Oficina 16 - Cia Bola de Meia

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

Sobre o Ponto

A Cia Cultural Bola de Meia, é uma organização civil de direito privado, sem fins lucrativos, qualificada pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da sociedade civil de interesse público), fundada em 1989 na cidade de São José dos Campos, Vale do Paraíba Paulista. Tem por principal missão, pesquisa, transmissão e circulação da Cultura Popular Brasileira, Tradição oral e Cultura da Infância.” Lá são desenvolvidos materiais didáticos para crianças que fazem referência a cultura, e também produzem música infantil com intuito de potencilizar as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento infantil. A casa em que estão situados funciona como espaço de encontros e atividades entre essas crianças e grupos de adolecentes que aprendem a desenvolver material gráfico e áudio, ambos utilizados nas produções do espaço. Existem demandas relacionadas a produção de áudio, gráfico, vídeo, desenvolvimento e filosofia livre.

Cronograma

27/10/2012

08:30 - Chegada no ponto de Cultura Bola de Meia

09:30h - Apresentação do ponto e ações de Instalação do Ubuntu nos três computadores do ponto e discussão sobre Software Livre

12:00 - Apresentação dos participantes, expectativas sobre a oficina e alinhamento de produção

12:30 - Almoço

13:30 - Oficina vídeo (Questões práticas do funcionamento do Software Livre Kdenlive, definição de equipes de edição e decupagem)

17:00 - Fechamento do primeiro dia com instalação de ubuntu em dois computadores de participantes e fechamento de projeto gráfico


28/10/2012

09:00 - Oficina de Vídeo (cada participante começou a editar a partir do conteúdo definido em grupo)

12:00 - Almoço

14:00 - Finalização dos vídeos (efeitos, transições, tipografia)

17:00 - Fechamento da oficina com apresentação dos vídeos produzidos

Descrição da Oficina

Oficineira: Sília Moan da Silva


Conteúdos:

27/10/2012

- Apresentação dos dos participantes e relatos sobre a experiência de cada um com SOftwares Livres e expectativas em relação a oficina. A equipe do Ponto de Cultura Bola de Meia relatou como foram as oficinas passadas de Software e discutimos sobre a importência do estudo organizado desses softwares e participação das comunidades. O espaço desenvolve muitos trabalhos na área de áudio e gráfico, mas com softwares proprietários.

- Introdução a formatos de documentação livre, e apresentação da Wiki do Pontão Nós Digitais; - Roda de conversa sobre Software Livre e apresentação do documentário Revolution OS; - Apresentação das ferramentas de comunicação do Kdenlive, como Fórum e lista;

- Instalação do Ubuntu 12.04 em três computadores do Bola de Meia. Apresentação de recursos básicos como o Gerenciador de programas, Gerenciador de Pacotes e Terminal. Instalação do Kdenlive, Gimp, Krita e Inkscape Explicação sobre o Terminal, linguagem e comandos básicos para instalação para a equipe do Ponto de Cultura.


28/10/2012

- Definição de Equipes de edição e processo de decupagem, contemplando a apresentação das seguintes ferramentas do Software Kdenlive: Árvore de projetos, Monitor de projeto, clipes e gravação; Clipes de título, cor, áudio e vídeo; Decoupagem dos clipes; Timeline; Efeitos de transição, de vídeo e de áudio; Captura via cabo firewire direto no kdenlive; Captura de Tela para elaborar tutoriais; Renderização. Dicas gerais: sempre salvar, não carregar muito para não travar, etc.

- Apresentação de referências para edição de vídeo, relacionadas a tipografia e instalação de tipos no sitema operacional Ubuntu, paleta de cores e introdução do Gimp para desenvolver paletas a partir de frames do vídeo; - Como utilizar a trilha sonora, efeitos de trilha e finalização do vídeo.

- Apresentação dos vídeos e fechamento da oficina com contato contínuado após termino da oficina, a distância

Fotos

Fotos

==

Oficina2.jpg

Lista de Participantes:

Beatriz Borrego

Celso Henrique Gonçalves

Debora Pimentel

Jacqueline Baumgratz

Silvia Tereza de Araujo

Rafael Raico

Roberval Rodolfo de Oliveira

Almir Rogério Luz

Localização do Ponto Sede

Rua Porto Príncipe nº 40 - Vila Rubi - São José dos Campos/SP


Tel. (12) 3941-9723 - ciabolademeia@ciabolademeia.org.br

Produtos

http://wtrns.fr/FY1NDNos5FmemQM


http://wtrns.fr/FY1NDNos5FmemQM


http://wtrns.fr/IhhwrZpw52nIxtU