Projetos Especiais 2010

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 10h13min de 12 de maio de 2010 por Daniel (discussão | contribs)

Projetosespeciais.png

Para continuidade das ações de formação e migração de redes computacionais junto aos pontos/instituições elencados, podem ser destacados como possíveis projetos especiais de parceria para o ano de 2010 os seguintes coletivos:


Casa Brasil Guarulhos
Justificativa: Dotado de estrutura física relativamente expressiva, o espaço possui diversos trabalhos ligados a Cultura Digital. Entre eles, os principais são o telecentro, as oficinas de metareciclagem e as oficina de audiovisual em software livre. Entretanto há certa dificuldade técnica dos responsáveis pelo espaço em gerir sua rede em software livre. Faz-se necessário, portanto, uma maior e melhor qualificação dos sujeitos atuantes na multiplicação dos conhecimentos técnicos em software livre.
Tipo de ação a se desenvolver: Mais oficinas de redes computacionais e serviços de rede, suporte na montagem do estúdio (possuem alguns equipamentos para o estúdio, mas não conseguiram dimensionar uso para tal em software livre) e oficinas de edição de áudio e vídeo em software livre.


Ponto de Cultura Memórias do Olhar - Poá
Justificativa: Dotado de estrutura física relativamente expressiva, o espaço possui projeto audiovisual de registro e divulgação da memória oral. Entretanto há certa dificuldade técnica dos responsáveis pelo espaço em gerir sua rede em software livre. Até o presente foram feitas, em atuação do Pontão Nós Digitais, oficinas e suporte de migração de rede o que ocasionou no quadro atual de todas as máquinas migradas e ligadas a Web Faz-se necessário, portanto, uma maior, para atender a demanda e necessidade do ponto, uma melhor qualificação dos sujeitos atuantes na multiplicação dos conhecimentos técnicos em software livre.
Tipo de ação a se desenvolver: Reestruturação da rede física das máquinas (há problemas com o cabeamento e com as antenas); auxilio na montagem do site/wiki do ponto e oficinas de edição de áudio e vídeo em software livre.


Comunidade Audiovisual - Diadema
Justificativa: O ponto possui alguns equipamentos para fomento de projetos multimídia, incluindo computadores desktops, notebook e câmeras, mas não faz uso deles para produção e edição em software livre por não possuírem conhecimentos na área.
Tipo de ação a se desenvolver: Montar compartilhamento de arquivos em rede (Samba + NTFS) em um servidor de arquivos storage; oficinas de edição multimídia (áudio e vídeo) e migração do notebook com software para edição multimidia;


Culturativa Camará - Centro Camará De Pesquisa E Apoio à Infância E Adolescência
Justificativa:O Ponto de cultura já desenvolve atividades audiovisuais há algum tempo, e participa ativamente das equipes de documentação colaborativa dentro do estado de São Paulo, possui uma infra-estrutura considerável com ilha de edição, câmeras filmadoras, espaço físico e demais equipamentos. A questão aqui é que toda a produção audiovisual, assim como a parte administrativa do Centro utiliza exclusivamente softwares proprietários, exitem algumas máquinas destinadas ao telecentro que atualmente estão em dual boot - windons e debian lenny
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):Construir conjuntamente um plano para a migração total do Camará para software livre, realizando ações por etapas, com capacitações sobre rede, gráfico e vídeo.


Casa Brasil Capão Redondo - Associação Chico Mendes
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):


Ponto de Cultura Pilar do Sul - SOSACI - Pilar do Sul
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):


Casa dos Meninos
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):


OCA - Associação da Aldeia de Carapicuíba
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):


Ponto de Cultura "Caiçaras" - Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) - Cananéia
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):


Ponto de Cultura Pombas Urbanas
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):


Ponto de Cultura UNAS
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):