos, possui diversas discussões cognitivas e musicais que complementam a dissertação com relação à performance. Em especial, a parte "2.3.2 A Sensação de Identidade Tímbrica" pode completar a exposição sobre timbre em "2.1.4 Timbre" com os apontamentos de envoltória, inarmonicidade, jitter e shimmer.
  5. Music, Cognition, and Computerized Sound: An Introduction to Psychoacoustics, outro livro do Perry Cook, desta vez são artigos de vários autores, ele cuidou da edição. Um valioso apanhado pertinente para a psicofísica de elementos musicais no áudio digital, com textos focados em aspectos cognitivos e físicos do som além de eventuais descrições de procedimentos elétricos e digitais envolvidos. O foco é qualitativo embora com bastante embasamento quantitativo. Talvez as partes mais interessantes para a dissertação sejam a subseção "23.10 Special Considerations in Psychoacoustic Research" e o capítulo "Appendix A: Suggested Lab Exercises".
  6. Trabalhos do Porres: na tese de doutorado estão considerações pertinentes sobre modelos psicoacústicos, dissoancia e aspereza/rugosidade. Seus [ trabalhos em PD] (inclusive um livro sobre computação musical em PD) apresentam, de forma acessível, procedimentos-chave de computação musical junto às implementações em Puredata.
  7. Trabalhos do Julious O. Smith III: Ele possui diversos escritos, mais de 200 artigos publicados, ao 5 livros de interesse para a dissertação: Mathematics of the Discrete Fourier Transform (DFT) descreve a DFT minuciosamente, influindo FFT. O livro Introduction to Digital Filters (with audio applications) trata de filtros de diversos tipos e descreve transfomadas, técnicas de design de filtros e análises de frequência e por polos e zeros. Além de abordar filtros não convencionais, o livro termina com implementações em matlab, Faust e PD e possibilidades de confeção de plugins. O livro [ Physical Audio Signal Processing (for virtual musical instruments and audio effects)] trata de modelagem física e a seção "Perceptual Aspects of Reverberation" pode fechar o assunto da espacialização junto à subseção "2.1.7 Localização espacial". As partes de modelagem de voz e de fundamentos físicos podem ser de interesse também como complemento à dissertação. O livro Spectral Audio Signal Processing adentra STFT em detalhes das janelas utilizadas e aplicações da STFT. Também aborda Wavelets de forma superficial porém consistente. O livro Audio Signal Processing in Faust trata da liguagem Faust e suas facilidades para o processamento de áudio e música. Pode complementar a dissertação por explicitar uma linguagem de domínio específico para áudio e música e usos integrados com outros programas e linguagens via, por exemplo, o padrão de plugin LADSPA ou o protocolo OSC de comunicação entre programas para manipulação multimídia.
  8. Music: A Mathematical Offering, do Dave Benson, é um trabalho muito interessante, que se preocupa com fundamentos matemáticos do fenômeno e tradições musicais. Como contribuição à dissertação algumas afinações e escalas dos capítulos 5 e 6 podem completar o exposto na subseção 2.3. O capítulo "9- Symmetry in Music" pode acrescentar nas escruturas cíclicas do capítulo 2.3, especialmente a parte de grupos, Cayley e orbitas. No capítulo "7 - Digital Music", há uma pequena nota sobre dithering, uma prova do teorema de Nyquist e uma exposição sobre DFT e FFT que são pertinentes. O capítulo 8 fala de modelagem física, bastante interessante e com princípios básicos.
  9. The Topos of Music: Geometric Logic of Concepts, Theory, and Performance , de Guerino Mazzola, 2002, explora diversos formalismos matemáticos para estruturas musicais. É um livro fascinante que atinge questões filosóficas. Podem contribuir para o trabalho: a subseções "6.5 Regular and Circular Forms", "22.4 Paradigmatic Groups" e "22.5 Pseudo-metrics on Orbits" e as seções "8 Symmetries and Morphisms" e "11 Orbits" fundamentam e ampliam a parte de estruturas cíclicas de 2.3. A subsubseção "7.2.2 Local Meters and Local Rhythms" e a seção "21 Metrics and Rythmics" podem aprofundar na parte de "2.3.4 Ritmo". A Subsubseção 9.4.2. pode dar uma contribuição na abordagem artística do código computacional. A subseções "9.4 Undestanding Fine and Other Arts" e "10.1 Paradigmata in Musicology, Linguistics, and Mathematics" e as seções "47 Unfolding Geometry and Logic in Time" e "48 Local and Global Strategies in Composition" podem fundamentar melhor a parte 2.3.7. Idioma Musical. Os tomos "VI Harmony" e "VII Counterpoint" podem aprofundar as partes "2.3.2 Rudimentos de harmonia" e "2.3.3 Contraponto". O tomo "XV Appendix: Sound" é bastante interessate, com algumas partes que lembram bastante a dissertação: "A Common Parameter Spaces", "A.1 Physical Spaces", "A.2.1 Onset and Duration", "A.2.2 Amplitude and Crescendo", "A.2.3 Frequency and Glussando" e "B Auditory Physiology and Psychology". No tomo "XVI Appendix: Mathematical Basics", interessa a parte "C.3 Groups" em que trata de homomorfismos, produtos direto, semidireto e 'Wreath', teoremas de Sylow, classificação, grupons affinos gerais e grupos de permutação, a subseção "E.3 Categories of Modules and Affine Transformations", "F.2 Spectra of Commutative Rings". O tomo "XVII Appendix: Tables" pode ter algumas afinações para constar em "2.3.1 Afinação, intervalos, escalas e acordes".
  10. Symmetry as a Compositional Determinant, de Larry J. Salomon, de 1973 e revisado em 2002, é uma leitura de procedimentos composicionais tradicionais tendo como base comum a simetria. É um escrito bastante pertinete para toda a seção "2.3 Organização de notas em música", principalmente para a parte "2.3.6 Estruturas cíclicas" com as rotações, reflexões, translados e incidências tradicionais.
  11. The CSound Book, editado por Richard Boulanger, 2000, possui contribuições de diversos autores. Além de abordar pincípios da linguagem, seus funcionamentos internos e paradigmas musicais, é um apanhado de técnicas de síntese musical do som e estruturas de mais alto nivel. É focado no CSound e não se propõe a ser um livro de fundamentos com descrição formal das características do som relacionado às estruturas musicais.
  12. The Audio Programming Book, de Richard Boulanger e Victor Lazzarini, 2011, um livro interessantíssimo que trata de programação em C/C++ voltado para áudio. Possui várias receitas tradicionais e fundamentais, todas implementadas em código C. Aborda CSound ao final.
  13. Computer Music Tutorial, do Curtis Roads, 1996, é já um clássico com algumas partes escritas por outros autores, como colaborações. O capítulo "VII - Psychoacoustics" pode ser complementar à dissertação em algum detalhes e para aprofundamento. Os textos do livro são de alto nivel, sem preocupação central com o rigor, mas sim com apontamentos qualitativos e historicos das subáreas da música computacional.

2. Bibliotecas, linguagens e conjuntos de implementações computacionais de elementos musicais.

  1. Palavras sobre o estado das implementações fechadas e uma indicação das mais importantes. Provavelmente não faça sentido discorrer sobre as seguintes implementações, pois fogem ao escopo dada a inexistência de descrição amostral, código que permita estas descrição de forma indireta e funcionalidades reduzidas.
    1. Plugins da waves
    2. Plugins da Steinberg
    3. GRM Tools
    4. Synths mais conhecidos
  2. Lida cuidadosa com as implementações compartilhadas
    1. SndObj
    2. abjad
    3. music21
    4. AthenaCL
    5. Outras?
    6. Bibliotecas em outras linguagens (especialmente R)
    7. Implementacoes em software de livecoding, como o gweeber...

Aprofundamento sobre o que é apresentado no trabalho da dissertação com base nas semelhanças e diferenciais com relação aos itens 1 e 2.

  1. A descrição analítica dos elementos musicais em termos das amostras do áudio digital parece ser inédita. O livro do Puckette é um livro de técnicas de música eletrônica, não uma descrição psicofísica dos aspectos musicais básicos do som digital em termos de suas amostras. Já o livro do Pedro não trata das amostras sonoras em momento algum, mas sim na representação e manipulação de estruturas musicais.
  2. Como há também a implementação em código destas relações, abre-se um leque grande para experimentações científicas rigorosas assim como para usos artísticos.
  3. Elementos e variações não encontrados nos itens 1 e 2

Melhorar precisão, clareza e referenciamento aos códgos na seção de organização de notas em música (2.3)

Fazer uma leitura cuidadosa e anotar propostas de como melhorar neste sentido. Amadurecer as notas para evitar complicações desnecessárias. Apresentar as estruturas ciclicas para prof. Djalma, para que aponte caminhos para geradores e outras formas de particionar ou ordenar o grupo e suas permutacoes com coerencia.

Colocar um item sobre estruturas geométricas e simetrias dentro da parte de estruturas cíclicas. Citar a teoria das equivalências por trítono e terças menores de Bártok, que inclusive fundameta teoricamente a incidência de tônica/relativa para tons maiores e tônica/antirelativa para tons menores, ambas as tonalidades separadas por 3m. Formar acordes triádicos "sujos" pela sucessão de quartas-justas.

Espacialização

1) Rever o texto e remover uso equivocado de 'espacialização' como sendo equivalente à "Localização Espacial". 2) Descrever elementos da espacialização, relacionando parâmetros de decaimento da reverberação e atrasos (delays) do evento sonoro. 3) Expandir 1) para abarcar fonte sonora em movimento, o que leva diretamente ao efeito Doppler.

Disponibilização efetiva

Arrumar:

  • a wiki da Massa,
  • os códigos do repositório da Massa
  • se possível, agilizar o hipertexto.

Apêndice sobre análise

Descrever ao menos a FFT e fazer ela janelada. Apresentar Wavelets. Detecção de ataques e frequência fundamental. Repassar para Tiago Tavares dar uma mão e pitacos. Colocar código python, aubio e praat dos procedimentos expostos.

Outros

1) Farei a tabela de elementos de notação.

2) Descrever diferencial do trabalho. O maior diferencial do trabalho é, até onde sabemos, a descrição concisa e formal. Há diversas implementações livres e proprietárias, algumas delas reconhecidamente excelentes. Até onde sabemos, não há, entretanto, uma descrição dos elementos musicais básicos com relação às sequências amostrais do áudio digital. Esta descrição é utilizada por estas implementações e está disponível através da consulta ao código em si, o que usualmente foge à compreensão precisa devido à complexidade das questões computacionais, (psico)físicas e artísticas envolvidas.

3) Consultar rapidamente por email alguns especialistas em música computacional para garantir que os trabalhos relacionados estejam bem representados.

4) A pedidos do prof. Chu desde pouco antes da dissertação, estão sendo consideradas possibiliades de publicação da dissertação e resultados específicos. Uma ideia que me agrada (Renato) em especial é a publicação de um livro (EdUSP?) em português com a dissertação em versão bastante próxima ao que é atualmente. O prof. Luciano considerou a possibilidade de uma versão com partes introdutórias para acesso mais preciso aos conteúdos do escrito.