Oficina 5 - ANGAA

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 19h23min de 6 de junho de 2012 por Chicosimoes (discussão | contribs) (→‎Lista de Participantes)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre os Pontos Participantes

Fundação ANGAA

Essa oficina ocorreu concomitantemente ao Encontrão HiperTropical da Metareciclagem.

E contou com a participação de estudantes da ETEC de Ubatuba

Sobre o Encontro HiperTropical:

Dados para o Encontro:

Lugares para ir


Data: 25, 26 e 27 de Maio de 2012

Cronograma

Sexta 25/05: Manhã - reconhecimento da fundação ANGAA, estrutura energia, testar link 3G Tarde - Sistema Linux na ETEC Ubatuba

Sábado 26/05 Tarde até noite Instalada na fundação misturado com Encontro Hipertropical da Metareciclagem

Domingo 27/05 manhã livre para conhecer e registrar a cidade de Ubatuba tarde desconferencia sobre as experiências vividas no processo


Lista de Participantes

  • 60 alunos dos módulos I e II da ETEC Ubatuba;
  • 3 professores da unidade;
  • Cerca de 25 participantes pelo encontro Hipertropical

Galeria de Imagens

Descrição da Oficina

Pela manhã visitamos a fundação para conhecer a estrutura que vai abrigar o Encontro. Espaço muito bom e com uma privilegiada proximidade da mata da serra do mar. Quisques com arquiterura sustentavel estrutura para rango, livros e alguns micros parados. Testamos o roteador com um link 3g que o Encontro viabilizou para o ANGAA. Sucesso total!!!

Na parte da tarde fomos para a ETEC-Ubatuba, intituição que abriu um espaço no seu curso para tratarmos de Linux, Cultura Aberta e etc. Uma mega estrutura com uma turma de 60 alunos num grande auditório.

Inicialmente Felipe Fonseca, articulador da confluência ANGAA! + ETEC + Nós Digitais apresentou a Metareciclagem, um pouco de sua tragetória e itenções, além de convidar todos para somar no Encontrão. Em seguida Felipe Cabral e Chico Simões apresentaram as Oficinas Abertas e o Nós Digitais ao mais de 60 participantes.

Apresentamos brevemente o GNU/Linux e partimos para a instalção de Distros variadas nas quase 30 máquinas disponibilisadas pela ETEC e também em diversos laptops e netbooks dos alunos. Um processo intenso de troca de informações e esperiências.

Vale salientar o perfio dos estudantes de Técnicos em Informática como disceminadores e fortalecedores da comunidade de softwares livres. Foram extremamente interessados e ativos durante o processo.

No Sábado as atividades se deslocaram para a Fundação Alavanca se misturando com o bando de metarecicleros. Os alunos da ETEC articularam transporte com parceiros locais e compareceram com cerca de 30 alunos que replicaram as instalações nos computadores da Fundação.

Outro grupo continuou aperfeissuando suas máquinas pessoais, instalando aplicativos e tirando dúvidas sobre os processos. Os equipamentos de registro fotográfico e de vídeo da oficina circularam nas mãos dos alunos da ETEC que fizeram, por sua vez, o registro fotográfico e de vídeo, inclusive captando entrevistas com os participantes.

Outro ponto importante foi a mistura com ações que ocorriam por conta do encontrão como escuta de frequencias de Rádio, produção de sensores, animações stop-motion, programação de Arduino, interação com o projeto Nuvem e etc...

A noite terminou com uma conversa em roda onde todos espreçaram suas questões, versaram sobre o que vivenciaram e articularam sobre o futuro. Parcerias, continuidade e intenções.

Domingo pela manhã saímos em bicicletas alugadas e percorremos 36km de ciclovias em Ubatuba coletando informações de GPS e inspirações da natureza. De noite, volta pra casa...


produtos

Cerca de 40 máquinas com cerca de 8 Distros diferentes instaladas além de muitas mentes esclarecidas e, consequentemente, libertadas!