Ponto de Cultura Caiçaras da Barra do Ribeira - Associação Jovens da Juréia (AJJ) - Iguape

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 14h56min de 27 de agosto de 2009 por Fernando (discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Fandango caicara.png

Os Caiçaras da Barra do Ribeira desenvolvem um importante e interessante trabalho relacionado ao tradicional fandango caiçara praticado há décadas pelas comunidades que vivem entre no litoral sul de São Paulo e norte do Paraná. Além disso, focam suas ações na valorização e reconhecimento da sua cultura através de ações voltadas principalmente a luta contra a expropriação de suas terras ancestrais quer seja pela especulação imobiliária, tão comum em todo o litoral brasileiro, quer seja pela transformação em Unidades de Conservação sem a discussão e participação democrática das populações locais.

Em relação a cultura digital, as coisas por lá andam paradas pela falta de apoio e orientação técnica. Apesar de possuírem recursos financeiros para aquisição do kit multimídia, ainda não o fizeram por desconhecer quais os caminhos seguir para tal fim! Contudo, existem conversas no sentido de formar uma parceria com o "Coletivo Digital" e a SERPRO para a instalação de um telecentro na sede do ponto.

O Pontão Nós Digitais propôs uma parceria para dar total apoio nesse processo, desde a compra e instalação dos esquipamentos até a escolha, instalação e uso de uma distribuição linux e softwares básicos e específicos de interesse desses caiçaras.

É a revolução midiática que chegará a cidade de Iguape...


Visite o ponto: www.ajj.org.br

Para saber mais sobre o fandango caiçara: www.museuvivofandango.com.br