Projetos Especiais

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 05h41min de 26 de julho de 2013 por Daniel (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Projetosespeciais.png

Os Projetos Especiais são constituídos por Pontos da Rede que desempenham papel de "referência" para a rede. Atuamos com esses Pontos e aprimoramos seu repertório em relação a Tecnologias Livres por meio da formação continuada dos mesmos, que inclue visitas semanais e desenvolvimento de material necessário para a potencialização desses espaços como centro de conhecimento na região em que estão situados.

Ver também: Projetos Especiais 2010




Arquivo:Modelo declaracao parceria.odt

Arquivo:Modelo declara contrapartida.odt

Coletivos

Segue a lista de Pontos de Cultura que que participaram da ação Projetos Especiais em 2012:

Ponto de CulturAtiva Camará - Centro Camará de Pesquisa e Apoio à Infância e a Adolescência - São Vicente

  • Justificativa:O Ponto de cultura já desenvolve atividades audiovisuais há algum tempo, e participa ativamente das equipes de documentação colaborativa dentro do estado de São Paulo, possui uma infra-estrutura considerável com ilha de edição, câmeras filmadoras, espaço físico e demais equipamentos. A questão aqui é que toda a produção audiovisual, assim como a parte administrativa do Centro utiliza exclusivamente softwares proprietários, exitem algumas máquinas destinadas ao telecentro que atualmente estão em dual boot - windons e debian squeeze
  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas):Construir conjuntamente um plano para a migração total do Camará para software livre, realizando ações por etapas, com capacitações sobre rede, gráfico e vídeo.
  • Responsável pelo acompanhamento: Rafael Gomes (banto palmarino)

Ponto de Cultura "Caiçaras" - Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) - Cananéia

  • Justificativa:O Ponto Caiçaras tem um bom envolvimento com o Coletivo Jovem Caiçara e atualmente está bastante estruturado no que diz respeito à equipamentos de áudio e vídeo. Tem como desafio neste próximo ano a produção de uma revista em quadrinhos sobre Cananéia, um cd de Fandango e um documentário sobre a mesma manifestação cultural. A questão a ser enfrentada é a montagem da infra-estrutura e a realização destas produções pelas pessoas do ponto utilizando a infra existente. O Ponto já é usuário de software livre desde 2007, tendo migrado totalmente em 2009.
  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas):A idéia do Projeto Especial de Cananéia é dar suporte técnico para realizar estas produções 100% em software livre, e a partir destas esperiências consolidar o ponto Caiçaras como uma referência local de uso e disseminação de SL.
  • Responsável pelo acompanhamento: Rafael Gomes (banto palmarino)

Cala a Boca Já Morreu

  • Justificativa:

O Projeto Cala-boca já morreu é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 2004. O projeto atua com crianças, adolescentes e adultos e cria oportunidades para que todos possam excercer o direito a comunição. Para isso ministram oficinas de rádio comunitario, vídeo e Software Livre. A casa em que estão situados é um espaço para compartilhar conhecimentos, desdes os mais técnicos sobre computador aos mais subjetivos como rodas de filosofia. Lá cada membro do projeto possui sua máquina que é compartilhada durante o desenvolvimento de oficinas e outras ações. Existem demandas relacionadas a produção de vídeo, produção de material de comunicação visual, migração de rádio para SL e site.

  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas): Migração total das ações para SL, prioritariamente àquelas ligadas à formação de outros coletivos, se tornando assim um disseminador de SL para comunicação
  • Responsável pelo acompanhamento: Sília Moan

Bola de Meia

  • Justificativa: Forte atuação dentro da rede de pontos de cultura, sendo a principal referência em relação à cultura da infância, possui muitos anos de caminhada e grande quantidade de ações realizadas e materiais didáticos infantis produzidos.
  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas): Migração Total das ações para SL, e disseminação do uso de tecnologias livres junto ao público direcionado de suas atividades.
  • Responsável pelo acompanhamento: Sília Moan

Outras Palavras

  • Justificativa: Grupo que trabalha com comunicação, sendo uma referência na rede dentro deste tema
  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas): Domínio do uso de SL direcionados para comunicação
  • Responsável pelo acompanhamento: Rafael Gomes (banto palmarino)

Ilé Edé Dùdú

  • Justificativa: Forte referência dentro da rede no que se refere a manifestações de matriz africana.
  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas): Domínio de SL principalmente ligados à produção de áudio
  • Responsável pelo acompanhamento: Rafael Gomes (banto palmarino)

OCA - Associação da Aldeia de Carapicuíba

  • Justificativa: O Ponto de Cultura Oca (Associação da Aldeia de Carapicuíba) é desenvolve ações relacionadas a tradição e cultura, e atua com crianças e terceira idade. Promove diversas atividade e oficinas com esses públicos que com objetivo de potencializar o que existe de plástico e cênico em cada pessoa que participa das ações. O espaço é a base para oficinas que envolvem dança, tecnologia e artes.A distribuição livre utilizada é Debian.Existem demandas relacionadas a design gráfico, vídeo e áudio.
  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas): Traçar um plano para a divulgação da Oca por meio de ferramentas livres, desenvolvendo oficias de gráfico, vídeo e áudio.
  • Responsável pelo acompanhamento: Sília Moan


IBAÔ - Ponto de Cultura e Memória Ibaô

  • Justificativa: O Ponto de Cultura e Memória Ibaô desenvolve ações relacionadas a tradição e cultura, voltados para a Matriz Africana. Promoveu o Seminário de Patrimônio Cultural Imaterial em 2011 com objetivo de reunir e potencializar a discussão sobre política de patrimonialização. O espaço é a base para aulas de capoeira, tecnologia e artes.A distribuição livre utilizada é Ubuntu. Existem demandas relacionadas a design gráfico e web, vídeo e áudio.
  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas): Traçar um plano para a produção audiovisual com ferramentas livres, desenvolvendo oficias de gráfico, vídeo e áudio.
  • Responsável pelo acompanhamento: Sília Moan

TRECHO 2.8 - Projeto Trecho 2.8

  • Justificativa: O Projeto Trecho 2.8 desenvolve ações com um grupo de adultos em situação de alta vulnerabilidade social. No espaço são desenvolvidas atividades relacionadas a fotografia, que é a principal ferramenta de trabalho no Trecho 2.8.A distribuição livre utilizada é Ubuntu. Existem demandas relacionadas a design gráfico, vídeo.
  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas): Traçar um plano para a produção gráfica de publicações digitais e impressas com ferramentas livres, desenvolvendo oficias de gráfico, vídeo e montagem de exposição.
  • Responsável pelo acompanhamento: Sília Moan

Nos Caminhos - Ponto de Cultura Nos Caminhos

  • Justificativa: Ponto de Cultura localizado na região Noroeste de Campinas no Bairro Residencial Cosmos desenvolve projetos com cultura popular, resgatando manifestações tradicionais existentes ainda em algumas regiões do Estado de São Paulo, como samba de lenço, samba de roda e samba de bumbo esse ultimo fruto de pesquisa de um dos coordenadores do ponto; Alceu Estevam. O ponto de Cultura surgiu a partir da atuação do Grupo Urucungos, Puítas e Quinjengues potencializando seus projetos e pesquisas desenvolvidos com Danças Populares.
  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas): Traçar um plano para a produção gráfica de a partir das estamparias desenvolvidas no espaço, assim como utilização dessa mesma linguagem em materiais audiovisuais.
  • Responsável pelo acompanhamento: Sília Moan