Oficinas em elaboração

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 15h42min de 29 de janeiro de 2020 por Daniel (discussão | contribs) (4. OFICINA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS)

2. OFICINA DE CARPINTARIA

- Objetivos: Identificar mestres carpinteiros na região e construir uma cobertura com execução de tesoura. Tal cobertura será locada ao lado da quadra e se destina ao uso coletivo dos moradores de Igatu, servindo como espaço para os grupos de capoeira e outros grupos esportivos e culturais. Demanda apresentada pelos moradores e pelos construtores de Igatu. Informações a serem ainda coletadas junto ao grupo de Capoeira da Vila, projeto desenvolvido pela equipe do Canteiro;

- Período: Previsão para março de 2020.

- Quantidade de pessoas envolvidas: Um carpinteiro e cerca de oito construtores;

- Material necessário: Madeiramento para telhado aparelhado (terças, caibros e ripas), telhas cerâmicas, cimento, areia, brita, stain, parafusos, porcas, arruelas e pregos; Dimensionamento em andamento.

- Origem do material: Madeiramento, areia, cimento e brita - Prefeitura Municipal de Andaraí; Demais materiais - Canteiro Modelo de Conservação.

- Remuneração Oficineiros e ferramentas: Canteiro Modelo de Conservação.

3. OFICINA MÓDULO SANITÁRIO

Objetivos: Esta atividade pretende ao mesmo tempo a construção de um módulo sanitário para a área da quadra e o desenvolvimento de uma instalação hidro-sanitária modelo, contendo reservatório, banheiro e esgotamento sanitário, de forma a apontar uma solução para os problemas sanitários específicos espalhados por Igatu.

- Período: Previsão para abril de 2020.

- Quantidade de pessoas envolvidas: A ser discutido;

- Material necessário: Reservatório de 1.000L, tubos e conexões de água e esgoto, areia, cimento, blocos cerâmicos, pedras. A ser dimensionado.

- Origem do material: Prefeitura Municipal de Andaraí; - Remuneração construtores e ferramentas: Canteiro Modelo de Conservação;

4. OFICINA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

- Objetivos: Esta oficina de elétrica encontra-se em fase de planejamento, pois foi uma demanda que surgiu de conversas junto aos mestres da Vila. O objeto das instalações devem ser o espaço da cobertura construído na segunda oficina e o módulo sanitário.

- Período: Previsão para maio de 2020.

- Quantidade de pessoas envolvidas: A ser discutido;

- Material necessário: a ser definido; - Origem do material: a ser definido;

- Remuneração Construtores e Ferramentas: Canteiro Modelo de Conservação.

5. ESCORAMENTO E ESTABILIZAÇÃO DE RUÍNAS

- Objetivos: Estabilizar o pórtico da rua Sete de Setembro em função do risco de ruína do mesmo e do valor simbólico que representa para o sítio. Esta atividade pretende ao mesmo tempo que estabelecer um espaço de troca sobre conhecimentos no campo da conservação e preservação do patrimônio edificado, documentar as soluções implementadas de forma que possam ser replicadas em outras ruínas de Igatu. Demanda apresentada pela Prefeitura Municipal de Andaraí e pelos moradores de Igatu.

- Período: Previsão para junho de 2020.

- Quantidade de pessoas envolvidas: Dois construtores e dez estudantes;

- Material necessário: ainda a ser definido e dimensionado;

- Origem do material: Prefeitura Municipal de Andaraí;

- Equipamentos necessários: dos próprios mestres e do Canteiro da UFBA.

Voltar Canteiro