Ontologia: mudanças entre as edições

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
 
Linha 39: Linha 39:


== Bibliografia ==
== Bibliografia ==
* site do protege. manual de 2006. manual de 2011 de owl
* Páginas oficiais do protege. Especialmente a [http://protegewiki.stanford.edu/wiki/Protege4UserDocs documentação do protege 4], os itens "Getting Started", "Pizza in 10 minutes" e "A Practical Guide to Building OWL Ontologies using Protege 4 and CO-ODE Tools".
* Sobre RDF, OWL e dados linkados.
* Sobre RDF, OWL e dados linkados.
* Artigos sobre ontologias para governo (eletronico).
* Artigos sobre ontologias para governo (eletronico).

Edição atual tal como às 03h23min de 16 de outubro de 2013

Ontologia para coleta e difusão de informação e bens

Para um caso real, e que tenha uso, a ontologia está em confluência com o Edital 013/2013, Projeto de Cooperação Internacional BRA/12/018, são 4 consultorias cuja instituição executora é a SG/PR. O primeiro perfil objetiva "especificação de vocabulário e [aporte de conhecimento e tecnologias para] ferramentas assistidas que utilizam processamento de linguagem natural e análise de redes complexas para o conteúdo do portal da participação social". Deste, o primeiro item é "Documento com definição de vocabulário para os elementos do portal tanto para os atualmente disponíveis quanto estrutura para o planejamento de 12 meses de atividades, contendo códigos OWL para utilização de dados linkados ("linked data")".

Ainda não está em maos o planejamento dos 12 meses de atividades e os documentos que circularam não parecem definitivos. Assim, e de forma a contemplar propósitos acadêmicos, uma primeira ontologia, está sendo escrita com o Prof. Dr. Dilvan de Abreu Moreira e suporte da SG/PR. Esta ontologia se propõe a ser usada pelo portal federal de participacao social e a previsão é que trate de 1) elementos do portal de participação social; 2) elementos de participação social no governo; 3) elementos de organização civil.

Ontologias similares

Ontologias de interesse

foaf, dbpedia, freebase, bof(?), geonames(?), ontologias nacionais do governo federal.

Outros documentos

  • Vocabulário Controlado do Governo Eletrônico - VCGE, para ser usado no elemento assunto.categoria do padrao de metadados do governo eletronico (e-PMG).
  • Vocabulario Común de Participación Social - "crear un modelo de datos que representa la participación social, organizada por conceptos y sus relaciones y que se desarrollará, en su mayoría, en un entorno virtual, distribuido y abierto." O link tem diagramas, um arquivo owl, documentos descritivos de um processo já em andamento.

Feitos

Prévio: web protege da ontologia do corais e de um rascunho a ontologia proposta. Começo de artigo em inglês, com uma introdução com a bibliografia, com um resumo também.

Pronto: ontologia online, artigo com os propósitos da ontologia, históricos relevantes, contato com a comundiade (especialmente do corais), etc, como uma primeira contribuição para a ontologia que será efetivamente usada.

Posterior(?): endpoint SparQL para o psocial.sg.gov.br, apresentação/publicação do artigo, vínculos e desenvolvimentos com os órgãos e comunidades competentes, estabelecimento de ciclos de amadurecimento e outros aproveitamentos para o projeto de cooperação internacional 013/2013.

Bibliografia

  • Páginas oficiais do protege. Especialmente a documentação do protege 4, os itens "Getting Started", "Pizza in 10 minutes" e "A Practical Guide to Building OWL Ontologies using Protege 4 and CO-ODE Tools".
  • Sobre RDF, OWL e dados linkados.
  • Artigos sobre ontologias para governo (eletronico).