Oficina 3 - Escola da Rua

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 22h26min de 16 de maio de 2012 por Banto Palmarino (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Oficina escola da rua.jpg

DIA 14

Os trabalhos começaram na segunda pela manhã com um já tradicional atrasinho.

Estiveram presentes nesta primeira manhã, Gabriela Marques (organizadora da formação por parte do Ponto), Gustavo, Fabiano, Otho e Wagner. Num primeiro momento o assunto foi fazer uma instalação em uma máquina, conhecer o ambiente gráfico, instalar e desinstalar programas e sobre as compatibilidades de formatos entre softs livres e proprietários.

DIA 15

No segundo dia somou-se ao bando, Chico que chegou na função de cobertura do evento.

Neste dia, pela manhã conhecemos as interfaces Gráficas KDE, Gnome, o Gnome3, o LXDE e o Unity.

Na sequência abordamos o Inkskape: como baixar OpenClipArt, formatar fotos em outras molduras (clip), vetorizar imavens bitmap.

DIA 16

Neste dia pela manha atualizamos os participantas que não tinham praticado na máquina o que tinha sido trabalhado no dia anterior. Aprofundamos o trabalho no Inkscape produzindo um cartaz da aula de dança afro que a Gabriela da no espaço do ponto.

Na parte da tarde somou-se ao bando a Anita, estagiária de comunicação que começou a trabalhar no ponto. Assistimos os vídeos:O que é software livre? e A História do Linux: Comemorando 20 Anos do Sistema Operacional Linux aprendemos a instalar e desinstalar no GNU/Linux Ubuntu e uma passada rápida no Kdenlive, Imagination, GIMP e Audacity.


produtos e processos

  • Instalação do Ubuntu 12.04 (1 desktop, 1 laptop e 1 netbook)
  • Instalação dos pacotes kdenlive, gimp, inkscape, scribus, tuxpaint, imagination, kubuntu, lxde, gnome classic, darktable, Muan
  • Instalação de fontes, acessando o site dafont.com e comentando google-fonts
  • ferramentas básicas


Cartaz feito durante a oficina

Dancaafro.jpg