Oficina 36 - Quilombo da Poça: mudanças entre as edições

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Linha 81: Linha 81:


==Localização do Ponto Sede==
==Localização do Ponto Sede==
Bairro Poça, SM, km 4, Poça, Eldorado, São Paulo
Bairro Poça, SM, km 4, Poça, Eldorado, São Paulo
CEP 11960-000
CEP 11960-000
Ponto sede: Quilombo da Poça
Ponto sede: Quilombo da Poça



Edição das 10h35min de 13 de novembro de 2014



Quilombo da Poça

Quilombo da Poça Os moradores do Quilombo da Poça são quilombolas que preservam a memória trazida pelos seus antepassados para Eldorado/Jacupiranga, no Vale do Ribeira, estado de São Paulo. Os diversos bairros rurais negros existentes hoje na região do Vale do Ribeira formaram-se pela libertação ou simples abandono de cativos após a decadência da atividade mineradora, ou pela fixação de escravos em situação de fuga.

Escutamos muitas histórias sobre os ancestrais que idealizaram o quilombo e ocuparam essas terras. Além de muitas lendas de encantados que norteiam a questão da mineradora, como a Mãe d 'Ouro. O curioso é que como elas desenham a formação do quilombo e retratam a sua história, fazendo um papel semelhante ao de um mito de origem que estrutura a identidade quilombola do Quilombo da Poça.

Esses ancestrais deixaram a herança do conhecimento do plantio Lá eles cultivam banana, feijão e outros plantações para consumo próprio. Existem 41 famílias de quilombolas e 37 de "terceiros", que são fazendeiros que ocuparam as terras e usam agrotoxico em seus plantios, ocasionando a contaminação das plantações dos quilombolas, que não podem consumir o que cultivam após a pulverização do veneno nas lavouras. O Quilombo tem um telecentro, com computadores levados pela rede de mocambos.


Cronograma

07/11/2014

10:30h - Chegada no Quilombo da Poça

11:30h - Apresentação da oficina, ínicio com roda de apresentação dos participantes e discussão sobre identidade, identidade cultural e tradição

13:00h – Após a troca de referências os participantes da oficina mapearam e classificaram os símbolos que fortalecem a tradição do Quilombo da Poça. Alguns símbolos mapeados possíveis de iconização: igualdade entre os quilombolas, poça, alimentos que alimentam a tradição como lagarto, macaco bugio e banana e passaros. Os participantes também mapearam lendas que seus avós contavam.

14:30 - Os participantes deram inicio aos desenhos a partir do estabelecimento de relação entre imagens mapeadas e imagens possíveis de representam o que os quilombolas trouxeram como símbologia representativa do Quilombo da Poça.

19:30 – Fechamento da oficina com apresentação de cada ilustração produzida.

08/11/2014

09h -Ínicio da oficina com a apresentação do software inkscape e gimp e como utilizar o scanner do Quilombo. Todos ajudaram a scannear as imagens.

10:00- No Gimp foi apresentado ttratamento e visualização de imagens, modos de cor, técnicas de seleção e colorização, uso de layers,aplicação de blends, retoque de ilustração e correção através da aplicação de preenchimento.

13:00 - Almoço

14:00 - Vetorização das ícones no inkscape: foi tratada a diferença entre imagem vetorial e bitmap, como rasterizar, colorir, utilizar os layers e filtros. Construção da paleta de cores juntos com os participantes, no Inkscape, a partir de fotografia tirada do quilombo: o verde e o marrom são as cores predominantes

18:00 – Finalização da oficina com criação de material gráfico que reúne todos os ícones criados e suas descrições. Os participarem também exportaram cada ícone em png, para que possam utilizar as imagens em peças gráficas.

Descrição da Oficina

Oficineira: Sília Moan da Silva

Apoio e registro: Sília Moan

Conteúdos:

07/11/2014

- Apresentação do Quilombo da Poça. O quilombo vive do plantio da banana e cada casa também tem seu cultivo e criação de galinhas. Além do quilombo ser apresentado, a oficineira Sília Moan também apresentou o pontão Nos Digitais e falou sobre formatos de documentação livre, e apresentação da Wiki do Pontão Nós Digitais;

- Roda de conversa sobre o que é identidade, identidade cultural e tradição: cada participante apresentou o que a palavra identidade significava na sua vida, e qual a importância da tradição para continuidade da cultura quilombola do Quilombo do Poça;

- Apresentação de referências de matriz africana e mapeamento de símbolos que representam a tradição do Quilombo da Poça;

- Classificação das imagens trazidas pelos participantes e noções de ilustração para que os participantes fizessem os desenhos. O dia foi fechado com os participantes finalizando a mão as ilustrações.

08/11/2014

- Scaneamento das imagens;

- Construção de lettering do Quilombo da Poça Inkscape;

- Tratamento de cor, no Gimp, dos ícones criados. Os desenhos foram todos feitos a mão, com uso de lápis e caneta.

- Vetorização dos ícones com uso de ferramentas como seta, editor de nós, elementos gráficos, cores, alinhamento, filtros e malha gráfica. Construção da paleta de cores juntos com os participantes. Criação de layout que reune todos os ícones produzidos.

Fotos

Poc51.JPG Poca2.JPG Poca3.JPG Poca4.JPG

Lista de Participantes:

Localização do Ponto Sede

Bairro Poça, SM, km 4, Poça, Eldorado, São Paulo

CEP 11960-000

Ponto sede: Quilombo da Poça

Produtos

Produto1.png Produto2.png Produto3.png Produto4.png