Oficina 24 - Ibaô

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 12h31min de 30 de abril de 2013 por Chicosimoes (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Ponto de Cultura e Memória Ibaô

Os integrantes do Pontos de Cultura e Memória Ibaô se definem como um coletivo que vivencia a preservação e memória da Capoeira e do Patrimônio Cultural de Matriz Africana, difundidos e pertencentes pela comunidade, há mais de 30 anos.

O objetivo é fortalecer, dar continuidade e disseminar as raízes da nossa cultura, por meio de práticas educativas e artísticas que visam à formação da cidadania, das relações étnicas e da identidade cultural brasileira na sociedade contemporânea. Lá são oferecidas atividades abertas ao público que interagem múltiplas linguagens, formas e expressões: oficinas culturais; rodas de Capoeira e de danças tradicionais; grupos de leitura e estudos; encontros, palestras, workshops e seminários; produção artística e ensaios; visitas monitoradas; produção audiovisual e cultura digital; exposição, conservação e manutenção de acervo.

Em síntese o IBAÔ se propõe a criar, unir e multiplicar as ações em rede, por meio de parcerias com outras comunidades, grupos e instituições que compartilham da diversidade cultural, colaborando com o desenvolvimento pessoal e coletivo, por meio de propostas e iniciativas de salvaguarda e memória.

Cronograma

Dia 27, chegada no Ponto às 15hs.

  • Primeira parte de apresentações,
  • pequena contextualização sobre linux e cultura livre;
  • Conversamos sobre as qualidades dos equipamentos e montamos um sistema de som;
  • Tratamos sobre áudio analógico e seu caminho até o computador;
  • Fizemos algumas gravações;

Dia 28, Áudio Digital e edição multi-pista.

  • 10hs - primeira parte de gravação e edição multi-pista;
  • exercício prático de edição (mão na massa);
  • fechamento da mixagem e exportação de áudio;

Descrição da Oficina

Facilitador: Chico Simões

Apoio e registro:Chico Simões, Alessandra Gama e David Rosa

Abordamos primeiramente os conceitos mitos do Software Livre, como nasceu e como se desenvolve. Em seguida abordamos o áudio do ponto de vista dos equipamentos que eles dispunham no ponto, que por sinal, são um excelente parque equipamentos, capaz de atender com muita qualidade as necessidades do Ponto. Iniciamos uma montagem de um sistema demonstrando suas qualidades e funcionalidades, esclarecendo o caminho do som deste a fonte sonora, passando por todo o sistema, adentrando o computador (áudio digital) até retornar ao ambiente e nossos ouvidos.

Posteriormente, gravamos alguns trechos desbravando e se descontraindo com a experiência de produzir os primeiros registros. (embora tenham adquirido os equipamentos há alguns anos, não tinham colocado para gravar)

No outro dia, abordamos o processo de gravação e mixagem de uma música de maneira a experimentar e esclarecer as etapas e processos de produção de uma música. Primeiro foi feita as gravações e demonstração dos processos pelo facilitador, em uma segunda etapa os presentes refizeram as etapas individualmente.

Fechamos com a colocação das vozes exportando uma música gravada e mixada inteiramente durante a oficina.

Fotos

Ibao audio1.JPG Ibao-audio2.JPG Ibao-audio3.JPG Ibao-audio4.JPG

Lista de Participantes:

David Souza Rosa

Alessandra Gama

Adriele Oliveira

Jéssica Jacinto

Ariel Machado

José Guilhereme

Fabrizio Fici

Localização do Ponto Sede

Rua Ema, nº 170 - Vila Padre Manoel da Nóbrega Campinas, SP CEP 13061-350 Fones: (19) 3342-5911 / 3342-5912 E-mail: pculturaibao@gmail.com

  • Ponto sede: Ibaô Ponto de Cultura e Memória


Produtos

http://www.freesound.org/people/baoibao/sounds/186912/