Oficina 18 - Ilú Obá di Min

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

Sobre o Ponto

Ilú obá di Min

O Ilú obá di Min atua nos eixos da educação, cultura e arte negra. É uma entidade feminina sem fins lucrativos, surgiu ao longo de vinte anos de pesquisa-ação desenvolvidas com variados grupos sociais tendo como base, as culturas de matriz africana e afro-brasileira.

O objetivo da entidade é preservar e divulgar a cultura negra no Brasil, mantendo diálogo cultural constante com o continente africano através dos instrumentos, dos cânticos, dos toques e da corporeidade, além de abrir novos espaços, de maneira lúdica e responsável, visando o fortalecimento individual e coletivo das mulheres na sociedade.

Cronograma

11/12/2012

12h - Chegada no Ilú obá di Min e apresentação do espaço

13h - Início oficina vídeo (Apresentação de referências para que os participantes possam utilizar durante a produção dos vídeos na oficina)

14:30 - Apresentação do conteúdo a ser editado pelos participantes: são cenas de atividades do próprio espaço

15:00 - Apresentação do Software Livre e didática do software. Participantes iniciaram a edição do vídeo desejado.

18:00 - Finalização da oficina com cenas decupadas e projeto salvo

12/12/2012

12:000 - Chegada no espaço

13:00 - In[icio da oficina

18h - Finalização dos vídeos

Descrição da Oficina

Oficineira: Sília Moan da Silva

Apoio e registro:Sília Moan

Conteúdos:

11/12/2012

- Apresentação do Ilú Oba di Min. A equipe do Ponto relatou as experiências com Software Livre e apresentou as máquinas do espaço. Uma das máquinas tinha a versão 10.04 do Ubuntu, mas está sem conexão para que a atualização seja feita.

- A oficineira iniciou as atividades apresentando os recursos básicos como o Gerenciador de programas, Gerenciador de Pacotes e Terminal. Instalação do Kdenlive, Gimp, Krita e Inkscape Explicação sobre o Terminal, linguagem e comandos básicos para instalação para os dois participantes da oficina. - Em seguida apresentou os formatos de documentação livre e a Wiki do Pontão Nós Digitais; - Abordagem do Software Livre a partir da filosofia e apresentação do documentário Revolution OS; - Apresentação das ferramentas de comunicação do Kdenlive, como Fórum e lista; - Apresentação das cenas dos participantes que foram editadas e definição dos processo de decupagem, contemplando a apresentação das seguintes ferramentas do Software Kdenlive: Árvore de projetos, Monitor de projeto, clipes e gravação; Clipes de título, cor, áudio e vídeo; Decoupagem dos clipes; Timeline; Efeitos de transição, de vídeo e de áudio; Captura via cabo firewire direto no kdenlive; Captura de Tela para elaborar tutoriais; Renderização. Dicas gerais: sempre salvar, não carregar muito para não travar, etc.


12/12/2012

- Finalização dod vídeo e conversa sobre como utilizar a trilha sonora, efeitos de trilha e finalização.

Fotos

Lista de Participantes:

Dedê Paiva Rogério


Localização do Ponto Sede

Alameda Eduardo Prado, 342- Santa Cecilia São Paulo, SP Telefone: (11) 3222-5566 CEP 13061-350 Email: iluobademin@yahoo.com.br

  • Ponto sede: Ilú Obá di Min


Produtos