Mutirão Digital

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 10h47min de 20 de março de 2015 por Felipecabral (discussão | contribs) (Criou página com 'Diz a definição mais direta que mutirão é o nome de uma mobilização coletiva para alcançar um fim, conquistar um objetivo, construir algo que dependa de força conjunta...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Diz a definição mais direta que mutirão é o nome de uma mobilização coletiva para alcançar um fim, conquistar um objetivo, construir algo que dependa de força conjunta.

Atualmente, por extensão de sentido, "mutirão" pode designar qualquer iniciativa coletiva para a execução de um serviço, por vezes, gratuito, como um mutirão para a pintura de uma escola, para a limpeza de um parque, a construção de uma casa, entre outras coisas.

É uma expressão usada originalmente para o trabalho no campo ou na construção civil de casas populares, que nasceu no Brasil, carregando em seu significado um espirito de colaboração, em que todos são beneficiários e, concomitantemente, prestam auxílio, num sistema de rodízio e, em geral, sem hierarquias definidas.

Em alguns lugares, projetos e organizações brasileiras passou-se a usar o termo Mutirão associado a palavra Digit@l para designar um trabalho envolvendo atividade com computadores e afins, online ou offline, de caminhos compartilhados, com processos de ensino-aprendizagem autogestinários, na qual um patamar de ajuda mútua pudesse dar vazão a diversas criações e instrumentalização dos sujeitos envolvidos.

Conectando para Aprender, Aprendendo para Conectar

O mundo atual, na perspectiva da história humana no mundo, caminha a passos largos para conectar todos a tudo, isto é, pessoas, objetos e máquinas. Essa situação já é vivida em parte em alguns contextos e lugares, ao passo que outros encarram essa projeção ainda como uma utopia, algo impossível e até indesejado.

Telecentros, wifi aberto e gratuito, cibercafés ou mesmo quaisquer locais públicos com conexão aberta são parte de uma busca por conexão universal de sujeitos.

No entanto, estar conectado e a frente de um computador não é tudo. Talvez, do ponto de vista pragmático, isto é, em termos práticos, essa seja a parte do problema mais palpável de resolver quando a questão é interligar distâncias para propiciar acesso a determinados conhecimentos.

Há infinitas possibilidades de nos comunicarmos e de registrarmos e produzirmos culturas diversas em um ambiente digital.

Neste ambiente, a multiplicação e a disseminação de informações e conteúdos, o aprendizado, se dá de forma instantânea, mas não de maneira tão espontânea. É preciso haver convergência de interesses para que as interações aconteçam.

Nem sempre as coisas são assim...

Para as pessoas desconectadas das redes digitais como a internet, por exemplo, as distâncias geográficas ainda são um impedimento muito grande para a comunicação e para a aquisição de informações e conhecimento.

Atualmente, os computadores e outros equipamentos que produzem conteúdos em formato digital, como câmeras de vídeos, gravadores de áudio, máquinas de fotografar e até mesmo celulares, entre tantos outros, possuem softwares que nos auxiliam na produção de conteúdos.

Estes equipamentos vão se tornando cada vez mais acessíveis e proporcionando que todos possam ser agentes no processo de produção cultural e educacional e não somente consumidores, como acontecia quando os meios de produção de conteúdos eram de posse de poucos.

Atenção! Mais do que aprender a manusear o computador e o conjunto destes softwares, você poderá compartilhar seus conhecimentos com sua comunidade, montando e ministrando cursos e oficinas.