Oficina 19 - 2° Trecho 2.8

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre o Ponto

Trecho 2.8

O Trecho 2.8 é um projeto social sem fins lucrativos, para adultos em situação de alta vulnerabilidade social.

O projeto contribui para que um grupo de adultos situação de alta vulnerabilidade social sejam reconhecidas como seres de criação (e não apenas capazes de executar trabalhos braçais repetitivos); utilizem-se da fotografia como meio de comunicação de suas ideias e expressão subjetiva;construam um olhar fotográfico próprio; desloquem-se de estigmas aviltantes;tenham direito à comunicação, independente de sua origem, gênero, condição social ou outras condicionantes;conheçam lugares e pessoas ligadas à arte e se envolvam coletivamente numa possibilidade de geração de renda a partir da fotografia.

Site: [1]


Cronograma

14/02/2013


14:30h -Atualização da versão do GIMP presente nos computadores do projeto

15:30h - Início oficina de Manipulação de Imagem (Abordagem sobre Software Livre e história da Manipulação de imagem a patir de artistas como Man Ray e outros Dadaístas)

17h - pausa para lanche

17:30h - Participantes retornaram para os computadores com intuito de explorar conceitos trabalhados durante a oficina, como ferramentas de seleção e cores em fotografias

15/02/2013

14:30h - Instalação de Plugins nos computadores

15:30h - Revisão do conteúdo trabalhado no dia anterior

17h - Cada participante selecionou suas imagens para aplicar efeitos e criar camadas com elas

18h - Termino

Descrição da Oficina

Oficineira: Sília Moan da Silva

Apoio e registro: Sília Moan

Conteúdos:


14/02/2013

- Atualização de software instalado nos computadores e conversas com os participantes que chegaram aos poucos para entender o objetivo de cada um. A equipe do Projeto Trecho 2.8 relatou os caminhos que percorridos nas produções fotograficas e como é importante a formação livre em manipulação de imagems para que os participantes possam começas a editar suas próprias fotografias. O espaço já tem Software Livre nos computadores.

- Apresentação da filosofia do Software Livre e desenvolvimento do GIMP.Imersão no Software GIMP e demosntração do painel de ferramentas como ferramentas de seleção e também manipulação de cores em determinadas áreas da fotografia. Em seguida os participantes aplicaram modificações no banco de imagens levado pela oficineira.

- Introdução a plugin GMIC

15/02/2013

- Intalação do plugin GMIC nos computadores - Revisão do conteúdo trabalho no dia anterior; - Apresentação do restante das ferramentas do painel de ferramentas, como ferramenta de texto e noções de redimensionamento de imagem; - Noções de camada no Software GIMP: - Cada partipante utilizou suas fotografias para aplicar efeitos de camada e tratar as cores.

Fotos

Trecho.jpg

Lista de Participantes:

  • Mari Lopes Cordeiro
  • Grácia Lopes Lima
  • Odair Lopes de Lima
  • Sandra Mara de Oliveira
  • Alessandro Kusuki
  • Rogério Ribeiro de Mello
  • Tula Pilar Ferreira
  • Alessandro Daniel Martins
  • Donizete Soares

Localização do Ponto Sede

  • Local: rua Rego Freitas, 454, Centro, São Paulo - SP.
  • Ponto sede: Trecho 2.8