Oficina 30 - Teia Paulista

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

Teia Paulista 2013

A TEIA SP 2013 é um encontro que reúne a diversidade cultural do Estado de São Paulo, com a participação de aproximadamente 700 Pontos de Cultura conveniados com as Redes do MinC, a Rede Estadual e as Redes Municipais, no período de 08 à 11 de agosto de 2013, na Capital do Estado de São Paulo.

Os objetivos são a troca de saberes e fazeres, reunindo representantes e integrantes dos Pontos de Cultura em uma grande comunhão, além do fortalecimento dos Marcos Legais do Programa Cultura Viva e das políticas públicas de cultura, o fomento das redes de relacionamento e a articulação institucional entre os Pontos, sociedade e governos.

Cronograma

09 de Agosto

10:00

  • Primeira parte de apresentações,
  • pequena contextualização sobre linux e cultura livre;
  • Cada participante apresentou o material que seria editado;

Dia 10 de Agosto

13:00

  • Apresentação de referências da oficineira de vídeo;
  • exercício prático de edição (mão na massa);
  • fechamento da oficina;

17:00

  • Apresentação do programa, suas principais janelas e funções;
  • Conhecendo formas de samplear músicas;
  • Edição, mixagem e finalização das track's;
  • Finalização da oficina;

Descrição da Oficina

Facilitador:

            Sília Moan
            Teddy Paçoca
  • Apoio e registro: Maithe Bartolini e Daniel Marostegan

09 de Agosto Introdução a formatos de documentação livre, e apresentação da Wiki do Pontão Nós Digitais; - Roda de conversa sobre Software Livre e apresentação do documentário Revolution OS; - Apresentação das ferramentas de comunicação do Kdenlive, como Fórum e lista; - apresentação das filmagens realizadas pelos participantes;

10 de Agosto Definição de Equipes de edição e processo de decupagem, contemplando a apresentação das seguintes ferramentas do Software Kdenlive: Árvore de projetos, Monitor de projeto, clipes e gravação; Clipes de título, cor, áudio e vídeo; Decoupagem dos clipes; Timeline; Efeitos de transição, de vídeo e de áudio; Captura via cabo firewire direto no kdenlive; Captura de Tela para elaborar tutoriais; Renderização. Dicas gerais: sempre salvar, não carregar muito para não travar, etc - Apresentação de listas de discussão e sites com tutoriais para que os participantes pudessem tirar dúvidas e se inserir nas comunidades livres após a oficina. Foi feita uma fala sobre a Metareciclagem e o Estúdio Livre. - Conversa sobre como utilizar a trilha sonora, efeitos de trilha e finalização do vídeo.

10 de Agosto - Oficina de áudio Iniciamos com a apresentação do software LMMS, um sintetizador e sequenciador de batidas e arranjos open-source, criado para facilitar a criação de músicas eletrônicas e derivadas; Os oficinates puderam conhecer melhor o q é "sample" e de como utilizar esse recurso, de forma livre, dentro do programa; Passando por adicionar efeitos necessários ou não em cada instrumento, aprendendo a forma de se utilizar alguns efeitos básicos, conhecendo o modo MIDI de edição; Partindo para a mixagem, direcionando cada instrumento em um canal da mesa virtual de som, ajustando volumes; Finalizamos com a edição linear, finalmente sequenciando as músicas, dando em cada uma o seu "toque final".

Fotos

Teia1.jpg Teia2.jpg

DSC06290.JPG DSC06292.JPG

Lista de Participantes:

Maria Aparecida do Nascimento Santos

Margareth Gondim

Clerisson Teddy Santos

Luana Machado Saraiva

Karina Pazzini

Cleber Rocha Chiquinho

Ana Claudia Fortunato

Celia de Fatima Carvalho

Jailton Evangelista

Lista de participantes no áudio

Raul Luis

Wilken Sanches

Cacau Silva

Dj TR

Localização do Ponto Sede

Avenida São João, 473 - Centro

São Paulo, SP CEP 01035-000 Fones: (11) 3331-8399

  • Ponto sede: Galeria Olido


Produtos