Ponto de Cultura "De Barro e Trança" - Prefeitura Municipal de Apiaí - Apiaí

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 16h10min de 27 de agosto de 2009 por Fernando (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Fonte:www.apiai.sp.gov.br

O Ponto de Cultura “De barro e Trança” fica na cidade de Apiaí. O principal objetivo é a continuidade do artesanato tradicional do Alto Vale do Ribeira, por isso oferece oficinas de cerâmica e trançado, com produtos da terra, sua técnica totalmente manual, para jovens adultos de todo o município e região. São oficinas itinerantes que acontecem com grupos interessados em aprender e melhorar suas técnicas, melhorando também a renda familiar. São avós que ensinam aos filhos, netos, sobrinhos e pessoas interessadas na arte, exemplos de mercado solidário.

Nos anos de 2007 o ponto realizou oficinas de fotografia e filmagem para jovens de baixa renda do município. Em 2008 e 2009 são cursos de informática (software proprietário) totalmente gratuitos, para que jovens e adultos possam ter condições iguais na inserção do mercado de trabalho.

O trabalho que o ponto desenvolve na área de inclusão digital no momento é através de aulas de computação devido a uma parceria com a CVAP (Comunidade Virtual de Apiaí), ONG que realiza trabalho de inclusão digital há 4 anos, sendo a grande maioria dos beneficiados moradores da zona rural por não possuírem computador e o acesso quase inexistente. Atualmente são 25 bolsistas do Ponto de Cultura, sendo que 15 já concluíram todo o curso básico, esperando o início de novos cursos. A CVAP fica localizada próximo a sede do ponto de Cultura de Barro e Trança.

Há demanda para oficinas de filmagem, elaboração de sites e artes digitais como: confecção de folders, panfletos, convites e informativos digitais.


Visite o Ponto de Cultura De Trança e Barro: www.apiai.sp.gov.br