MusicaAmostral

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 11h19min de 5 de março de 2013 por Rfabbri (discussão | contribs) (→‎Outros)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Materiais principais


Revisão dos trabalhos relacionados

Um apêndice que elenca e descreve rapidamente com ao menos um parágrafo:

  1. Livros e artigos diretamente relacionados com a proposta da descrição de elementos musicais no domínio digital.
  2. Bibliotecas, linguagens e conjuntos de implementações computacionais de elementos musicais.
    1. Palavras sobre o estado das implementações fechadas e uma indicação das mais importantes.
    2. Lida cuidadosa com as implementações compartilhadas
  3. Aprofundamento sobre o que é apresentado no trabalho da dissertação com base nas semelhanças e diferenciais com relação aos itens 1 e 2.

Melhorar precisão, clareza e referenciamento aos códgos na seção de organização de notas em música (2.3)

Fazer uma leitura cuidadosa e anotar propostas de como melhorar neste sentido. Amadurecer as notas para evitar complicações desnecessárias.

Espacialização

1) Rever o texto e remover uso equivocado de 'espacialização' como sendo equivalente à "Localização Espacial". 2) Descrever elementos da espacialização, relacionando parâmetros de decaimento da reverberação e atrasos (delays) do evento sonoro. 3) Expandir 1) para abarcar fonte sonora em movimento, o que leva diretamente ao efeito Doppler.

Disponibilização efetiva

Arrumar:

  • a wiki da Massa,
  • os códigos do repositório da Massa
  • se possível, agilizar o hipertexto.

Outros

1) Farei a tabela de elementos de notação. 2) Adianto que, até onde entendo, o maior diferencial do trabalho é a descrição concisa e formal. Há diversas implementações livres e proprietárias, algumas delas reconhecidamente excelentes. Até onde sabemos, não há, entretanto, uma descrição dos elementos musicais básicos com relação às sequências amostrais do áudio digital. Esta descrição é utilizada por estas implementações e está disponível através da consulta ao código em si, o que usualmente foge à compreensão precisa devido à complexidade das questões computacionais, (psico)físicas e artísticas envolvidas. 3) Considero a possibilidade de consultar rapidamente por email alguns especialistas em música computacional para garantir que os trabalhos relacionados estejam bem representados. 4) A pedidos do prof. Chu desde pouco antes da dissertação, estou considerando possibiliades de publicação da dissertação e resultados específicos. Uma ideia que me agrada em especial é a publicação de um livro (EdUSP?) em português com a dissertação em versão bastante próxima ao que é atualmente. O prof. Luciano considerou a possibilidade de uma versão com partes introdutórias para acesso mais preciso aos conteúdos do escrito. Gostaria de orientações de vocês sobre estas possibilidades.