Oficina 15 - EMEB Antônio Stella Moruzzi: mudanças entre as edições

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Sem resumo de edição
Linha 37: Linha 37:


== Localização do Ponto Sede ==
== Localização do Ponto Sede ==
==Links sobre Soft Livre e Educação==
http://sleducacional.org/


== Observações Importantes ==
== Observações Importantes ==

Edição das 15h40min de 28 de novembro de 2012

Sobre o Ponto

A EMEB Antonio Stella Moruzzi é uma escola do município de São Carlos que atende crianças do 1o ao 5o ano. A cerca de 2 anos recebeu da prefeitura 60 notebooks do porreto PROUCA (Projeto Uma Computador por Aluno) e mais uma estrutura de energia (estenções para tomadas), estrutura de rede sem fio e louza digital.

Cronograma

Em conjunto com as professoras que participaram dos trabalhos, foram definidos e 2 encontros de 5 horas para 2 grupos de professores, um de manhã e um à tarde. Esta divisão (2 grupos) foi feita afim de integrar as atividades ao cotidiano de trabalho da equipe pois não seria possível e nem interessante que as professoras se dedicassem à este estudo fora do horário de trabalho. Como uma parte se dedica à escola na parte da manhã e outra na parte da tarde dividimos assim. O corpo docente da escola se articulou para liberar as professoras de suas salas para se dedicar à formação.

Os encontros foram: Dias 06 e 13/11 de tarde e dias 13 e 20/11 de manhã.

Descrição da Oficina

Na primeira parte do trabalho foram apresentados a história do Linux e mais alguns aspectos da cultura e conhecimento livre. Na segunda parte do primeiro encontro começamos a desvendar o sistema Mandriva Mobo dos notbooks, iniciando pela interface gráfica, softwares disponíveis, criação de usuários e primeiras dificuldades encontradas.

No Segundo encontro nos dedicamos à personalização das máquinas, retomando o processo de criação e gestão de usuários, instalação e remoção de aplicativos, configuração de rede e solução dos problemas encontrados. Na segunda parte do dia experimentamos alguns softwares que as professoras demonstraram interesse como Gcompris, estellarium, Kturtle, Mebcam, cheese e Pigin.

O sistema Mobo é satisfatório, trás de cara soluções interessantes mas também alguns problemas recorrentes que carecem de cuidado para que não se tornem problemas que inviabilizem o uso do equipamento.

A ausência da Equipe que introduziu os computadores na escola me pareceu o maio defeito do programa, muito poderia ser feito se estivessem mais próximos das escolas, no dia a dia mesmo, mas da maneira que foi, fica compreensivo o fato de estas máquinas terem ficado paradas em um armário por 2 anos

Fotos

Lista de Participantes:

Adriana Souza

Eliane Carrari

Fernanda Arruda

Fernanda Lumini

Márcia Calin

Vivian do Carmo

Localização do Ponto Sede

Links sobre Soft Livre e Educação

http://sleducacional.org/

Observações Importantes

Estamos tento muitos problemas com a restauração das configurações do sistema Mandriva Mobo. É frequente o sumiço do painel de aplicativos ou mesmo os icones deste painel e não há cristo nem maomé que de jeito nisso. Precisamos da iso para restaurar o sistema do zero.

Procurar solução livre para a lousa digital. O soft que administra ela no ruindows chama-se HetchBoard o mesmo nome da lousa.

Produtos