Oficina 10 - Trecho 2.8

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

Sobre o Ponto

O Projeto Trecho 2.8 - criação e pesquisa em fotografia é um é um projeto social, sem fins lucrativos, para adultos em situação de rua. Completa este ano 3 anos de atuação no centro da cidade de São Paulo e tem a Fotografia como linguagem principal de atuação.

A estrutura básica do projeto está em reunir diariamente, das 14:30h às 17:30h pessoas em situação de rua e trabalhar com elas uma formação integral, passando por filosofia, pilates, cultura digital e fotografia.

Para mais informações visite o site do Projeto

Cronograma

Dia 12

Conversa geral sobre Software Livre, sistema linux, distribuições. Equivalências e diferenças com softwares proprietários.

Formatação dos 12 notebooks do projeto com a distro Ubuntu 12.04 LTS.

Dia 13

Retomada do dia anterior, apresentação geral do ubuntu e do unity, instalação de aplicativos flash e java. Instalação do Gimp. Dúvidas em geral.

Descrição da Oficina

Dia 12

Início das atividades por volta das 14:30h com uma breve apresentação do Pontão Nós Digitais, passando na sequência por uma animada conversa sobre tecnologia, informática, software livre, generosidade intelectual, código aberto e colaboração. A conversa foi uma verdadeira sabatina com muitas perguntas sendo realizadas pelos participantes, após várias respostas foi realizada uma breve rodada de apresentação dos presentes.

Na segunda etapa do dia entramos na atividade prática de formatação das máquinas, cada participante formatou sua própria máquina, para tanto copiamos em várias mídias a distro Ubuntu 12.04 LTS. Os passos foram sendo executados coletivamente sendo que em 5 notebooks tivemos que deter atenção especial, sendo eles: 3 Dell que tiveramos que encontrar o firmware específico da placa wireless, veja solução aqui e 2 Emachines que apresentaram problemas com o brilho do monitor, usamos essa solução. Os trabalhos se encerraram as 20h, com apenas uma máquina não funcional.

Dia 13

As atividades foram iniciadas por volta das 14:30h com uma retomada da discussão que ocorreu no dia anterior, passando então por uma apresentação geral da distribuição Ubuntu e da interface Unity. Com cada participante utilizando o Ubuntu em sua própria máquina foram instalados os aplicativos Flash e Java, além da correção de alguns pequenos bugs em duas máquinas. Passamos então para a instalação do Gimp através da linha de comando.

Durante toda a tarde várias dúvidas foram levantadas e conversadas. A atividade se finalizou por volta das 18h com uma roda de avaliação de todos os presentes, tendo ficado clara a intenção de continuidade das formações em Software Livre por todos os presentes.

Fotos

Trecho 1.JPG Trecho 2.JPG Trecho 3.JPG Trecho 4.JPG

Lista de Participantes:

Marcelo
Jacque
Sandra
Felipe
Walter
Wel
Rogério
Mira
Tula
Grácia
Sérgio

Localização do Ponto Sede

Rua Rego Freitas n° 454, 9° andar, Centro, São Paulo - SP.

Produtos

Nesta oficina, por se tratar de sistema linux básico, os produtos foram a migração de 12 notebooks de windons 7 para Ubuntu 12.04 LTS.