Oficina 22 - Ibaô: mudanças entre as edições

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Linha 69: Linha 69:


== Fotos ==
== Fotos ==
[[Imagem:ibao.jpg]]
[[Imagem:ibao.jpg|500px]]


[[Imagem:ibao2.jpg]]
[[Imagem:ibao2.jpg|500px]]


== Lista de Participantes: ==
== Lista de Participantes: ==

Edição das 10h33min de 20 de março de 2013

Sobre o Ponto

Ponto de Cultura e Memória Ibaô

Os integrantes do Pontos de Cultura e Memória Ibaô se definem como um coletivo que vivencia a preservação e memória da Capoeira e do Patrimônio Cultural de Matriz Africana, difundidos e pertencentes pela comunidade, há mais de 30 anos.

O objetivo é fortalecer, dar continuidade e disseminar as raízes da nossa cultura, por meio de práticas educativas e artísticas que visam à formação da cidadania, das relações étnicas e da identidade cultural brasileira na sociedade contemporânea. Lá são oferecidas atividades abertas ao público que interagem múltiplas linguagens, formas e expressões: oficinas culturais; rodas de Capoeira e de danças tradicionais; grupos de leitura e estudos; encontros, palestras, workshops e seminários; produção artística e ensaios; visitas monitoradas; produção audiovisual e cultura digital; exposição, conservação e manutenção de acervo.

Em síntese o IBAÔ se propõe a criar, unir e multiplicar as ações em rede, por meio de parcerias com outras comunidades, grupos e instituições que compartilham da diversidade cultural, colaborando com o desenvolvimento pessoal e coletivo, por meio de propostas e iniciativas de salvaguarda e memória

Cronograma

08/03/2013

15h - Chegada no Ponto de Cultura e Memória Ibaô

15:30h - Apresentação do ponto e ações de Instalação do Ubuntu 12.04 em 7 máquinas no espaço


09/03/2013

10h - Início oficina vídeo (Abordagem sobre Software Livre e desenvolvimento do Software Kdenlive)

12h - Almoço

14h - Oficina vídeo (Questões práticas do funcionamento do Software Livre Kdenlive, definição de equipes de edição e decupagem). Também aconteceu a apresentação das cenas que editamos, que são relacionadas a ações de Capoeira do Ponto de Cultura e Memória Ibaô


23/10/2012

10h - Início oficina vídeo (Apresentação de Referências para que os participantes possam integrar novos espaços, como Estúdio Livre e Metareciclagem, após o termino da oficina)

10:30h - Todos utilizaram os computadores escolhidos no dia anterior para continuar o processo de edição enquanto a oficineira instalou ubuntu 12.04 em mais 7 computadores pessoais

12h - Almoço

14h - Oficina vídeo (Finalização dos vídeos)

Descrição da Oficina

Oficineira: Sília Moan da Silva

Apoio e registro:Sília Moan, Alessandra Ribeiro e David Rosa

Conteúdos:

08/03/2013

- Apresentação do Ponto de Cultura e Memória Ibaô. A equipe do Ponto relatou os caminhos que foram percorridos nas produções do Ponto e como é importante a questão da formação livre na área audiovisual, pois eles muitas imagens capturadas que necessitam de edição. O espaço já teve momentos com Software Livre no passado, mas até a oficina estavam utilizando software proprietário nos computadores administrativos e fedora nos computadores do laboratório do Ponto.

- Instalação do Ubuntu 12.04 em sete computadores do Ibaô. Apresentação de recursos básicos como o Gerenciador de programas, Gerenciador de Pacotes e Terminal. Instalação do Kdenlive, Gimp, Krita e Inkscape Explicação sobre o Terminal, linguagem e comandos básicos para instalação para Alessandra Ribeiro.

09/03/2013

- Introdução a formatos de documentação livre, e apresentação da Wiki do Pontão Nós Digitais; - Roda de conversa sobre Software Livre e apresentação do documentário Revolution OS; - Apresentação das ferramentas de comunicação do Kdenlive, como Fórum e lista; - Definição de Equipes de edição e processo de decupagem, contemplando a apresentação das seguintes ferramentas do Software Kdenlive: Árvore de projetos, Monitor de projeto, clipes e gravação; Clipes de título, cor, áudio e vídeo; Decoupagem dos clipes; Timeline; Efeitos de transição, de vídeo e de áudio; Captura via cabo firewire direto no kdenlive; Captura de Tela para elaborar tutoriais; Renderização. Dicas gerais: sempre salvar, não carregar muito para não travar, etc.


10/03/2013

- Apresentação de listas de discussão e sites com tutoriais para que os participantes pudessem tirar dúvidas e se inserir nas comunidades livres após a oficina. Foi feita uma fala sobre a Metareciclagem e o Estúdio Livre.

- Finalização dos víeos e conversa sobre como utilizar a trilha sonora, efeitos de trilha e finalização do vídeo.

Fotos

Ibao.jpg

Ibao2.jpg

Lista de Participantes:

Localização do Ponto Sede

Rua Ema, nº 170 - Vila Padre Manoel da Nóbrega Campinas, SP CEP 13061-350 Fones: (19) 3342-5911 / 3342-5912 E-mail: pculturaibao@gmail.com

  • Ponto sede: Ibaô Ponto de Cultura e Memória


Produtos